Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Plano de aula: Menina Bonita do Laço de Fita - Maternal 3

                                                               Painel de Débora Peixoto
Objetivos

  • Conhecer diferentes histórias
  • Perceber-se e perceber o outro como diferente;
  • Respeitar as diferenças;
  • Desenvolver a criatividade e o raciocínio.
Duração das atividades: 1 semana

              Desenvolvimento

1º Momento:
               Linguagem oral e escrita

 História “Menina Bonita do laço de Fita” da autora Ana Maria Machado.

Apresentar o livro explorando a capa, autora, ilustrador...
Ler a história!



 A história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca negra com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do professor.

Conversa sobre o texto:

Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a história.
Questione as crianças: O que é ser bonito?
 Como uma pessoa deve ser para ser bonita?
 A medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?     

2º Momento.
             Artes visuais:

Fazer o autorretrato

Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem.

3º Momento:

Artes da Menina Bonita

  Dobradura do coelho



4º Momento:
Linguagem Matemática:

Seriação: Seriar coelhinhos em tamanhos diferentes
Classificação: Classificar por cores 
Contagem  e recitação de números: Contar até 10 ou mais(utilizar materiais manipulativos/tampinhas/ palitos...
Cantar músicas que mencionam quantidades. A galinha do vizinho, Mariana conta1...2...3...




5º Momento:
               Corpo e Movimento

Imitar coelhinhos pulando com os dois pezinhos.
Dançar a música do coelhinho pula pula.




Cantar  música “ O grande sol”

6º Momento:
Formação pessoal e social
Conversar sobre respeito e diferenças entre as pessoas.
Fazer dinâmica do espelho ( somos todos especiais)





7º Momento:
             Linguagem musical


Músicas:
Coelhinho pulo pulo
Mileninha Stepanienco
Mariana..

https://www.youtube.com/watch?v=ufS8CcJKJso&list=PL-21v2QZvOGEaoVYuz_7OibSXzdItJAgb


7º Momento:Auditório
              Linguagem teatral

Teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Apresentação teatral para todas as turmas da escola


Avaliação:


A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

11 comentários: