A educação infantil na Base Comum
Curricular
Na proposta desta
terceira versão da BNCC, durante a Educação Básica, que é composta pela
Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio,
“os alunos devem desenvolver dez competências gerais que pretendem
assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento,
uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva” (BRASIL, 2016, p. 25).
Esta terceira versão
abordou apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, faltando, ainda,
contemplar o Ensino Médio.
Primeira
etapa da Educação Básica: a Educação Infantil
Segundo a terceira
versão da BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser
assegurados para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver,
de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e
brincadeiras):
- Conviver
- Brincar
- Participar
- Explorar
- Expressar
- Conhecer-se
Fonte:
BNCC (BRASIL, 2017, p. 23).
A BNCC também
estabelece cinco campos de experiências, considerando os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento, onde as crianças podem aprender e se
desenvolver:
- O eu, o outros e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Oralidade e escrita
- Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações
Fonte:
BNCC (BRASIL, 2017, p. 23).
Os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento são organizados em três grupos de faixas
etárias, em cada campo de experiências:
Fonte:
BNCC (BRASIL, 2017, p. 39).
O que se observa é que
a nomenclatura bebês aparece apenas uma vez nesta proposta,
mas não na divisão das etapas, sendo substituída por crianças de
0 a 1 ano e 6 meses.
Também é importante
destacar o reconhecimento da Educação Infantil como complemento da
educação familiar, articulando vivências e conhecimentos construídos
pelas crianças já no ambiente que convive com a família.
A
importância da participação de todos
Sabemos que a prática
enfrenta uma diversidade enorme, com realidades distintas. Entretanto, já na
Educação Infantil é preciso que haja consciência de que a família é o primeiro
lugar onde as crianças devem ser educadas, e a função da escola é aprimorar essa
educação. É importante, portanto, que não só os professores tomem conhecimento
da BNCC, também pais e a população em geral, para que cada papel seja exercido
em sua totalidade: o de pais, de professores, e de cada um que faz parte da
vida das crianças.
Há muito mais nesta
versão da BNCC para a Educação Infantil, e o documento merece ser estudado. Ele
pode ser o alicerce para que os profissionais da Educação possam realmente
conseguir uma união como categoria, e receber o valor merecido, mas até o momento,
não reconhecido.
Como fazer
a referência deste texto de acordo com as normas da ABNT:
MEDEIROS, Elita. A Educação Infantil na nova versão da Base Nacional
Curricular Comum. Plataforma Cultural, 2017. Disponível em: <ENDEREÇO DO
SITE>. Acesso em: [data de acesso com dia, mês abreviado com três letras,
exceto se for maio, e ano].
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é
a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário