Entre o Brincar e Educar!
Objetivos:
-Trabalhar datas comemorativas
-Trabalhar datas comemorativas
-Valorizar e respeitar a cultura indígena.
- Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
- Compartilhar informações
- Permitir à criança a descoberta de hipóteses.
Desenvolvimento:
1º Momento: Linguagem oral - Ler a história “De onde vem o Fogo”(uma história Indígena). Mostrar as imagens!
1º Momento: Linguagem oral - Ler a história “De onde vem o Fogo”(uma história Indígena). Mostrar as imagens!
“Antigamente o homem não conhecia o fogo. Cada cultura possui uma lenda diferente para a descoberta do fogo. Graça ao fogo o homem passou a comer alimentos quentes e a se proteger do frio”
Na rodinha, estimular a linguagem oral
2º Momento: Leitura de imagens:
Explorar as imagens fazendo perguntas para as crianças
- Onde os índios estão?
- O que estão fazendo?
- Em que os índios pensaram?
- Os índios estão dentro do quê?
- O que os índios estão fazendo?
- Os índios encontraram peixes?
- Vamos contar os peixinhos?
3º Momento: Linguagem Musical e expressão corporal:
O indiozinho
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
O indiozinho na flauta ele tocou...
O indiozinho na flauta ele tocou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
O indiozinho na flauta ele tocou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
O indiozinho a maraca ele tocou...
O indiozinho a maraca ele tocou...
O indiozinho a maraca ele tocou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
O indiozinho o chocalho balançou...
O indiozinho o chocalho balançou...
O indiozinho o chocalho balançou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
- Cantar utilizando os instrumentos musicais(tambor,flauta,maraca,chocalho...)
Dramatização da História: De onde vem o fogo?
Brincadeiras: - Imitando um indiozinho correndo e batendo a mão na boquinha Oô...Oô...Oô...
- Fazendo boquinha de peixe.
5º Momento: Identidade e autonomia
- Guardar os brinquedos no lugar certo;
- Identificar os colegas pelo nome;
- Identificar as personagens da história.
6º Momento: Explorando a matemática através da música :
Os Indiozinhos
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou.
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou.
Conceitos básicos: grande/pequeno ; maior /menor.
- Explorar utilizando material concreto(bonecas)
7º Momento: Linguagem Àudio visual:
Filme: "Os Indiozinhos"
Encerramento:
- Roda de conversa sobre os costumes indígenas
Josileide diz: Muito lindo seus pequeninos. Seu plano está perfeito.
ResponderExcluirlindo
ResponderExcluirParabéns professora ficou lindo e interessante.
ResponderExcluirOlá Ivani, achei muito bacana o projeto. Porém está faltando uma página na história. Será que tem como você postar a página 7? É justamente a que falta.
ResponderExcluirBoa noite Ivani,amei as ideias e o passo a passo foi de grande ajuda. Gostaria de mostrar esta literatura para meus bebês, contudo falta a página 7, seria possível postá-la???. Desde já agradeço... abração e parabéns pelo seu excelente trabalho....
ResponderExcluirMaravilhoso, me ajudou bastante.
ResponderExcluirParabéns!!!
Gostei demais, só faltou a página 7 do livro de onde vem o fogo.
ResponderExcluirAMEI SEU PLANO DE AULA PARABENS!!!
ResponderExcluirOlá muita criatividade e beleza em seu blog. Gostei do livro do índio e gostaria de utilizar mas dei falta da pagina 7. vc pode postá la? Obrigada
ResponderExcluiroI Ivani seu trabalho é muito bonito, mas como as colegas acima, senti falta da página 7 e estou esse mês, trabalhando a diversidade cultural na minha turminha de maternal 1 e no caso os índios, se puder enviar agradeço, meu e-mail para envio somente da página 7, é giane1973@gmail.com. Obrigado.
ResponderExcluirGostei muito desse plano de aula sobre o dia do índio! Parabéns...
ResponderExcluirMuito lindo!👏👏👏👏💖
ResponderExcluirMuito lindo 👏👏👏👏💖
ResponderExcluirObrigada Ana Cecília!Volte sempre!
ResponderExcluirblog mara amei...
ResponderExcluirBOA NOITE PROF.gostei muito,vc nao sabe o quanto contribui no meu trabalho.abraços
ResponderExcluirAMEI SEU PLANEJAMENTO PARABÉNS!
ResponderExcluirMuito bom, adorei.
ResponderExcluirLindo... amei as ideias... Obrigada e parabéns!!
ResponderExcluirTudo perfeito. Parabéns.
ResponderExcluirÓtimo!! Eu amei!
ResponderExcluirGostaria de um plano de aula pra 1° e 2° ano.