Semeando amor através da música.
A música tem a capacidade de alegrar, sensibilizar, curar e transformar!
INTRODUÇÃO:
“Tendo em vista a tragédia ocorrida no município de
Brumadinho em 25 de janeiro de 2019 e pensando do bem estar físico, mental e
emocional de nossas crianças estamos dando ênfase ao trabalho com músicas na
educação infantil”.
A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento
capaz de auxiliar, e potencializar, o desenvolvimento infantil. Trabalha
sentimentos como o amor, a paz, a alegria e revela emoções. A música é capaz de
melhorar significativamente a memória, criatividade, consciência corporal,
concentração e a motricidade.
Em muitas clínicas e hospitais
musicoterapia vem sendo utilizada para a cura, para sanar a tristeza e a dor.
Ela se baseia em princípios ancestrais, que já previam a eficácia das vibrações
sonoras para a cura.
Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se
sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as
tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as
palavras são muitas vezes incapazes de evocar.
JUSTIFICATIVA:
O projeto semeando amor através da música, será permeado pela musicalização infantil, envolvendo as crianças em atividades musicais, proporcionando momentos de interação e alegria , melhorando sua acuidade auditiva, aprimorando a coordenação visomotora, suas capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio. Quanto mais elas têm oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais a sua inteligência, o seu conhecimento, suas emoçoes vão se exteriorizando.
OBJETIVO GERAL:
· Promover,
a partir da música, a socialização, integração das crianças, dando-lhes
oportunidades de expressar sensações, exteriorizar sentimentos e pensamentos,
ampliando assim seu conhecimento de mundo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Estimular a interação social por meio da
música;
- Desenvolver a
linguagem oral para conversar, cantar, brincar, comunicar-se e expressar
desejos, opiniões, necessidades...
- Ampliar as experiências no
campo do ritmo, audição e expressão corporal;
- Desenvolver a atenção,
o gosto e a sensibilidade em relação a música.
- Proporcionar o
desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a
coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
- Brincar com a música,
imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
- Diferenciar fontes sonoras diversas;
- Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
- Enumerar a sequência numérica através da música com numerais;
DESENVOLVIMENTO.
O projeto será desenvolvido de fevereiro à setembro através das seguintes ações:
1 – LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem Oral e Escrita):
- Contar histórias que abordam música:
Uma
banda animal, O flautista mágico. Apresentar a flauta. A flauta do tatu (Ângela
Lago); A sinfonia de Ronronia (Debby Carman); O violino Mágico
(Eunice ); Conheça a Orquestra (Ann Hayes); O Sapo Batista ( Vanessa
Kalil)
·
Confeccionar cartazes criativos e ilustrados, com
as letras de músicas para cantar em sala de aula,
· Conhecer e memorizar um repertório de músicas ;
·
Brincadeiras com cantigas de roda;
·
Musicalizar histórias com instrumentos
musicais;
·
Montar um livrinho usando os instrumentos musicais
e as músicas preferidas da turma para exposição.
·
Música preferida do aluno;
·
Pesquisa da música e estilos musicais da
família;
· Convidar as famílias ou pessoas/instrumentalistas
da comunidade para cantar junto as crianças ou
tocar na escola;
2 - MATEMÁTICA:
· Contagem e recitação através de músicas (galinha do
vizinho, coelhinho, os indiozinhos);
·
Seriação e classificação (instrumentos musicais de
brinquedo e confeccionados) além de outros materiais da caixa;
·
Gráfico das músicas preferidas (coletivo: cartaz e
individual para o portfólio);
·
Hora da novidade: (explorar os instrumentos
musicais forma, tamanho, cores, quantidade, etc.);
·
Trabalhar os conceitos básicos usando também
os instrumentos musicais;
· Trabalhar
cores explorando o ambiente e os materiais existentes na escola;
·
3 – NATUREZA E SOCIEDADE:
Trabalhar valores através:
·
Amor...respeito...paz...partilha...
4- ARTES:
·
Confeccionar instrumentos (chocalhos, tambor...)
·
Desenhos, pinturas;
·
Dobraduras;
·
Colagens;
·
Desenho livre
·
Modelagens com massinha (instrumentos musicais);
·
Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um
instrumento sonoro para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;
5 - MOVIMENTO:
5 - MOVIMENTO:
·
Dança;
·
Sensações musicais (o que sente ao ouvir a música);
·
Trabalhar os sons do corpo;
·
Jogos e brincadeiras podem ser usados
instrumentos com musicais.
-chicotinho queimado
-Bandinha
-A serpente
-Dança das cadeiras
-A casa do Zé
-Vivo ou morto musical...etc.;
6- APRECIAÇÃO MUSICAL:
Percepção auditiva
(sons/ruídos).
Deitar no chão (utilizando colchonetes
ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:
· Barulho
de água. Chuva, etc...
· Canto
dos pássaros, som dos animais, etc..
·
Apreciar músicas diversas
7- CRONOGRAMA:
Este projeto será intercalado com o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês setembro.
8-CULMINÂNCIA:
Este projeto terá sua culminância na mostra Cultural.
9-PRODUTO FINAL:
·
Livros em forma de violão, com as músicas/atividades
trabalhadas.
·
Cartaz com ilustrações das músicas preferidas da
turma e gráfico.
·
Gravação de um DVD com as músicas trabalhadas
durante o ano.
Avaliação:
. No decorrer de todo processo será avaliado o
desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através
da observação e registro realizados pelas professoras para compor o portfólio.
Realizar as seguintes observações:
Realizar as seguintes observações:
v Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
v Demonstra prazer em ouvir sons.
v Percebe variações sonoras.
v Explora com prazer diferentes materiais.
v Manipula brinquedos e materiais sonoros.
v Produz música utilizando partes do corpo.
Referências
- BRITO, Teca Alencar. A
música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
- REFERENCIAL CURRICULAR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III
Anexos:
CONHECENDO AS POSSIBILIDADES MUSICAIS!!!
(Texto adaptado da oficina de Marcelo Serralva)
O
QUE É MUSICALIZAÇÃO INFANTIL?
Afinal
de contas, o que é musicalização infantil? Existem várias
definições, mas a que eu mais gosto é: musicalizar é o ato de sensibilizar para
a música. Assim, podemos ter musicalização de bebês, crianças, adolescentes,
adultos e idosos.
Como será feito então este ato de
sensibilização musical? Através de jogos musicais, brincadeiras,
recursos lúdicos, contação de histórias, e tudo mais que for possível de forma
a tornar a prática musical o mais atrativa possível para uma criança.
Preciso
saber tocar um instrumento para dar aulas de musicalização?
Não é necessário saber tocar
um instrumento (mas é claro que ajuda). Como NÃO somos instrumentistas,
podemos utilizar, instrumentos simples como chocalho, um tambor, pandeiro...Usamos
a voz, ela é também nosso instrumento. Podemos lançar mão de recursos como
percussão corporal, bater as mãos, bater no chão...mesa, e tudo o mais que
estiver ao nosso alcance. A ideia é tornar a aula o mais atrativa possível. Se
não puder dispor de um instrumento, os materiais de apoio como CD ou DVD e
outros recursos são bem-vindos.
Quantas
vezes é possível repetir uma atividade ou música, sem que isso fique enjoativo? É possível sempre retornar aos temas de aulas
ou às canções utilizadas, várias vezes, sem risco de que as crianças enjoem.
Aliás, isso é até desejável, para que o conteúdo se fixe de forma natural.
TIPOS
DE CANÇÕES E ATIVIDADES NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
As canções que cantamos em
nossa infância ficam guardadas para sempre. Como adultos nos lembramos da
diversão e do fascínio que as músicas e brincadeiras nos traziam. Agora podemos
passar, como pais ou professores, o mesmo fascínio para nossos filhos e alunos.
Só que música infantil não é tudo igual. As músicas podem ser divididas em
categorias, onde cada uma tema função pedagógica, ensinando um conteúdo ou
estimulando práticas de movimento e ações coreografadas. Fizemos uma pequena
sugestão de divisão em categorias, inspiradas nas modalidades de canções
infantis norte-americanas.
Canções de movimento
Músicas que estimulam a
dança ou pequenos movimentos coreografados – pular, abaixar, balançar, etc.
Canções que favorecem a coordenação motora grossa, que diz respeito a
atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em
movimentos maiores, tais como: sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e
correr são exemplos disso. Rolar morro abaixo, empurrar um velocípede...Ex:
Marcha Soldado , Um palhaço atrapalhado...
Canções de rotina
São músicas que marcam
determinados momentos na rotina diária da sala de aula. Hora do lanche, hora do
recreio, hora da história, etc. Ainda podem conter outras subcategorias:
canções de acolhida, canções de despedida, etc.
Canções de identidade
ü Músicas
que favorecem a construção da identidade da criança, normalmente inserindo seu
nome na canção, ou com outros recursos que explorem o reconhecimento do eu e as
diferenças com o outro. Ex: A canoa virou...Se eu fosse um peixinho...
Canções com partes do corpo
Canções que também ajudam na
construção da identidade, fazendo com que a criança comece a perceber as partes
do seu corpo e saibam nomeá-las, o que incentivará a sua autopercepção como ser
humano. Ex: Os Sentidos, Os dedinhos, O homenzinho torto, A formiguinha, A
boneca de lata...
Canções temáticas/datas
comemorativas
Canções usadas para datas
comemorativas (dia das mães, dia dos pais, etc) .Ex: Parabéns pra mamãe, O
barulho da chavinha, Canções Natalinas,....
Canções envolvendo
quantidades e conceitos. Mariana, A
galinha do vizinho, Foguetinho, Cinco patinhos, Os indiozinho. A formiguinha
sobre a espiga...
Parlendas
Versos ritmados sem melodia. Ex: Um, dois, feijão com
arroz, A Casinha da vovó...
Canções
de ninar. Ritmos que acalmam
Nana, nenê, dorme neném, sons da
natureza, músicas instrumentais
“ Dorme filhinho, do meu coração
Deita na caminha e ouça esta canção...
Faço um carinho pro seu sono chegar
Dorme meu filhinho, que um beijinho vou te dar”.
Deita na caminha e ouça esta canção...
Faço um carinho pro seu sono chegar
Dorme meu filhinho, que um beijinho vou te dar”.
Atividades realizadas!
ATIVIDADE 1- Selecionar músicas infantis com diversos objetivos,
explorar sentimentos de amor, afetividade e carinho; partes do corpo/ corpo e movimento,
letras do alfabeto, animais, aniversário, dia da água, circo, páscoa, família,
meio ambiente...etc
ATIVIDADE 2 – Escolher 10 músicas
para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais para
realizar as ilustrações com tinta guache.
ATIVIDADE 3- Pedir para os pais
confeccionarem um instrumento musical com seus filhos.
ATIVIDADE 4- Socialização com os
instrumentos confeccionados. (Neste momento as crianças poderão estar brincando
com os instrumentos).
ATIVIDADE 5 – Cartazes com
músicas ilustradas;
ATIVIDADE 6- Músicas que acalmam
ATIVIDADE 7- Músicas com gestos:
Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.
ATIVIDADE 8- Oferecer em dias
pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a reação
de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem utilizadas: Rock,
clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo, serrote, porta,
água, chocalhos, sons de animais entre outros).
ATIVIDADE 9- Com tinta caseira
pintar um painel em forma de violão para colar as letras e ilustrações das
músicas trabalhadas.
ATIVIDADE 10- Utilizar diferentes
utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e pratos.
ATIVIDADE 11- Baú com instrumentos
musicais para as crianças brincarem.
ATIVIDADE 12- Recortar imagens
relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim um
contato visual.
ATIVIDADE 13
– Música pic picolé...borboleta preguiçosa...
ATIVIDADE 14
– Música serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para
desenvolver o equilíbrio.
ATIVIDADE 15 – Convidar alguns pais
para cantar e tocar violão junto aos filhos.
ATIVIDADE 16 – Produzir sons
com diferentes partes do corpo. (Palmas, estalos de língua e dedos).
Que projeto mais lindo, prof! Parabéens! Me deu várias dicas do que fazer com as minhas crianças bem pequenas. Deus lhe abençoe!
ResponderExcluir