Projeto “O Menino Maluquinho”
1- Caracterização do Projeto
1.1- Público Alvo: Alunos de 4º do Ensino Fundamental. 1.2-Professora: Cristiane Geralda
1.3 - Supervisora Pedagógica: Ivani Ferreira
1.4- Duração do Projeto: Março a Junho de 2014
2. Apresentação
O projeto “O Menino Maluquinho” surgiu a partir de uma ação do Projeto Institucional: “Leitura: Comp@artilhe essa ideia”, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho na perspectiva de ampliar o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a obras literárias incentivando o gosto pela leitura. Sendo assim, trabalhamos com a obra “O Menino Maluquinho de Ziraldo para incentivar o uso da biblioteca e o Hábito de ler. Para nossa surpresa, os alunos se identificaram tanto com a história que uma atividade foi puxando a outra e as coisas foram acontecendo naturalmente até transformá-lo em um projeto interdisciplinar.
3. Justificativa
A necessidade de proporcionar aos alunos o prazer de ler, ouvir histórias, poesias, criar e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento. É preciso conscientizar os nossos alunos e integrá-la no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o interesse pela leitura.
4. Objetivos específicos
- Desenvolver o gosto pela leitura através da obra “ O Menino Maluquinho” de Ziraldo,
- Incentivar o uso da biblioteca e a valorização do seu acervo;
- Explorar o lado criativo dos alunos incentivando a reciclagem/reaproveitamento do lixo;
- Apreciar e extrair nos livros o que eles oferecem de lazer-diversão e de ciência-conhecimento,
- Desenvolver nos alunos o encantamento através do lúdico,
- Incentivar a leitura e a escrita de diversos gêneros literários.
- Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
- Integrar a leitura dos livros, a leitura de vida e a leitura da arte,
- Aprender Matemática com o Menino Maluquinho.
5.Recursos materiais
· Livros, DVD, papéis, lápis, pincel atômico, giz de cera, tesoura, cola, régua, prendedores de varal, barbante, almofadas, EVA e diversos materiais recicláveis.
6. Recursos Humanos
· Equipe da escola Leon Renault
· Equipe da Uaitec
· Equipe da Secretaria Municipal de Educação
· Equipe do Descentralizando o Acesso/Inhotim
7. Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:
Língua Portuguesa
- Abertura do Projeto com a história: O Menino Maluquinho/Ziraldo
- Conhecer o personagem
- Pesquisar o autor Ziraldo
- Interpretações de textos orais e escritos
- Leitura de histórias em quadrinhos e tirinhas
Produção de texto
- Fazer a reescrita da história trabalhada;
- Elaborar livro com as travessuras da turma
- Confeccionar livro com receitas das avós da turma;
- Redigir texto “Maluquinho no País do futebol”
- Criar poemas coletivos e individuais
- Com a turma sentada em círculo conversar sobre o livro, comparar o livro com o filme.
- Conversar sobre a visita ao museu Inhotim.
- Ouvir leituras das produções de texto e poemas.
Matemática
- Trabalhar a divisão e multiplicação através de jogos.
- Quebra cabeça
- Calendário: explorar a data de aniversário.
- Explorar quantidades ao preparar uma receita.
Artes, músicas e movimento
- Música “O Menino Maluquinho”
- Brincadeiras diversas
- Dobraduras
- Pinturas
- Confecção de panelinhas e jogos.
História, geografia e ciências/ lixo e cidadania.
Através de histórias em quadrinhos do Menino Maluquinho os alunos estudarão sobre:
- Estudo de mapas
- Biografia do autor Ziraldo
- Dengue
- Uso consciente da água
- Reciclagem/reaproveitamento do lixo
Culminância:
Este projeto será apresentado no dia “D” (dia da família na escola).
8. Avaliação:
A avaliação será processual e contínua, realizada através de observações, anotações individuais, fotos e relatos do desenvolvimento das atividades.
Fotos do projeto
"O Menino Maluquinho"
Incentivando o uso da biblioteca!!!
Para incentivar o uso da biblioteca, a Supervisora Ivani Ferreira fez uma exposição com algumas obras de Ziraldo e contou a História " O Menino Maluquinho" , para o 4º ano 1 da professora Cristiane. Depois da história, os alunos leram outras obras do autor e fizeram empréstimo de livros para ler em casa.
Os alunos amaram a história de Ziraldo!
No pós visita Inhotim os alunos do 4º ano 1, escolheram a obra que mais gostaram e fotografaram caracterizados de menino maluquinho com a obra escolhida pela turma.
Todos queriam ser o Menino Maluquinho !
A nova proposta é confeccionar uma árvore suspensa com panelinhas dependurada.
Literatura na Praça.
Foram expostos trabalhos com a finalidade de proporcionar aos moradores, visitantes e estudantes dias agradáveis em contato com poesia, teatro, hora do conto, gibis, brincadeiras, artes, xadrez gigante...entre outras atividades de recreação e incentivo à leitura.
O 3º dia aconteceu nas Praças do Aranha, com a participação das escolas de São José do Paraopeba, Marinhos, Aranha.
Para a exposição na praça , a turma do 4º ano 1, confeccionaram um livro com as travessuras da turma, um leque de história em quadrinhos e desenhos artísticos.
Ludicidade e Matemática
Em Matemática, os alunos do 4º ano 1, estão aprendendo divisão através de jogos com o Menino Maluquinho. A atividade abaixo, consiste em dividir, por exemplo, 27 cubinhos do material dourado entre 3 Meninos Maluquinhos. Para isso é preciso pegar a quantidade 27 , duas barrinhas e sete cubinhos, fazer a troca das barrinhas para cubinhos para dividir as 27 unidades por 3. Para certificar que esta certo o aluno explica como foi feita toda a operação = 27 dividido por 3 deu nove para cada um. Isso porque 3 vezes nove são 27.
É importante o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem, pois o mesmo é considerado um instrumento auxiliar do processo educativo do ser humano. As atividades lúdicas são essenciais, é nelas que ocorrem as experiências inteligentes e reflexivas, e a partir disso se produz o conhecimento. Os jogos para as crianças são fundamentais para desenvolverem diferentes condutas e também a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos. Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação no qual as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário