Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 10 de dezembro de 2016

OS NÍVEIS DE ESCRITA ALFABÉTICA E AS INTERVENÇÕES PARA CADA NÍVEL




INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACORDO COM OS NÍVEIS PSICOGENÉTICOS DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS.



Resultado de imagem para SISTEMA DE ESCRITA ALFABETICA


















PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I


NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA “BOLA”, POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA, RABISCOS, GARATUJAS.

SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II

O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.

TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO

O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”

DENTRO DESTE NÍVEL PODEMOS IDENTIFICAR TRES FASES IMPORTANTES:

SILÁBICO SEM SOM (OU QUANTITATIVO) – PARA CADA SÍLABA O ALUNO ESCREVE UMA LETRA SEM PENSAR NA CORRESPONDÊNCIA SONORA.


→ SILÁBICO COM SOM (OU QUALITATIVO) – ESCREVE PARA CADA SÍLABA UMA LETRA COM CORRESPONDENCIA SONORA. EX: PARA CASA ESCREVE “CA” OU “CZ”.

SÍLÁBICO-ALFABÉTICO – ORA ESCREVE AS SÍLABAS COMPLETAS (SIMPLES) E ORA USA APENAS UMA LETRA PARA REPRESENTÁ-LA.

QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO

O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA. PORÉM INICIALMENTE ESCREVEM COM FORTES MARCAS DA ORALIDADE.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO

  • MANUSEAR ALFABETO MÓVEL
  • FAZER USO E EXPLORAR O CRACHÁ DIARIAMENTE
  • EXPLORAR A LETRA INICIAL DO NOME PRÓPRIO
  • MONTAR QUEBRA CABEÇA DO NOME PRÓPRIO
  • DESENHAR E DESCREVER O QUE DESENHOU
  • OUVIR DIFERENTES HISTÓRIAS
  • FAZER RECONTO DAS HISTÓRIAS 
  • ASSOCIAR PALAVRAS E OBJETOS;
  • MEMORIZAR PALAVRAS GLOBALMENTE;
  • ANALISAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS, INICIAL E FINAL;
  • FREQUENTAR A BIBLIOTECA
  • BRINCAR DE BINGO DE LETRAS
  • PRODUÇÃO ORAL DE HISTÓRIAS(PROFESSOR COMO ESCRIBA)
  • DISTINGUIR LETRAS E NÚMEROS;
  • EXPLORAR/RECONHECER AS LETRAS DO ALFABETO
  • FAMILIARIZAR-SE COM OS ASPECTOS SONOROS DAS LETRAS ATRAVÉS DAS INICIAIS DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS;
  • DISTINGUIR IMAGEM DE ESCRITA;
  • IDENTIFICAR LETRAS E PALAVRAS EM TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO.
  • MONTAR PALAVRAS COM ALFABETO MÓVEL
  • DICIONÁRIO ALFABÉTICO
  • JOGO COM OS CRACHÁS
  • BOLICHE
  • BARALHOS
  • BINGOS
  • CAIXA SURPRESA
  •  IDENTIFICAR O PRÓPRIO NOME E DEPOIS O NOME DE CADA COLEGA

 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO SILÁBICO

  • AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR ACRESCENTANDO AS SEGUINTES:
  • RECONHECER A PRIMEIRA LETRA DAS PALAVRAS NO CONTEXTO DA SÍLABA INICIAL;
  • COMPARAR PALAVRAS MEMORIZADAS GLOBALMENTE COM A HIPÓTESE SILÁBICA;
  • CONTAR O NÚMERO DE LETRA DAS PALAVRAS;
  • DESMEMBRAR ORALMENTE AS PALAVRAS EM SUAS SÍLABAS;
  • RECONHECER O SOM DAS LETRAS PELA ANÁLISE DA PRIMEIRA SÍLABA DAS PALAVRAS;
  • IDENTIFICAR PALAVRAS EM TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO
  • PRODUZIR TEXTOS SILABICAMENTE;
  • OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
  • COLORIR ESPAÇOS ENTRE PALAVRAS
  • COMPLETAR PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM (OBSERVANDO QUE O NÚMERO DE LETRAS PRESENTES EXCEDA SEMPRE O NÚMERO DE SÍLABAS DA PALAVRA).

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO

  • AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR
  • FORMAR PALAVRAS A PARTIR DAS SÍLABAS DE UM TEXTO
  • ORDENAR FRASES DE UM TEXTO TRABALHADO
  • LEITURAS DIVERSAS
  • PEDIR QUE O ALFABETIZANDO REESCREVA AS PALAVRAS NO CADERNO E TENTE LER APONTANDO QUAIS LETRAS CORRESPONDEM AO SOM LIDO.
  • PROMOVER TRABALHOS EM GRUPOS PARA QUE O EDUCANDO COMPARE SUA ESCRITA COM A DOS COLEGAS.
  • CRIAR LISTAS DE BRINQUEDOS, PRESENTES, LIVROS DE HISTÓRIAS, DE INGREDIENTES PARA UMA RECEITA, UM BILHETE, LISTA DE COMPRAS...
  • TRABALHAR COM TEXTOS CONHECIDOS DE MEMÓRIA, PARA AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DA ESCRITA.
  • FAZER “DICIONÁRIO” ILUSTRADO COM AS PALAVRAS APRENDIDAS, DIÁRIO DA TURMA, RELATÓRIOS DE ATIVIDADES...
  • PROPOR ATIVIDADES EM DUPLA (UM DITA E OUTRO ESCREVE), PARA REESCRITA DE NOTÍCIAS, HISTÓRIAS, PESQUISAS, CANÇÕES, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS...


  SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO ALFABÉTICO

  • TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES ACRESCENTANDO AS DEMAIS...
  • COMPOR PALAVRAS COM SÍLABAS;
  • DECOMPOR PALAVRAS EM SUAS SÍLABAS;
  • PRODUZIR TEXTOS ALFABETICAMENTE;
  • ESCREVER TEXTOS (CURTOS) DE MEMÓRIA;
  • REESCREVER PARTES DE HISTÓRIAS CONHECIDAS;
  • LER DIVERSOS TEXTOS
  • COMPLETAR PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE FALTAM;
  • OBSERVAR A SEGMENTAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS NO TEXTO;
  • OBSERVAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO;
  • OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
  • COMPLETAR TEXTOS COM PALAVRAS;
  • CONSTRUIR FRASES COM PALAVRAS DADAS.
  • JOGOS DIVERSOS: RIMAS , UMA PALAVRA DENTRO DA OUTRA, CRUZADINHAS,SEQUÊNCIA LÓGICA, BINGO, FORCA...
  • INTERPRETAÇÕES ORAIS E ESCRITAS DE PEQUENOS TEXTOS
  • COPIAR DO TEXTO TRÊS PALAVRAS COM DUAS SÍLABAS.
  •  ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS
  • COPIAR DO TEXTO DUAS PALAVRAS COM TRÊS SÍLABAS. ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS ESCOLHIDAS;
  • ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM COM ...( ANÃO, COELHA)...
  • ENFIM IR AUMENTANDO AS DIFICULDADES GRADATIVAMENTE.
  • O TRABALHO AGUÇANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DEVERÁ PERPASSAR TODAS AS ATIVIDADES DIÁRIAS!!!
                                ÓTIMO TRABALHO!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário