O
FOLCLORE BRASILEIRO É SINÔNIMO DE UNIÃO, POPULARIDADE, AFETIVIDADE E TRADIÇÃO. A ESCOLA PODE E DEVE
MANTER ACESA ESSA TRADIÇÃO, ORIENTANDO A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS, INCENTIVANDO AS CRIANÇAS RECITAR PARLENDAS, DANÇAR, CANTAR/BRINCAR DE RODA OU A QUALQUER ATIVIDADE
QUE EXPRESSE A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CULTURAL, DESDE QUE ADEQUADA À FAIXA
ETÁRIA DA TURMA DE ALUNOS . AS CRIANÇAS SÃO ESPERTAS, ATENTAS E QUESTIONADORAS
POR NATUREZA, E PODEM ENCONTRAR NO CONTATO COM O FOLCLORE MUITAS RESPOSTAS PARA
SUAS INQUIETUDES E ANSIEDADES. ENQUANTO RECITAM, CANTAM, DANÇAM, BRINCAM E
OUVEM HISTÓRIAS.
ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- RECITAR PARLENDAS “GALINHA CHOCA E GALINHA DO VIZINHO”
- CANTAR A MÚSICA. “MEU PINTINHO AMARELINHO”
- LOCALIZAR E IDENTIFICAR LETRAS DO NOME PRÓPRIO;
- MONTAR O NOME COM LETRINHAS MÓVEIS E REGISTRAR
- VISUALIZAR E ESTUDAR O ALFABETO,RELACIONANDO AS LETRAS COM INICIAIS DE FRUTAS, NOMES, BRINQUEDOS...
- BRINCAR DE ADIVINHAÇÕES ENTRE OS FAMILIARES (O QUE É O QUE É?).
- IDENTIFICAR PERTENCES INDIVIDUAIS E/OU COLETIVOS ;
- COMPREENDER A ROTINA (HORA DE BRINCAR, HORA DE FAZER ATIVIDADES, HORA DA HIGIENE...)
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
- CONTAR OS OVOS, CITADOS NA PARLENDA “A GALINHA DO VIZINHO”.
- MOSTRAR COM OS DEDINHOS AS QUANTIDADES CITADAS NA PARLENDA “A GALINHA DO VIZINHO” (BOTA UM, BOTA DOIS...)
- REPRESENTAR QUANTIDADES RELACIONADOS AO NÚMERO SOLICITADO.
- UTILIZAR DIFERENTES MATERIAIS NAS ARTES(CRIATIVIDADE).
- BRINCAR COM MASSINHA DE MODELAR/FAZER OS OVINHOS E CONTAR.
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- CANTAR, BATER PALMAS E ACOMPANHAR A COREOGRAFIA DA MÚSICA. “MEU PINTINHO AMARELINHO”
- EXPLORAR AS RIMAS E MELODIA;
- EXPLORAR AS CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO
- PULAR FEITO PIPOCA, AO RECITAR A PARLENDA “GALINHA CHOCA”
- BRINCAR DE RODA, PULAR CORDA, BOLINHA DE GUDE, CABRA CEGA, ESCRAVOS DE JÓ...
Amo seus planos de aula, São contextualizados(Cida)
ResponderExcluirMuito útil. Estou lhe seguindo
ResponderExcluir