O QUE É SER PEDAGOGO.
Libâneo
(2001), no seu texto: O que é ser pedagogo, abre nossa mente sobre o que
constitui este profissional da educação; o pedagogo. Um novo olhar é
direcionado para um sentido mais amplo da palavra educação, entendida pelo
conceito de Paulo Freire[1] como instrumento de
transformação social. Percebe-se que a educação, como prática humana social que
modifica os seres humanos, é o objeto de estudo do pedagogo. A partir dessa
compreensão é possível analisar o papel do pedagogo como agente responsável
pelo processo educativo, e para tanto se faz necessário que tenha uma visão
crítica e reflexiva do contexto social e da sua influência nas práticas
educativas.
Por muito tempo minha concepção do que é ser
pedagogo esteve ligada intimamente a visão do senso comum apresentada por
Libâneo (2001). Via o pedagogo relacionado diretamente à docência e o trabalho
pedagógico como o processo metodológico de ensinar o aluno. Ao ingressar no
curso de Pedagogia, meu maior objetivo era o de me habilitar para a docência.
Contudo, foi extremamente relevante para minha formação construir o conceito de
ser pedagogo a partir das minhas leituras. Onde passei a compreender que o ser
pedagogo está ligado a uma ciência que investiga a realidade educacional. Nesse
contexto seu papel não pode se resumir a docência, precisa assumir sua postura
de organizador do processo ensino aprendizagem.
Ser pedagogo é assumir uma postura de profissional
capaz de compor e analisar os diagnósticos da realidade educacional, propor
intervenções, orientar e capacitar sua equipe, explicitar objetivos claros para
o sucesso do trabalho pedagógico. Conforme mostra Libâneo (2001) ser pedagogo
nesse contexto é ser capaz também de investigar o fenômeno educativo, de
formular orientações para a prática, propor princípios e normas sobre os meios
e fins da educação. Acredito que o aspecto de “formular orientações para a
prática” seja um dos maiores desafios do pedagogo, visto que para orientar
práticas, é preciso compreender a prática educativa, ter condições teóricas de
pensar sobre ela e criatividade na articulação de uma proposta coerente de
intervenção.
É importante considerar ainda que as práticas
pedagógicas não são neutras, são influenciadas pelos interesses sociais, que
são conflitos na atual sociedade em que vivemos. Ou seja, o pedagogo precisa
ter uma formação crítica sobre o contexto social a que se insere para que possa
se posicionar de maneira reflexiva compreendendo quais os interesses sustentam
as práticas educativas. O pedagogo é um importante articulador na cooperação do
planejamento e execução de atividades curriculares, sendo capaz de analisar,
compreender, propor e articular aspectos do contexto sociocultural às
necessidades pedagógicas do ambiente escolar.
Não podemos deixar de ressaltar a importância da
participação do pedagogo na construção do Projeto Político Pedagógico da
escola, visto que esse documento propõe em sua essência uma articulação dos
conhecimentos pedagógicos, da realidade social, política e econômica que
influencia o contexto escolar, e a prática da construção de saberes a partir do
coletivo. Um bom pedagogo precisa ter condições de debater, sugeri medidas
destinadas a melhoria do processo ensino-aprendizagem, precisa ser referência
de apoio e orientação para os professores. Precisa assumir uma postura de
liderança confiável a quem o professor possa recorrer quando precisar de uma
análise do contexto educativo, bem como de orientações para o processo de
intervenção no processo de ensino aprendizagem. É interessante ressaltar que
não se deve limitar o pedagogo somente ao processo de ensino aprendizagem,
envolve todo contexto educativo da escola. Ele deve ser também um agente na
promoção da participação da família e da comunidade no contexto escolar. Pois,
a partir dessa integração a educação passa a efetivar sua essência, que é ser
um compromisso de todos. Nesse envolvimento o pedagogo pode ampliar as
possibilidades de sucesso da escola, a partir da construção coletiva de saberes
e de condições favoráveis à aprendizagem dos alunos.
Outro aspecto muito importante do trabalho do
pedagogo é capacitar continuamente sua equipe. Ou seja, oferecer condições de
crescimento pessoal e profissional de sua equipe. Para tanto precisa
acompanhar, conhecer as necessidades para que possa promover situação de
aprendizagem permanente da equipe de profissionais sob sua coordenação através
da formação continuada em cursos, encontros pedagógicos e oficinas. Claro que
não podemos ver no pedagogo um vigia, um inspetor, mas sim um profissional que
efetua um trabalho de acompanhamento junto aos profissionais da escola, fazendo
intervenções pedagógicas necessárias, orientando o planejamento das atividades,
sendo capaz de propor intervenções e projetos que colaborem com a disciplina e
organização geral da escola. Como especialista em educação, o pedagogo deve
estar sempre atento a toda e qualquer novidade na educação e no contexto
social. Conforme afirma Gaudêncio (2012) a atuação do pedagogo não está
restrita ao ambiente escola, entendemos que várias são as funções desse profissional
que, por possuir uma formação que engloba a didática, as metodologias, a
psicologia da educação, os estágios em vários campos de atuação, é o
responsável por várias formações humanas em variados ambientes. Com isso,
voltamos ao conceito inicial e amplo de educação, onde o pedagogo não está
restrito aos processos de educação escolar, mas sim de educação no seu sentido
amplo.
Assim, ser pedagogo é assumir a função de orientar
trabalhos, além da intervenção pedagógica, no processo de verificação da
aprendizagem, de recuperação de conteúdos. O pedagogo precisar estar junto ao
professor nesse processo tão importante da prática pedagógica que é compreender
o que o aluno apreendeu dos ensinamentos da sala, como aprendeu e o que precisa
ser reforçado. Pois, se o professor não tiver essa clareza, os fins do processo
pedagógico se perdem. Como afirma Libâneo (2001) o processo didático é uma das
modalidades do trabalho pedagógico. E precisa ter a atenção do pedagogo, visto
que o objetivo maior de qualquer instituição que lida com a educação é que seus
alunos sejam capazes de aprender, de construir conhecimentos básicos para sua
formação pessoal.
4 REFERÊNCIAS
Gaudêncio, Juliana
Rezende. Ensaios: ser pedagogo diante
dos desafios da educação contemporânea. PUC Minas. Disponível no site:
<http:// www.pucminas.br/.../cursos/.../APR_ARQ_PROGR20120524103252.pdf...>. Acesso em 27/04/2014.
LIBÂNEO, J. C.
Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar Em Revista,
Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em:
<http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf>. Acesso em:
fev. 2014.
[1] Paulo
Freire, escritor brasileiro. Educador, pedagogo
e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis da
história da pedagogia mundial.
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