sábado, 10 de dezembro de 2016

OS NÍVEIS DE ESCRITA ALFABÉTICA E AS INTERVENÇÕES PARA CADA NÍVEL




INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACORDO COM OS NÍVEIS PSICOGENÉTICOS DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS.



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PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I


NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA “BOLA”, POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA, RABISCOS, GARATUJAS.

SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II

O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.

TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO

O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”

DENTRO DESTE NÍVEL PODEMOS IDENTIFICAR TRES FASES IMPORTANTES:

SILÁBICO SEM SOM (OU QUANTITATIVO) – PARA CADA SÍLABA O ALUNO ESCREVE UMA LETRA SEM PENSAR NA CORRESPONDÊNCIA SONORA.


→ SILÁBICO COM SOM (OU QUALITATIVO) – ESCREVE PARA CADA SÍLABA UMA LETRA COM CORRESPONDENCIA SONORA. EX: PARA CASA ESCREVE “CA” OU “CZ”.

SÍLÁBICO-ALFABÉTICO – ORA ESCREVE AS SÍLABAS COMPLETAS (SIMPLES) E ORA USA APENAS UMA LETRA PARA REPRESENTÁ-LA.

QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO

O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA. PORÉM INICIALMENTE ESCREVEM COM FORTES MARCAS DA ORALIDADE.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO

  • MANUSEAR ALFABETO MÓVEL
  • FAZER USO E EXPLORAR O CRACHÁ DIARIAMENTE
  • EXPLORAR A LETRA INICIAL DO NOME PRÓPRIO
  • MONTAR QUEBRA CABEÇA DO NOME PRÓPRIO
  • DESENHAR E DESCREVER O QUE DESENHOU
  • OUVIR DIFERENTES HISTÓRIAS
  • FAZER RECONTO DAS HISTÓRIAS 
  • ASSOCIAR PALAVRAS E OBJETOS;
  • MEMORIZAR PALAVRAS GLOBALMENTE;
  • ANALISAR PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS, INICIAL E FINAL;
  • FREQUENTAR A BIBLIOTECA
  • BRINCAR DE BINGO DE LETRAS
  • PRODUÇÃO ORAL DE HISTÓRIAS(PROFESSOR COMO ESCRIBA)
  • DISTINGUIR LETRAS E NÚMEROS;
  • EXPLORAR/RECONHECER AS LETRAS DO ALFABETO
  • FAMILIARIZAR-SE COM OS ASPECTOS SONOROS DAS LETRAS ATRAVÉS DAS INICIAIS DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS;
  • DISTINGUIR IMAGEM DE ESCRITA;
  • IDENTIFICAR LETRAS E PALAVRAS EM TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO.
  • MONTAR PALAVRAS COM ALFABETO MÓVEL
  • DICIONÁRIO ALFABÉTICO
  • JOGO COM OS CRACHÁS
  • BOLICHE
  • BARALHOS
  • BINGOS
  • CAIXA SURPRESA
  •  IDENTIFICAR O PRÓPRIO NOME E DEPOIS O NOME DE CADA COLEGA

 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO SILÁBICO

  • AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR ACRESCENTANDO AS SEGUINTES:
  • RECONHECER A PRIMEIRA LETRA DAS PALAVRAS NO CONTEXTO DA SÍLABA INICIAL;
  • COMPARAR PALAVRAS MEMORIZADAS GLOBALMENTE COM A HIPÓTESE SILÁBICA;
  • CONTAR O NÚMERO DE LETRA DAS PALAVRAS;
  • DESMEMBRAR ORALMENTE AS PALAVRAS EM SUAS SÍLABAS;
  • RECONHECER O SOM DAS LETRAS PELA ANÁLISE DA PRIMEIRA SÍLABA DAS PALAVRAS;
  • IDENTIFICAR PALAVRAS EM TEXTOS DE CONTEÚDO CONHECIDO
  • PRODUZIR TEXTOS SILABICAMENTE;
  • OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
  • COLORIR ESPAÇOS ENTRE PALAVRAS
  • COMPLETAR PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM (OBSERVANDO QUE O NÚMERO DE LETRAS PRESENTES EXCEDA SEMPRE O NÚMERO DE SÍLABAS DA PALAVRA).

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO

  • AS MESMAS ATIVIDADES DO NÍVEL ANTERIOR
  • FORMAR PALAVRAS A PARTIR DAS SÍLABAS DE UM TEXTO
  • ORDENAR FRASES DE UM TEXTO TRABALHADO
  • LEITURAS DIVERSAS
  • PEDIR QUE O ALFABETIZANDO REESCREVA AS PALAVRAS NO CADERNO E TENTE LER APONTANDO QUAIS LETRAS CORRESPONDEM AO SOM LIDO.
  • PROMOVER TRABALHOS EM GRUPOS PARA QUE O EDUCANDO COMPARE SUA ESCRITA COM A DOS COLEGAS.
  • CRIAR LISTAS DE BRINQUEDOS, PRESENTES, LIVROS DE HISTÓRIAS, DE INGREDIENTES PARA UMA RECEITA, UM BILHETE, LISTA DE COMPRAS...
  • TRABALHAR COM TEXTOS CONHECIDOS DE MEMÓRIA, PARA AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DA ESCRITA.
  • FAZER “DICIONÁRIO” ILUSTRADO COM AS PALAVRAS APRENDIDAS, DIÁRIO DA TURMA, RELATÓRIOS DE ATIVIDADES...
  • PROPOR ATIVIDADES EM DUPLA (UM DITA E OUTRO ESCREVE), PARA REESCRITA DE NOTÍCIAS, HISTÓRIAS, PESQUISAS, CANÇÕES, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS...


  SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO ALFABÉTICO

  • TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES ACRESCENTANDO AS DEMAIS...
  • COMPOR PALAVRAS COM SÍLABAS;
  • DECOMPOR PALAVRAS EM SUAS SÍLABAS;
  • PRODUZIR TEXTOS ALFABETICAMENTE;
  • ESCREVER TEXTOS (CURTOS) DE MEMÓRIA;
  • REESCREVER PARTES DE HISTÓRIAS CONHECIDAS;
  • LER DIVERSOS TEXTOS
  • COMPLETAR PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE FALTAM;
  • OBSERVAR A SEGMENTAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS NO TEXTO;
  • OBSERVAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO;
  • OUVIR E COMPREENDER HISTÓRIAS;
  • COMPLETAR TEXTOS COM PALAVRAS;
  • CONSTRUIR FRASES COM PALAVRAS DADAS.
  • JOGOS DIVERSOS: RIMAS , UMA PALAVRA DENTRO DA OUTRA, CRUZADINHAS,SEQUÊNCIA LÓGICA, BINGO, FORCA...
  • INTERPRETAÇÕES ORAIS E ESCRITAS DE PEQUENOS TEXTOS
  • COPIAR DO TEXTO TRÊS PALAVRAS COM DUAS SÍLABAS.
  •  ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS
  • COPIAR DO TEXTO DUAS PALAVRAS COM TRÊS SÍLABAS. ESCREVA NOVAS PALAVRAS UTILIZANDO A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA UMA DAS PALAVRAS ESCOLHIDAS;
  • ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM COM ...( ANÃO, COELHA)...
  • ENFIM IR AUMENTANDO AS DIFICULDADES GRADATIVAMENTE.
  • O TRABALHO AGUÇANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DEVERÁ PERPASSAR TODAS AS ATIVIDADES DIÁRIAS!!!
                                ÓTIMO TRABALHO!!!


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