ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM!
É POR
MEIO DA INTERAÇÃO COM OS ADULTOS QUE A LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS SE
DESENVOLVE. DESSA FORMA, DESDE QUE O BEBÊ ESTÁ NO ÚTERO, É IMPORTANTE
CONVERSARMOS, CANTARMOS E CONTARMOS HISTÓRIAS PARA ELE.
QUANDO O BEBÊ NASCE, CONVERSE ENQUANTO ESTIVER TROCANDO A
FRALDA, DANDO DE MAMAR OU DANDO BANHO, E DÊ UM TEMPO PARA QUE ELE RESPONDA COM
UM SORRISO OU OLHANDO NOS SEUS OLHOS.
O CHORO É A PRIMEIRA FORMA DE COMUNICAÇÃO. UM CHORO MAIS
AGUDO PODE SIGNIFICAR FOME, ENQUANTO CHORAMINGOS CURTOS E REPETIDOS PODEM
DEMONSTRAR CANSAÇO. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, O PAI E A MÃE APRENDEM A RECONHECER
OS DIFERENTES TIPOS DE CHORO, PARA ATENDER MELHOR ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA.
AOS POUCOS, POR VOLTA DOS DOIS MESES, A CRIANÇA EMITE
GRITOS E VOCALIZAÇÕES, SORRI AO INTERAGIR COM PESSOAS E COMEÇA A FICAR ATENTA
AOS SONS AO SEU REDOR. OS GRITOS VÃO DANDO LUGAR AOS BALBUCIOS, QUANDO O BEBÊ
EMPREGA DIFERENTES ENTONAÇÕES.
UM BEBÊ
VAI APRENDER AOS POUCOS A USAR PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE VÊ, OUVE, SENTE E
PENSA NA MEDIDA EM QUE COMPLETA SALTOS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL, EMOCIONAL E
COMPORTAMENTAL. OS PESQUISADORES AGORA SABEM QUE, MUITO ANTES DE UM BEBÊ
MURMURAR SUA PRIMEIRA PALAVRA, ELE APRENDE AS REGRAS DA LINGUAGEM E PERCEBE
COMO OS ADULTOS A USAM PARA SE COMUNICAR.
POR
VOLTA DOS 6 MESES, ELE COMEÇA A PRONUNCIAR VOGAIS E CONSOANTES SEQUENCIAIS,
AINDA SEM SIGNIFICADO, O QUE RESULTARÁ, MAIS TARDE, NAS PRODUÇÕES DE SÍLABAS E
VOGAIS ASSOCIADAS, TAIS COMO MAMA E PAPA. A CRIANÇA PASSA A DESENVOLVER A
PARTIR DOS 9 MESES SINAIS DE “NÃO”, “TCHAU” E “BEIJO”.
DESTA FORMA, A CRIANÇA VAI DESENVOLVENDO SUA
LINGUAGEM E POR VOLTA DOS 18
MESES AOS 2 ANOS ELA APRESENTA UM VOCABULÁRIO COM CERCA DE
50 PALAVRAS E É CAPAZ DE MANTER UM PEQUENO DIÁLOGO. TAL REPERTÓRIO SÓ VAI
AUMENTANDO CONFORME ELA CRESCE, COMO TAMBÉM AS PALAVRAS SOLTAS VÃO DANDO LUGAR
A PEQUENAS FRASES.
AOS 3 ANOS, COM
VOCABULÁRIO EXTENSO, A CRIANÇA SUSTENTA FRASES MAIS LONGAS, MANTÉM DIÁLOGOS E
HISTÓRIAS MAIS DETALHADOS. AINDA SE PODE ESPERAR TROCAS E DIFICULDADES NA FALA,
MAS A COMUNICAÇÃO JÁ DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSÃO.
COM 4 A 5 ANOS ELA DEVERÁ
SER CAPAZ DE PRONUNCIAR, ADEQUADAMENTE, TODOS OS FONEMAS. AS HISTÓRIAS SÃO
CONTADAS COM DETALHES, COM NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO.
AO
CONVERSAR COM SEU FILHO PROCURE SEMPRE UTILIZAR O VOCABULÁRIO CORRETO, SEM
INVENTAR PALAVRAS OU SIMPLIFICÁ-LAS. E LEMBRE-SE QUE LER É UMA ÓTIMA FORMA DE AJUDAR
A DESENVOLVER AS HABILIDADES DE LINGUAGEM DO SEU FILHO.
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