terça-feira, 16 de abril de 2013

Plano de aula- Dia dos povos indígenas-19 de abril /Educação infantil


Entre o Brincar e Educar!

Texto detonador da rotina: Lenda Indígena/De onde Vem o Fogo?

Objetivos: 

      -Trabalhar datas comemorativas
      -Valorizar e respeitar a cultura indígena.
      -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
      - Compartilhar informações 
      - Permitir à criança a descoberta de hipóteses.

Desenvolvimento:

1º Momento: Linguagem oral - Ler  a história “De onde vem o Fogo”(uma história Indígena). Mostrar as imagens!








“Antigamente o homem não conhecia o fogo. Cada cultura possui uma lenda diferente para a descoberta do fogo. Graça ao fogo o homem passou a comer alimentos quentes e a se proteger do frio”

Na rodinha, estimular  a linguagem oral

2º Momento: Leitura de imagens:

Explorar as imagens fazendo perguntas para as crianças
  • Onde os índios estão?
  • O que estão fazendo?
  • Em que os índios pensaram?
  • Os índios estão dentro do quê?
  • O que os índios estão fazendo?
  • Os índios encontraram peixes?
  • Vamos contar os peixinhos?


3º Momento: Linguagem Musical e expressão corporal:


O indiozinho
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho tocou o seu tambor...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou
.


O indiozinho  na flauta ele tocou...
O indiozinho  na flauta ele tocou...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.


O indiozinho   a maraca ele tocou...
O indiozinho  a maraca ele tocou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.


O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
  •   Cantar utilizando os instrumentos musicais(tambor,flauta,maraca,chocalho...)
4º Momento: Faz de conta

Dramatização da História: De onde vem o fogo?

Brincadeiras: - Imitando um indiozinho correndo e batendo a mão na boquinha Oô...Oô...Oô...
- Fazendo boquinha de peixe.



5º Momento: Identidade e autonomia

  • Guardar os brinquedos no lugar certo;
  • Identificar os colegas pelo nome;
  • Identificar as personagens da história.


6º Momento: Explorando a matemática através da música :

  Os Indiozinhos

1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou.
Conceitos básicos: grande/pequeno ; maior /menor.

  • Explorar utilizando material concreto(bonecas)

7º Momento: Linguagem Àudio visual:

Filme: "Os Indiozinhos"


Encerramento:

  • Roda de conversa sobre os costumes indígenas












21 comentários:

  1. Josileide diz: Muito lindo seus pequeninos. Seu plano está perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora ficou lindo e interessante.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivani, achei muito bacana o projeto. Porém está faltando uma página na história. Será que tem como você postar a página 7? É justamente a que falta.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Ivani,amei as ideias e o passo a passo foi de grande ajuda. Gostaria de mostrar esta literatura para meus bebês, contudo falta a página 7, seria possível postá-la???. Desde já agradeço... abração e parabéns pelo seu excelente trabalho....

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso, me ajudou bastante.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais, só faltou a página 7 do livro de onde vem o fogo.

    ResponderExcluir
  7. AMEI SEU PLANO DE AULA PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá muita criatividade e beleza em seu blog. Gostei do livro do índio e gostaria de utilizar mas dei falta da pagina 7. vc pode postá la? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. oI Ivani seu trabalho é muito bonito, mas como as colegas acima, senti falta da página 7 e estou esse mês, trabalhando a diversidade cultural na minha turminha de maternal 1 e no caso os índios, se puder enviar agradeço, meu e-mail para envio somente da página 7, é giane1973@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desse plano de aula sobre o dia do índio! Parabéns...

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo!👏👏👏👏💖

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo 👏👏👏👏💖

    ResponderExcluir
  13. BOA NOITE PROF.gostei muito,vc nao sabe o quanto contribui no meu trabalho.abraços

    ResponderExcluir
  14. Lindo... amei as ideias... Obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo!! Eu amei!
    Gostaria de um plano de aula pra 1° e 2° ano.

    ResponderExcluir