Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 7 de abril de 2019

Plano de aula /sequência didática: Xô Dengue - Maternal 3


                         Tema: Dengue

Justificativa:

 Tendo em vista os casos de dengue no município de Brumadinho,podendo piorar ainda mais devido a tragédia ocasionada pela Vale, sentimos a necessidade de trabalhar o assunto “Dengue”, no intuito de conscientizar aos pais e alunos da importância de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim, enfatizando os bons hábitos de higiene e os cuidados com o meio ambiente.


Objetivos:

- Familiarizar  e informar-se sobre o tema “Dengue”
Ter cuidado com a limpeza e o armazenamento do lixo.
- Mobilizar alunos e familiares no combate ao mosquito transmissor da dengue;
- Ouvir história e realizar dramatização;
- Conhecer através de textos informativos/panfletos os sintomas da dengue.




Linguagem oral e escrita:

Realizar diariamente as atividades de rotina(nome próprio,cartazes, alfabeto, tempo, quantidade de alunos).

Roda de conversa: explorar dos alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto “Dengue”
- O que é dengue?
- Conhece alguém que teve dengue?
- Vocês já ouviram falar qual é o bichinho transmissor?
- O que podemos fazer para evitar que o mosquito procrie?
  

Contar a história “Mariazinha e a Dengue”

(Adaptação de Zezinho e a Dengue)
http://educamoc.com.br/portal/blogs/uploads/documentos/ZEZINHO%20E%20A%20DENGUE.pdf

"A história é sobre uma garotinha que ficou doente e internada, depois de ser contaminada pelo mosquito, que cresceu num terreno baldio, e,  numa sacolinha que armazenou água da chuva".




MARIAZINHA E A DENGUE




EM UM TERRENO BALDIO
UMA SACOLA JOGADA,
VEIO A CHUVA E ALÍ FICOU
UM POUCO DE ÁGUA PARADA.




UMA FÊMEA DE MOSQUITO 
DA DENGUE VOAVA NA REGIÃO,
AO VER A ÁGUA PARADA,
SORRIU DE SATISFAÇÃO.










POUSOU NA SACOLA PLÁSTICA,
E ACHOU AQUILO EXCELENTE,
AQUI NASCERÃO MEUS FILHOTES,
QUE VÃO PICAR MUITA GENTE.








E ALÍ BOTOU SEUS OVINHOS,
QUE EM POUCO TEMPO SE ABRIRAM,
E UM MONTE DE MOSQUITINHOS
DO TERRENO BALDIO SAÍRAM.





CRESCERAM RAPIDAMENTE,
E UM DELES CONTAMINADO,
PICOU A MARIAZINHA
QUE FICOU ADOENTADA.











É DENGUE! DISSE O MÉDICO,
TERÁ QUE SER INTERNADA,
E TRATADA RAPIDAMENTE
OU NÃO FICARÁ CURADA.










TRATADA,  MARIAZINHA FICOU BOA,
E JÁ BRINCA COM SEUS AMIGOS,
E APRENDEU COM O MÉDICO
DE ONDE VEM O PERIGO.














LIXO E PLÁSTICOS QUE SÃO JOGADOS,
NO MATO, NA RUA OU NO QUINTAL,
CRIAM MOSQUITOS, CRIAM RATOS,
QUE VÃO NOS FAZER MUITO MAL.






- Realizar o reconto da história, deixando as crianças contarem, com suas próprias palavras, o que entenderam sobre a mesma.
- Listar com os alunos os cuidados que devemos ter para não adquirirmos doença/ dengue.
Ex:Não deixar água parada, tampar a caixa d’agua, ter cuidados com os pratinhos dos vasos das plantinhas e outros.



Linguagem Matemática:


- Levar para a sala de aula vários objetos, sucatas e outros.
-Separar aqueles que podem armazenar água e virar o foco do mosquito. (sacolinhas, latas, plásticos, tampinhas, copinhos e outros).
- Fazer ovinhos do mosquito da dengue, utilizando massinha.
- Levar os alunos a compararem quantidades.
-Onde tem mais ovinhos, onde tem menos, aumentar quantidades e diminuir, fazer correspondências, etc. (descontínuas)
- Confeccionar gravuras/desenhos do mosquitinho da dengue e deixar que os alunos coloquem em ordem de tamanhos (seriação).

- Análise e síntese do mosquito da dengue/ quebra cabeça.
           Contagem e recitação de números .

Artes visuais




- Mostrar aos alunos através de materiais concretos (massinha, garrafas, pratinhos e outros) o ciclo de reprodução do mosquito da dengue.
- Deixar com que os alunos façam do jeito deles a forma que entenderam o ciclo de reprodução do mosquito.
-  Mostrar cartazes juntamente com as crianças mostrando as formas de prevenção contra o mosquito (utilizar gravuras de revistas, panfletos, jornais para fazer os recortes).
- Confeccionar um mosquito da dengue utilizando garrafas pet.
- Pintura do mosquito da dengue utilizando as cores reais do mosquito (preto com bolinhas brancas);
- Confeccionar máscaras /dengue











Movimento

- Dramatizar a história “Mariazinha e a Dengue”. Os alunos serão os próprios personagens.
-  Deixar os alunos mostrar como funciona o ciclo de reprodução do mosquito da dengue, dramatizando, imitando ou brincando (organizar o espaço com diversos materiais concretos como sucatas para que possam utilizar). Caso necessário narrar os acontecimentos.
-Brincar com mímicas faciais e corporais/gestos expressando diversos sentimentos.
Ex: Imitar a carinha de quem está feliz, triste e doente, imitar o andado de quem está saudável e o andado de quem está doente.

   Música

- Xô Dengue 





XÔ DENGUE!!!!
 Paródia/Samba Lelê
SAMBA LELÊ TÁ DOENTE
TÁ COM UMA DORZINHA DANADA
FOI O MOSQUITO DA DENGUE
QUE DEU UMA BAITA PICADA
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
JOGA ESSA AGUA PARADA PRA LÁ
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
ACABE COM A AGUA PARADA.


     Formação Pessoal e social  
       


- Juntamente com os alunos, dar uma volta no pátio e arredores da escola, observando se há lixo que podem acumular água e virar o foco do mosquitinho. Fazer a coleta desses lixos caso haja.
- Distribuir panfletos para que a família fique mais informada sobre o assunto e também para saber como funciona o sistema de coleta seletiva no município ( parceria com a Secretaria do Meio Ambiente);
- Trabalhar com os alunos os hábitos de higiene que devemos ter no nosso dia a dia , principalmente com o ambiente que nos cerca e com o nosso corpo.
- Apresentar os panfletos para os alunos e falar sobre os sintomas da dengue.


Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.


Um comentário: