PLANO DE AULA PARA MATERNAL 1
SOCIALIZANDO E APRENDENDO
Introdução:
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
- Desenvolver habilidades corporais variadas.
Material necessário Túnel, bolas, cordas, escorregador, colchonetes livros, vídeos e imagens de animais.
Desenvolvimento Na maioria das vezes, as crianças são muito ativas e estão sempre se movimentando. Contudo, é importante que a Educação Física seja feita de modo sistemático durante, por exemplo, dois períodos de 30 minutos, um de manhã e outro pela tarde. É certo que qualquer atividade física proporciona benefícios, mas a organização ajuda a criança a perceber a importância desses momentos.
Outro fator importante é a presença do adulto que deve ficar atento às etapas do desenvolvimento das crianças: se as propostas forem fáceis demais, não estimulam os pequenos a contento e, se forem muito difíceis, não despertam o interesse em superar limites. Portanto, as atividades até podem ser as mesmas para as diferentes faixas etárias da creche, mas pequenas variações em seu planejamento e execução são muito bem-vindas.
Atividade 1- Passando por obstáculos
Utilizar uma corda como obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a regulagem de altura. Depois utilizar uma cadeira e pedir para a ciança passar por baixo depois por cima(sempre com a ajuda do professor). Exercícios como esses exigem concentração, estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.
Atividade 2 - Brincando no escorregador
Estimular as crianças a subir os degraus da escada e descer sentada escorregando com o bumbum apoiado no escorregador . Estimular a subida pela escada... Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos estímulos à outra mão.
Atividade 3 - Passando a bola
Propostas que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar sentadas em rodinha, jogar a bola para o colega e estimular jogá-la para o próximo colega envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e trabalho em equipe.
Atividade 4 - Imitando animais
Aproveite que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e mostre imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.Avaliação
Faça anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não para compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos filhos.
Atividade 1- Passando por obstáculos
Atividade 2 - Brincando no escorregador
Estimular as crianças a subir os degraus da escada e descer sentada escorregando com o bumbum apoiado no escorregador . Estimular a subida pela escada... Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos estímulos à outra mão.
Atividade 3 - Passando a bola
Propostas que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar sentadas em rodinha, jogar a bola para o colega e estimular jogá-la para o próximo colega envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e trabalho em equipe.
Atividade 4 - Imitando animais
Aproveite que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e mostre imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.Avaliação
Faça anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não para compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos filhos.
Fonte: Site Nova Escola(adaptação)
Amo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.
ResponderExcluirPlanos de aula (Primeiro dia na escola)
Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil
Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil
Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas
Ótimo plano sobre atividades ao ar livre.
ResponderExcluir