domingo, 7 de abril de 2019

Plano de aula /sequência didática: Xô Dengue - Maternal 3


                         Tema: Dengue

Justificativa:

 Tendo em vista os casos de dengue no município de Brumadinho,podendo piorar ainda mais devido a tragédia ocasionada pela Vale, sentimos a necessidade de trabalhar o assunto “Dengue”, no intuito de conscientizar aos pais e alunos da importância de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim, enfatizando os bons hábitos de higiene e os cuidados com o meio ambiente.


Objetivos:

- Familiarizar  e informar-se sobre o tema “Dengue”
Ter cuidado com a limpeza e o armazenamento do lixo.
- Mobilizar alunos e familiares no combate ao mosquito transmissor da dengue;
- Ouvir história e realizar dramatização;
- Conhecer através de textos informativos/panfletos os sintomas da dengue.




Linguagem oral e escrita:

Realizar diariamente as atividades de rotina(nome próprio,cartazes, alfabeto, tempo, quantidade de alunos).

Roda de conversa: explorar dos alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto “Dengue”
- O que é dengue?
- Conhece alguém que teve dengue?
- Vocês já ouviram falar qual é o bichinho transmissor?
- O que podemos fazer para evitar que o mosquito procrie?
  

Contar a história “Mariazinha e a Dengue”

(Adaptação de Zezinho e a Dengue)
http://educamoc.com.br/portal/blogs/uploads/documentos/ZEZINHO%20E%20A%20DENGUE.pdf

"A história é sobre uma garotinha que ficou doente e internada, depois de ser contaminada pelo mosquito, que cresceu num terreno baldio, e,  numa sacolinha que armazenou água da chuva".




MARIAZINHA E A DENGUE




EM UM TERRENO BALDIO
UMA SACOLA JOGADA,
VEIO A CHUVA E ALÍ FICOU
UM POUCO DE ÁGUA PARADA.




UMA FÊMEA DE MOSQUITO 
DA DENGUE VOAVA NA REGIÃO,
AO VER A ÁGUA PARADA,
SORRIU DE SATISFAÇÃO.










POUSOU NA SACOLA PLÁSTICA,
E ACHOU AQUILO EXCELENTE,
AQUI NASCERÃO MEUS FILHOTES,
QUE VÃO PICAR MUITA GENTE.








E ALÍ BOTOU SEUS OVINHOS,
QUE EM POUCO TEMPO SE ABRIRAM,
E UM MONTE DE MOSQUITINHOS
DO TERRENO BALDIO SAÍRAM.





CRESCERAM RAPIDAMENTE,
E UM DELES CONTAMINADO,
PICOU A MARIAZINHA
QUE FICOU ADOENTADA.











É DENGUE! DISSE O MÉDICO,
TERÁ QUE SER INTERNADA,
E TRATADA RAPIDAMENTE
OU NÃO FICARÁ CURADA.










TRATADA,  MARIAZINHA FICOU BOA,
E JÁ BRINCA COM SEUS AMIGOS,
E APRENDEU COM O MÉDICO
DE ONDE VEM O PERIGO.














LIXO E PLÁSTICOS QUE SÃO JOGADOS,
NO MATO, NA RUA OU NO QUINTAL,
CRIAM MOSQUITOS, CRIAM RATOS,
QUE VÃO NOS FAZER MUITO MAL.






- Realizar o reconto da história, deixando as crianças contarem, com suas próprias palavras, o que entenderam sobre a mesma.
- Listar com os alunos os cuidados que devemos ter para não adquirirmos doença/ dengue.
Ex:Não deixar água parada, tampar a caixa d’agua, ter cuidados com os pratinhos dos vasos das plantinhas e outros.



Linguagem Matemática:


- Levar para a sala de aula vários objetos, sucatas e outros.
-Separar aqueles que podem armazenar água e virar o foco do mosquito. (sacolinhas, latas, plásticos, tampinhas, copinhos e outros).
- Fazer ovinhos do mosquito da dengue, utilizando massinha.
- Levar os alunos a compararem quantidades.
-Onde tem mais ovinhos, onde tem menos, aumentar quantidades e diminuir, fazer correspondências, etc. (descontínuas)
- Confeccionar gravuras/desenhos do mosquitinho da dengue e deixar que os alunos coloquem em ordem de tamanhos (seriação).

- Análise e síntese do mosquito da dengue/ quebra cabeça.
           Contagem e recitação de números .

Artes visuais




- Mostrar aos alunos através de materiais concretos (massinha, garrafas, pratinhos e outros) o ciclo de reprodução do mosquito da dengue.
- Deixar com que os alunos façam do jeito deles a forma que entenderam o ciclo de reprodução do mosquito.
-  Mostrar cartazes juntamente com as crianças mostrando as formas de prevenção contra o mosquito (utilizar gravuras de revistas, panfletos, jornais para fazer os recortes).
- Confeccionar um mosquito da dengue utilizando garrafas pet.
- Pintura do mosquito da dengue utilizando as cores reais do mosquito (preto com bolinhas brancas);
- Confeccionar máscaras /dengue











Movimento

- Dramatizar a história “Mariazinha e a Dengue”. Os alunos serão os próprios personagens.
-  Deixar os alunos mostrar como funciona o ciclo de reprodução do mosquito da dengue, dramatizando, imitando ou brincando (organizar o espaço com diversos materiais concretos como sucatas para que possam utilizar). Caso necessário narrar os acontecimentos.
-Brincar com mímicas faciais e corporais/gestos expressando diversos sentimentos.
Ex: Imitar a carinha de quem está feliz, triste e doente, imitar o andado de quem está saudável e o andado de quem está doente.

   Música

- Xô Dengue 





XÔ DENGUE!!!!
 Paródia/Samba Lelê
SAMBA LELÊ TÁ DOENTE
TÁ COM UMA DORZINHA DANADA
FOI O MOSQUITO DA DENGUE
QUE DEU UMA BAITA PICADA
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
JOGA ESSA AGUA PARADA PRA LÁ
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
ACABE COM A AGUA PARADA.


     Formação Pessoal e social  
       


- Juntamente com os alunos, dar uma volta no pátio e arredores da escola, observando se há lixo que podem acumular água e virar o foco do mosquitinho. Fazer a coleta desses lixos caso haja.
- Distribuir panfletos para que a família fique mais informada sobre o assunto e também para saber como funciona o sistema de coleta seletiva no município ( parceria com a Secretaria do Meio Ambiente);
- Trabalhar com os alunos os hábitos de higiene que devemos ter no nosso dia a dia , principalmente com o ambiente que nos cerca e com o nosso corpo.
- Apresentar os panfletos para os alunos e falar sobre os sintomas da dengue.


Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.


Um comentário: