Professora: Cristiane Lisboa
Turma: 1º Período
Tema: " Brinquedos e brincadeiras"
Justificativa:
Os
jogos e as brincadeiras contribuem muito para a aprendizagem das crianças, em
inúmeros aspectos como, motricidade, aquisição de conceitos matemáticos,
socialização, desenvolvimento do raciocínio, da atenção e, podem ser explorados
por professores e alunos em diversos aspectos do conhecimento.
O lúdico ocupa um lugar importante no
imaginário infantil, proporcionando condições de interpretação da realidade, de
forma a promover na crianças articulações entre a realidade e a sua forma de
expressão. Com isso, a capacidade de sintetizar informações, de compreender o
mundo e por assim dizer melhorar sua aprendizagem.
Por meio das brincadeiras os professores
podem perceber o desenvolvimento das crianças, analisando o grau de liderança,
a maneira com que lidam com o outro, como resolvem os problemas, suas
capacidades para o uso da linguagem dentre outros aspectos. Por isso, é
importante que o professor disponibilize recursos que propiciem às crianças disponibilidade
de escolherem temas, papéis e que assim possam elaborar de maneira particular
suas emoções, sentimentos e interpretações.
Objetivos:
- Conhecer
diferentes histórias
_ Criar oportunidades para o resgate de
brinquedos e brincadeiras antigas.
– Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras,
jogos e demais situações de interação.
– Explorar e identificar elementos da música para se
expressar, interagir com outros.
– Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da colagem e da construção.
– Participar de variadas situações de comunicação oral.
Linguagem
oral e escrita:
Iniciar a aula com uma caixa surpresa com o livro:
“ A Boneca de Pano” de Rubem Alves
-Colocar dentro da caixa
um envelope e uma boneca de pano. Retirar primeiro o envelope e explorar
o conteúdo que pode ter dentro dele, depois a boneca e por último o livro.
- Explorar a história enfatizando os brinquedos que não
podem ser comparados e os brinquedos que podem ser comprados.
- Levar um baú surpresa para a sala com roupinhas de
bonecas. Cada aluno tenta adivinhar o que tem dentro.
- Confecciona um livrão “ A boneca de Pano de Rubem
Alves”
- Cada criança com a ajuda da professora irá confeccionar
um livrinho.
- A ilustração será através de desenhos da própria
criança.
- Trabalhar com a poesia “Boneca” de Olavo Bilac(Em um
cartaz);
- Explorar a poesia, perguntar o que aconteceu com as
meninas, quais os brinquedos são mencionados na poesia.
-Trabalhar com a poesia “A Pipa”, confeccionar cartaz.
Linguagem
Matemática:
- Levar brinquedos variados para a sala de aula.
- Dentre esses brinquedos haverá brinquedos manuais e
artesanais (ex: boneca de pano, boneca de lata, palhacinho de tampinhas, pipa e
outros).Haverá também brinquedos de fábrica (Ex; Barbie, carrinho,bola e
outros). Os alunos deverão separar e classificar os brinquedos que podem ser
comparados em lojas e os brinquedos que não podem ser comprados em lojas.
- Classificar as roupinhas do baú, por tamanho, cor ,
etc.
- Seriar as roupas conforme o tamanho.
- Aproveitar e levar várias bonecas de tamanhos variados e deixar os alunos
vestir as roupinhas nas bonecas.
- Seriação com gravuras de uma boneca em 10 tamanhos
diferentes.
- Iniciar a seriação com 5 gravuras e aumentar na medida
que os alunos evoluem de acordo com cada um.
- A capa do livro será em forma de mosaico, como a capa
original. Porém com retalhos de panos, com tamanhos e formas geométricas
diferentes.
- Fazer uma coleção de penas de galinha, trabalhando
seriação e classificação das mesmas(serão usadas para a confecção de petecas).
- Montar uma pipa utilizando figuras geométricas.
Artes
visuais
Cada criança, juntamente com o papai ou a mamãe deverá
confeccionar um brinquedo de amor, ou seja um brinquedo que não pode ser
comprado. As meninas confeccionam a boneca de pano e os meninos uma linda pipa
colorida.
- Ao final desse trabalho com os pais, mandar uma folha
para casa, pedindo que eles relatem a experiência que tiveram com a confecção
do brinquedo.
- Confecção de uma boneca de pano grande na sala de aula
juntamente com as crianças.
- Ilustração do resumo do livro “ A Boneca de Pano” de
Rubem Alves e mosaico da capa do livro com retalhos de pano.
- Confecção de uma peteca (cada aluno escolhe suas penas
e ajuda na confecção).
Dobradura da pipa.
Movimento
- Dramatizar a música "A Bonequinha (xuxa)
- Levar as crianças ao pátio /quadra ou campo para
brincar com uma pipa (pipa de papel, pipa de sacola plástica e a pipa
tradicional).
- Brincar com a música ‘Boneca de lata”, dançar e fazer
os movimentos corporais relacionados a música.
- Dançar a música da Emília(Baby Consuelo)
- Levar os alunos à quadra da escola para brincar com a
peteca que eles mesmos confeccionaram.
Formação
pessoal e social
- Levar para a sala um boneco, uma banheira e dar banho,
trocar de roupa no boneco. Trabalhar o esquema corporal e também a higiene com
o corpinho. Deixar todas as crianças
participarem da brincadeira;
- Trabalhar com a identidade, ou seja, fazer com que os
alunos compreendam que toda criança quando nasce tem um registro, o papai e a
mamãe escolhe um nome para o filho.
-Cada criança tem um nome e esse nome se torna importante para nós ao longo da
vida.
- Nesse momento iremos
escolher o nome de cada bonequinho;
Trabalhar valores como respeito, amor e também sentimentos e escolha em relação aos brinquedos.
- Na poesia “ A Boneca de
“Olavo Bilac” relata uma briga entre meninas querendo a mesma boneca. Pedir
que os alunos inventem um final
diferente para a poesia que não haja destruição da boneca.
Música
- Trabalhar com a música da bonequinha (xuxa)
- Minha boneca de lata( Eliana)
- Emília ( Baby Consuelo)
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da
participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão
compor o portfólio do aluno.
amo suas dicas obrigada!
ResponderExcluirQue bom! Volte sempre!
ExcluirParabéns, pelo ótimo trabalho....
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!
Excluir