Desenvolvimento Psicomotor em EMEI/Creche
Objetivos:
- Maior autonomia física
- Aquisição da marcha, correr, subir, descer, saltar, vestir, despir
- Aquisição de maior controle e coordenação motora
- Conhecimento dos espaços, permitindo para isso uma exploração ativa dos objetos
- Estimulara percepção auditiva, táctil, visual, gustativa e olfativa
- Conhecimento do seu esquema corporal de forma a saber nomear as várias partes do
corpo - Boa preensão do lápis, colheres, etc.
Estratégias:
- Andar de cavalinho, triciclo
- Fazer brincadeiras livres
- Fazer modelagem (massa), desenho, rasgagem
- Imitar os animais a andar
- Fazer comboios e rodas
- Praticar jogos de movimento
- Brincar com jogos de encaixe
- Deixar a criança comer sozinha
- Dar revistas e livros à criança para manusear
- Colocar um espaço com material (obstáculos) que a criança possa transpor
de diversas formas: escorrega, mesas, cadeiras, almofadas…
Estimular as crianças diariamente
Desenvolvimento da Linguagem em Creche
Objetivos:
- Aumento do vocabulário
- Ser capaz de associar o objeto ao nome
- Ter compreensão de tudo o que ouve
- Ter conhecimento verbal do seu corpo, objetos, alimentos, vestuário,
brinquedos, animais, ações e noção de espaço - Ter maior capacidade de atenção e de memória
- Estratégias a utilizar:
- Chamar cada criança e adulto pelo seu nome
- Articular corretamente as palavras
- Falar durante as brincadeiras
- Estimular os gestos simples: palmas, adeus, etc.
- Ser expressiva a falar
- Pedir favores simples: objetos que a criança conhece
- Cantar canções, histórias e lengalengas
- Imitar sons
- Repetir várias vezes perguntas simples
- Encher e esvaziar caixas com objetos diferentes, nomeá-los e pedir à
criança que os nomeie - Incentivar a criança a brincar com jogos e fantoches
Desenvolvimento Sócio Afetivo e Intelectual em Creche
Objetivos:
- Respeitar a individualidade de cada criança
- Estabelecer uma boa relação com a criança
- Proporcionar um ambiente calmo e seguro
- Desenvolver o respeito pelo outro (saber esperar pela sua vez)
- Dar resposta a curiosidade da criança
- Dar liberdade de escolha
- Aquisição de regras simples
- Aquisição de hábitos de cortesia
- Desenvolver a autoconfiança e a autonomia
Estratégias a utilizar:
- Ajudara criança a tolerar as ausências da mãe, permitindo-lhe os
objetos transitivos (chucha, fralda, boneco, …) - Estimular as palavras de cortesia: Olá, Bom Dia, Adeus, …
- Deixar que a criança realize ações que a divirtam: encher, esvaziar,
desmanchar, … - Criar espaços variados e seguros para que a criança brinque
- Contar histórias, canções e lengalengas
Em Creche…
- Não existem jogos nem atividades especiais em si próprios. O calor e a
afetividade que as envolvem é que contam. Os bebés sentem o
encorajamento para aprender, experimentar e apreciar, como sentem o
contrário e se tornam apáticos.
- As atividades dos bebés devem ser integradas na estrutura dos
contatos naturais com eles. Eles quererão aprender e mostrar-se-ão
interessados em tudo o que se passa à roda e sobretudo sentir-se-ão
encorajados para serem ativos e curiosos - A conduta dos adultos é um modelo para a conduta das crianças. A
criança pequena é naturalmente imitadora e apodera-se facilmente
dos procedimentos que usamos a seu respeito e torna-se nervoso e
irritável se não temos em conta as suas necessidades. Se os
adultos são calmos e afetuosos para com ela, a criança responderá
no mesmo tom.
- Se a criança está apreciar qualquer coisa e deseja continuar, não deve
ser interrompida. Não se deve forçara criança a mudar de
atividade, apenas porque pensa que é altura dela fazer outra
coisa. Deve-se deixar ter a experiência repetida de ser capaz de
completar uma atividade e satisfazer completamente a sua
curiosidade acerca de um objeto. A sua capacidade de atenção será
maior se lhe for permitido seguir o seu próprio ritmo e interesse
Objetivos em Creche
- A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da
criança nesta faixa etária, das quais apresentamos alguns exemplos
e as respectivas finalidades: - Canções – Memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;
- Lengalengas – Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem
oral, gestual e corporal - Pintura com dedo, mãos e pés – Exploração de diferentes materiais,
cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético - Jogos– Compreensão de regras, socialização
- Modelagem – Controle da motricidade, capacidade de exploração
- Rasgagem e colagem – Motricidade, autonomia, iniciativa
- Histórias – Descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal,
imaginação - Fantoches – Concentração, visualização
- Brincadeira livre e orientada – Socialização autonomia, liberdade de escolha
Atividades em Creche
- Os bebés e as crianças pequenas estão sempre dependentes do contato
humano, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura com
que recebem. - Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da
vida, só podem ser acionados no calor seguro de uma relação
harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.
Por isso é muito importante:
- Habituação ao contato e necessidades de contato através da proximidade
corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar
com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas. - Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes,
campainhas, pandeiretas, etc.) que mais tarde virão em direções
diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes.
Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, sons
de roca, etc.) - Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em
movimento, através de objetos com formas simples e cores nítidas
(bolas, rocas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a
poucos objetos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos
acrescentar outros objetos mais pequenos, bem como imagens simples. - Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando
se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com
sopro. - Ensinar a apalpar, mexendo em vários objetos com a mão (ao principio será
conduzida). - Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar
a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola,
fazer construções, chapinhar, atirar com coisas, fazer
brincadeiras simples com os dedos, etc. - Educação para a movimentação do corpo, levando os movimentos espontâneos a
adaptarem-se a um dado ritmo com uma pandeireta cantando; rastejar,
rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada. A
articulação da criança através dos exercícios de “ginástica”
rítmica tem uma importância muito especial. - Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome
próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e
coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as atividades. - Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias.
“Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras
determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado
objeto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reações
apropriadas. - Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a
colher. - Habituar a criança a ter um determinado ritmo de vida.
- Fazer surgir e aprofundar estímulos emocionais, como alegria, confiança,
bem-estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer
experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e
aprovando os seus esforços. - Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da
criança. - Mostrar à criança como se faz, fazê-la colaborar e estimular a sua
participação e iniciativa. - Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e
repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser
incorporado somente através de pequenos passos. - Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de aprendizagem
deverão ser simples, calmos mas enérgicos. - É muito importante que a criança conheça e brinque com objetos que
há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa,
botões, papéis, etc.). - Além disto são necessários materiais como bolas, argolas para morder,
bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e
mais da vida de todos os dias.
Muito bom sue trabalho Prof Ivani, eu particularmente já fiz alguns planos de aula por incentivos dos seu, e deram certo, Parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluirSou nova nesta área de educação e lhe tenho como espelho. Pra você tiro o chapéu
ResponderExcluirObrigada Maria Auxiliadora!Amei
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