Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 15 de junho de 2021

OBSERVE COMO ESTÁ O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DAS CRIANÇAS

 


                  ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM!

É POR MEIO DA INTERAÇÃO COM OS ADULTOS QUE A LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS SE DESENVOLVE. DESSA FORMA, DESDE QUE O BEBÊ ESTÁ NO ÚTERO, É IMPORTANTE CONVERSARMOS, CANTARMOS E CONTARMOS HISTÓRIAS PARA ELE.

QUANDO O BEBÊ NASCE, CONVERSE ENQUANTO ESTIVER TROCANDO A FRALDA, DANDO DE MAMAR OU DANDO BANHO, E DÊ UM TEMPO PARA QUE ELE RESPONDA COM UM SORRISO OU OLHANDO NOS SEUS OLHOS.

O CHORO É A PRIMEIRA FORMA DE COMUNICAÇÃO. UM CHORO MAIS AGUDO PODE SIGNIFICAR FOME, ENQUANTO CHORAMINGOS CURTOS E REPETIDOS PODEM DEMONSTRAR CANSAÇO. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, O PAI E A MÃE APRENDEM A RECONHECER OS DIFERENTES TIPOS DE CHORO, PARA ATENDER MELHOR ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA.

AOS POUCOS, POR VOLTA DOS DOIS MESES, A CRIANÇA EMITE GRITOS E VOCALIZAÇÕES, SORRI AO INTERAGIR COM PESSOAS E COMEÇA A FICAR ATENTA AOS SONS AO SEU REDOR. OS GRITOS VÃO DANDO LUGAR AOS BALBUCIOS, QUANDO O BEBÊ EMPREGA DIFERENTES ENTONAÇÕES.

UM BEBÊ VAI APRENDER AOS POUCOS A USAR PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE VÊ, OUVE, SENTE E PENSA NA MEDIDA EM QUE COMPLETA SALTOS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL, EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL. OS PESQUISADORES AGORA SABEM QUE, MUITO ANTES DE UM BEBÊ MURMURAR SUA PRIMEIRA PALAVRA, ELE APRENDE AS REGRAS DA LINGUAGEM E PERCEBE COMO OS ADULTOS A USAM PARA SE COMUNICAR.

POR VOLTA DOS 6 MESES, ELE COMEÇA A PRONUNCIAR VOGAIS E CONSOANTES SEQUENCIAIS, AINDA SEM SIGNIFICADO, O QUE RESULTARÁ, MAIS TARDE, NAS PRODUÇÕES DE SÍLABAS E VOGAIS ASSOCIADAS, TAIS COMO MAMA E PAPA. A CRIANÇA PASSA A DESENVOLVER A PARTIR DOS 9 MESES SINAIS DE “NÃO”, “TCHAU” E “BEIJO”.

DESTA FORMA, A CRIANÇA VAI DESENVOLVENDO SUA LINGUAGEM E POR VOLTA DOS 18 MESES AOS 2 ANOS ELA APRESENTA UM VOCABULÁRIO COM CERCA DE 50 PALAVRAS E É CAPAZ DE MANTER UM PEQUENO DIÁLOGO. TAL REPERTÓRIO SÓ VAI AUMENTANDO CONFORME ELA CRESCE, COMO TAMBÉM AS PALAVRAS SOLTAS VÃO DANDO LUGAR A PEQUENAS FRASES.

AOS 3 ANOS, COM VOCABULÁRIO EXTENSO, A CRIANÇA SUSTENTA FRASES MAIS LONGAS, MANTÉM DIÁLOGOS E HISTÓRIAS MAIS DETALHADOS. AINDA SE PODE ESPERAR TROCAS E DIFICULDADES NA FALA, MAS A COMUNICAÇÃO JÁ DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSÃO.

COM 4 A 5 ANOS ELA DEVERÁ SER CAPAZ DE PRONUNCIAR, ADEQUADAMENTE, TODOS OS FONEMAS. AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS COM DETALHES, COM NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO.

AO CONVERSAR COM SEU FILHO PROCURE SEMPRE UTILIZAR O VOCABULÁRIO CORRETO, SEM INVENTAR PALAVRAS OU SIMPLIFICÁ-LAS. E LEMBRE-SE QUE LER É UMA ÓTIMA FORMA DE AJUDAR A DESENVOLVER AS HABILIDADES DE LINGUAGEM DO SEU FILHO.

WWW.ORIENTACEPEDAGOGIA.COM.BR

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário