Sugestão ótima para a semana mundial do meio ambiente!
Os Guardiões do Planeta
Professora: Cristiane Lisboa
Os Guardiões do Planeta
Professora: Cristiane Lisboa
Turma: Maternal 3
Tema: Meio ambiente
Tema: Meio ambiente
Justificativa
A humanidade acordou para a
necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria
espécie. Pensando nisto, escolhemos o Planeta Terra para ser nosso objeto de
estudo em um Projeto que envolverá toda a instituição.
Você já parou para pensar
como estamos a todo momento analisando as mais diversas situações problema do
Planeta sempre como algo intocável ou impossível de realizar? Muitas vezes
temos até uma solução para aquele problema, mas, nos sentimos pequenos ou
incapazes de aplicar o que acreditamos ser a saída em prol das mudanças
necessárias.
É nossa responsabilidade
proporcionar às crianças de hoje instrumentos, consciência e a confiança que
elas podem mudar ou até salvar o Planeta Terra. Se nós pais e educadores damos
a elas a chance de experimentar e realizar algo bom, a satisfação e o prazer
serão nosso ponto de partida para essa mudança.
Objetivo
Geral:
Desenvolver com as crianças
ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício
de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio
Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como:
poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando
assim o amor pela conservação da natureza.
Objetivos
específicos:
- Conhecer diferentes histórias, músicas e poesias;
- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
- Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Valorizar o meio ambiente.
Desenvolvimento
Linguagem
oral e escrita
Mala surpresa: "O livro do Planeta Terra”
Movimento
- Explorar as imagens do livro, estabelecendo um diálogo com os alunos;
- Portfólio: Meu primeiro desenho-ilustração livre do livro.
- Ilustrar poesias.Minha enxadinha, O Jardineiro ,As borboletas.
- Realizar uma excursão à uma fazenda ou sítio.
- Roda de conversa sobre a excursão realizada.
Matemática
- Classificação dos animais que vivem na água, na terra e no ar.
- Quantidade descontínua:Relacionar a lista de animais com palitinhos
- Seriação: Ordenar as crianças pelo tamanho
- Conceitos :Maior e menor
- Caixa de sensações juntamente com a caixa de animais e frutas.
- Jogo da memória dos bichinhos/animais
- Classificar seres do ambiente como pedra, terra, água,areia,plantas,flores, folhas...
Movimento
- Brincadeiras"macaco disse: imitar os animais".
- Bolhas de sabão (sopar)
- Se eu fosse um peixinho;
- Ai bota aqui;
- Cabeça, ombro ,joelho e pé;
- Coelhinho sai da toca
- Brincar com mímica.
Artes
- Colagem do girassol (com sementes)
- Desenho livre do corpinho;
- Dobradura de bichinhos
- Pintura a dedo da natureza,
- Pintura com pincel (corpinho no papel Krafite)
- Ilustrar as músicas trabalhadas;
- Confecção do livrinho meio ambiente .
- Pinturas e colagens com folhas secas de diversos tamanhos.
Formação Pessoal e social
- Trabalhar o dia e noite
- Conceito: Claro e escuro
- Explorar os hábitos de animais diurno e noturno
- Colagem de gravuras sobre o dia e a noite
- Semear o girassol (acompanhar o crescimento)
- Trabalhar o esquema corporal e explorar os sentidos.
- Explorar a imagem no espelho
- Montar um mural com gravuras trazidas de casa sobre o meio ambiente, paisagens... confecção coletiva do mural.
- Masculino e feminino de animais.
- Produção de uma árvore coletiva( pintura/carimbando com as mãos)
Músicas
- O sítio do Seu Lobato;
- Alguém bate a porta
- Quem fez o grande sol
- O boi barnabé;
- Como é linda a natureza;
- O girassol
- Show de calouro com microfone na quadra.
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.
otimo trABALHO PARABENS E SUCESSO.
ResponderExcluirAmo seus conteúdos,eles tem me ajudado muito, parabéns.
ResponderExcluir💗💗💗💗💗
Amei ! Muito criativo, as suas sequências. Vou fazer com minha turma do primeiro ano.
ResponderExcluir