INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACORDO COM OS NÍVEIS PSICOGENÉTICOS DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS.
PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I
NESSE NÍVEL
O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA
ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA “BOLA”, POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA
BOLA, RABISCOS, GARATUJAS.
SEGUNDO
NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II
O ALUNO JÁ
SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE
NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL
O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS
SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES
SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS
LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA
QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO
CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.
TERCEIRO
NÍVEL → SILÁBICO
O ALUNO
DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É
UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER
“CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS
SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”
DENTRO DESTE NÍVEL PODEMOS IDENTIFICAR TRES FASES IMPORTANTES:
→ SILÁBICO SEM SOM (OU QUANTITATIVO) – PARA CADA SÍLABA O ALUNO ESCREVE UMA LETRA SEM PENSAR NA CORRESPONDÊNCIA SONORA.
→ SILÁBICO COM SOM (OU QUALITATIVO) – ESCREVE PARA CADA SÍLABA UMA LETRA
COM CORRESPONDENCIA SONORA. EX: PARA CASA ESCREVE “CA” OU “CZ”.
→SÍLÁBICO-ALFABÉTICO – ORA ESCREVE AS
SÍLABAS COMPLETAS (SIMPLES) E ORA USA APENAS UMA LETRA PARA REPRESENTÁ-LA.
QUARTO
NÍVEL → ALFABÉTICO
O ALUNO
COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA
LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE
FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA. PORÉM INICIALMENTE ESCREVEM COM
FORTES MARCAS DA ORALIDADE.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
- MANUSEAR ALFABETO MÓVEL
- FAZER USO E EXPLORAR O CRACHÁ DIARIAMENTE
- EXPLORAR A LETRA INICIAL DO NOME
PRÓPRIO
- MONTAR QUEBRA CABEÇA DO NOME
PRÓPRIO
- DESENHAR E DESCREVER O QUE
DESENHOU
- OUVIR DIFERENTES HISTÓRIAS
- FAZER RECONTO DAS HISTÓRIAS
- ASSOCIAR PALAVRAS E OBJETOS;
- MEMORIZAR PALAVRAS GLOBALMENTE;
- ANALISAR PALAVRAS QUANTO AO
NÚMERO DE LETRAS, INICIAL E FINAL;
- FREQUENTAR A BIBLIOTECA
- BRINCAR DE BINGO DE LETRAS
- PRODUÇÃO ORAL DE HISTÓRIAS(PROFESSOR COMO ESCRIBA)
- DISTINGUIR LETRAS E NÚMEROS;
- EXPLORAR/RECONHECER AS LETRAS DO
ALFABETO
- FAMILIARIZAR-SE COM OS ASPECTOS
SONOROS DAS LETRAS ATRAVÉS DAS INICIAIS DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS;
- DISTINGUIR IMAGEM DE ESCRITA;
- IDENTIFICAR LETRAS E PALAVRAS EM
TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO.
- MONTAR PALAVRAS COM ALFABETO MÓVEL
- DICIONÁRIO ALFABÉTICO
- JOGO COM OS CRACHÁS
- BOLICHE
- BARALHOS
- BINGOS
- CAIXA SURPRESA
- IDENTIFICAR O PRÓPRIO NOME E DEPOIS O
NOME DE CADA COLEGA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O
ALUNO SILÁBICO
- AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR ACRESCENTANDO AS SEGUINTES:
- RECONHECER A PRIMEIRA LETRA DAS
PALAVRAS NO CONTEXTO DA SÍLABA INICIAL;
- COMPARAR PALAVRAS MEMORIZADAS
GLOBALMENTE COM A HIPÓTESE SILÁBICA;
- CONTAR O NÚMERO DE LETRA DAS
PALAVRAS;
- DESMEMBRAR ORALMENTE AS PALAVRAS
EM SUAS SÍLABAS;
- RECONHECER O SOM DAS LETRAS PELA
ANÁLISE DA PRIMEIRA SÍLABA DAS PALAVRAS;
- IDENTIFICAR PALAVRAS EM TEXTOS
DE CONTEÚDO CONHECIDO
- PRODUZIR TEXTOS SILABICAMENTE;
- OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
- COLORIR ESPAÇOS ENTRE PALAVRAS
- COMPLETAR PALAVRAS COM AS LETRAS
QUE FALTAM (OBSERVANDO QUE O NÚMERO DE LETRAS PRESENTES EXCEDA SEMPRE O
NÚMERO DE SÍLABAS DA PALAVRA).
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O
ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO
- AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR
- FORMAR PALAVRAS A PARTIR DAS SÍLABAS DE UM TEXTO
- ORDENAR FRASES DE UM TEXTO TRABALHADO
- LEITURAS DIVERSAS
- PEDIR QUE O ALFABETIZANDO REESCREVA AS PALAVRAS
NO CADERNO E TENTE LER APONTANDO QUAIS LETRAS CORRESPONDEM AO SOM LIDO.
- PROMOVER TRABALHOS EM GRUPOS PARA QUE O EDUCANDO
COMPARE SUA ESCRITA COM A DOS COLEGAS.
- CRIAR LISTAS DE BRINQUEDOS, PRESENTES, LIVROS DE
HISTÓRIAS, DE INGREDIENTES PARA UMA RECEITA, UM BILHETE, LISTA DE
COMPRAS...
- TRABALHAR COM TEXTOS CONHECIDOS DE MEMÓRIA, PARA
AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DA ESCRITA.
- FAZER “DICIONÁRIO” ILUSTRADO COM AS PALAVRAS
APRENDIDAS, DIÁRIO DA TURMA, RELATÓRIOS DE ATIVIDADES...
- PROPOR ATIVIDADES EM DUPLA (UM DITA E OUTRO
ESCREVE), PARA REESCRITA DE NOTÍCIAS, HISTÓRIAS, PESQUISAS, CANÇÕES,
PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS...
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O
ALUNO ALFABÉTICO
- TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES ACRESCENTANDO AS
DEMAIS...
- COMPOR PALAVRAS COM SÍLABAS;
- DECOMPOR PALAVRAS EM SUAS
SÍLABAS;
- PRODUZIR TEXTOS ALFABETICAMENTE;
- ESCREVER TEXTOS (CURTOS) DE
MEMÓRIA;
- REESCREVER PARTES DE HISTÓRIAS
CONHECIDAS;
- LER DIVERSOS TEXTOS
- COMPLETAR PALAVRAS COM AS
SÍLABAS QUE FALTAM;
- OBSERVAR A SEGMENTAÇÃO ENTRE AS
PALAVRAS NO TEXTO;
- OBSERVAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO;
- OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
- COMPLETAR TEXTOS COM PALAVRAS;
- CONSTRUIR FRASES COM PALAVRAS
DADAS.
- JOGOS DIVERSOS: RIMAS , UMA
PALAVRA DENTRO DA OUTRA, CRUZADINHAS,SEQUÊNCIA LÓGICA, BINGO, FORCA...
- INTERPRETAÇÕES ORAIS E ESCRITAS
DE PEQUENOS TEXTOS
- COPIAR DO TEXTO TRÊS PALAVRAS
COM DUAS SÍLABAS.
- ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A
PRIMEIRA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS
- COPIAR DO TEXTO DUAS PALAVRAS
COM TRÊS SÍLABAS. ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A ÚLTIMA SÍLABA DE
CADA UMA DAS PALAVRAS ESCOLHIDAS;
- ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM COM
...( ANÃO, COELHA)...
- ENFIM IR AUMENTANDO AS
DIFICULDADES GRADATIVAMENTE.
- O TRABALHO AGUÇANDO A
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DEVERÁ PERPASSAR TODAS AS ATIVIDADES DIÁRIAS!!!
ÓTIMO TRABALHO!!!
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