sábado, 6 de dezembro de 2014

Desenvolvimento do projeto“O Menino Maluquinho”



     Projeto “O Menino Maluquinho”



1-   Caracterização do Projeto


1.1- Público Alvo: Alunos de 4º do Ensino Fundamental. 1.2-Professora: Cristiane Geralda


1.3 - Supervisora Pedagógica: Ivani Ferreira


1.4- Duração do Projeto: Março a Junho de 2014




2. Apresentação


 O projeto “O Menino Maluquinho” surgiu a partir de uma ação do Projeto Institucional: “Leitura: Comp@artilhe essa ideia”, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho na perspectiva de ampliar o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a obras literárias incentivando o gosto pela leitura. Sendo assim, trabalhamos com a obra “O Menino Maluquinho de Ziraldo para incentivar o uso da biblioteca e o Hábito de ler. Para nossa surpresa, os alunos se identificaram tanto com a história que uma atividade foi puxando a outra e as coisas foram acontecendo naturalmente até transformá-lo em um projeto interdisciplinar.


3. Justificativa


A necessidade de proporcionar aos alunos o prazer de ler, ouvir histórias, poesias, criar e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento. É preciso conscientizar os nossos alunos e integrá-la no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o interesse pela leitura.


4. Objetivos específicos



  •   Desenvolver o gosto pela leitura através da obra “ O Menino Maluquinho” de Ziraldo,
  •  Incentivar o uso da biblioteca e a valorização do seu acervo;
  •   Explorar o lado criativo dos alunos incentivando a reciclagem/reaproveitamento do lixo;
  • Apreciar e extrair nos livros o que eles oferecem de lazer-diversão e de ciência-conhecimento,
  • Desenvolver nos alunos o encantamento através do lúdico,
  •    Incentivar a leitura e a escrita de diversos gêneros literários.
  •   Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
  •  Integrar a leitura dos livros, a leitura de vida e a leitura da arte,
  • Aprender Matemática com o Menino Maluquinho.



5.Recursos materiais


·         Livros, DVD, papéis, lápis, pincel atômico, giz de cera, tesoura, cola, régua, prendedores de varal, barbante, almofadas, EVA e diversos materiais recicláveis.




6. Recursos Humanos


·         Equipe da escola Leon Renault


·         Equipe da Uaitec


·         Equipe da Secretaria Municipal de Educação


·         Equipe do Descentralizando o Acesso/Inhotim




 7. Desenvolvimento


O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:


Língua Portuguesa





  •  Abertura do Projeto com a história: O Menino Maluquinho/Ziraldo
  •  Conhecer o personagem
  •  Pesquisar o autor Ziraldo
  •  Interpretações de textos orais e escritos
  •  Leitura de histórias em quadrinhos e tirinhas




Produção de texto





  •  Fazer a reescrita da história trabalhada;
  • Elaborar livro com as travessuras da turma
  •  Confeccionar livro com receitas das avós da turma;
  • Redigir texto “Maluquinho no País do futebol”
  •  Criar poemas coletivos e individuais
  • Com a turma sentada em círculo conversar sobre o livro, comparar o livro com o filme.
  • Conversar sobre a visita ao museu Inhotim.
  • Ouvir leituras das produções de texto e poemas.




Matemática





  •  Trabalhar a divisão e multiplicação através de jogos.
  • Quebra cabeça
  • Calendário: explorar a data de aniversário.
  •  Explorar quantidades ao preparar uma receita.





Artes, músicas e movimento





  • Música “O Menino Maluquinho”
  • Brincadeiras diversas
  • Dobraduras
  • Pinturas
  •  Confecção de panelinhas e jogos.




História, geografia e ciências/ lixo e cidadania.




Através de histórias em quadrinhos do Menino Maluquinho os alunos estudarão sobre:



  •  Estudo de mapas
  • Biografia do autor Ziraldo
  •  Dengue
  •  Uso consciente da água
  •  Reciclagem/reaproveitamento do lixo




Culminância:




   Este projeto será apresentado no dia “D” (dia da família na escola).






8. Avaliação:




 A avaliação será processual e contínua, realizada através de observações, anotações individuais, fotos e relatos do desenvolvimento das atividades.
Fotos do projeto

     "O Menino Maluquinho"


Incentivando o uso da biblioteca!!!
              Para incentivar o uso da biblioteca, a Supervisora Ivani Ferreira fez uma exposição com algumas obras de Ziraldo e contou a História " O Menino Maluquinho" , para o 4º ano 1 da professora Cristiane. Depois da história, os alunos leram outras obras do autor e  fizeram empréstimo de livros para ler em casa.
Os alunos amaram a história de Ziraldo!




























 Empréstimo de livros como bibliotecário  Agustinho.










Inhotim /Descentralizando o acesso.

Visita ao Museu Inhotim...
    Fazendo uma junção do projeto Leitura “Compartilhe essa Ideia” que está sendo desenvolvido na sala da professora Cristiane “com a proposta do Inhotim “ Ressignificando  o Objeto”, decidimos em uma proposta muito “Maluquinha”, inserir o Menino Maluquinho da Obra de Ziraldo, no museu Inhotim.
    Esse menino utiliza um objeto/ panela na cabeça com se fosse um chapéu, no futebol ele é o melhor de todos. Ele é popular, tem muitos e namoradas, tem mil ideias na cabeça, faz várias invenções, sua pipa era a mais maluca de todas ela rodopiava no céu...Na escola ele só tirava zero no tal do comportamento, mas o tempo passa e ele cresce e se torna um adulto muito legal...A turma está maravilhada com essa história e estão com mil ideias na cabeça!!!
   Ressignificar, na prática, é a capacidade que possuímos e quase não percebemos, de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas;  de perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido àquilo que já estava formatado no nosso sistema de valores e crenças. É um processo de modificação do filtro pelo qual percebemos os acontecimentos. Com a finalidade é alterar o significado anteriormente dado.
























































































































































No pós visita Inhotim os alunos do 4º ano 1, escolheram a obra que mais gostaram e fotografaram caracterizados de menino maluquinho com a obra escolhida pela turma.

Todos queriam ser o Menino Maluquinho !
































































A nova proposta é confeccionar uma árvore suspensa com panelinhas dependurada.



Literatura na Praça.

Foram expostos trabalhos com a finalidade de proporcionar aos moradores, visitantes e estudantes dias agradáveis em contato com poesia, teatro, hora do conto, gibis, brincadeiras, artes, xadrez gigante...entre outras atividades de recreação e incentivo à leitura.
O 3º dia aconteceu nas Praças do Aranha, com a participação das escolas de São José do Paraopeba, Marinhos, Aranha. 


Para a exposição na praça , a turma do 4º ano 1, confeccionaram um livro com as travessuras da turma, um leque de  história em quadrinhos  e desenhos artísticos.






Ludicidade e Matemática



Em Matemática, os alunos do 4º ano 1, estão aprendendo divisão através de jogos com o Menino Maluquinho. A atividade abaixo, consiste em dividir,  por exemplo, 27 cubinhos do material dourado  entre 3 Meninos Maluquinhos. Para isso é preciso pegar  a quantidade 27 , duas barrinhas e sete cubinhos, fazer a troca das barrinhas para cubinhos para dividir as 27 unidades por 3. Para certificar que esta certo  o aluno explica como foi feita  toda a operação  = 27 dividido por 3 deu nove para cada um. Isso porque 3 vezes nove  são 27.












É importante o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem, pois o mesmo é considerado um instrumento auxiliar do processo educativo do ser humano. As atividades lúdicas são essenciais, é nelas que ocorrem as experiências inteligentes e reflexivas, e a partir disso se produz o conhecimento. Os jogos para as crianças são fundamentais para desenvolverem diferentes condutas e também a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos. Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação no qual as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os outros.

 

Projeto "O Menino Maluquinho"/Fazendo artes.

Confeccionando as panelinhas para montar a árvore suspensa(obra de arte da turma do 4º ano 1).
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário