PROJETO: REEDUCANDO VALORES:
AS PALAVRINHAS
MÁGICAS
INTRODUÇÃO
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como
se preparar na vida e para a vida?
Vivemos em um mundo cada vez mais
competitivo, no qual prevalece a cada um por si... O ser humano está perdendo seu
valor... e parece não perceber. Hoje, na maioria dos países, os povos são
influenciados pela ideologia materialista que cria uma cultura de acúmulo,
posse, egoísmo e ganância. A escola enquanto instituição, sofre inevitavelmente
com esta realidade, perderam-se os valores essenciais para vida. Desta forma
desde a educação infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não no
sentido da imposição, mas no da construção. Toda pessoa está em processo de
constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se a
bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.
JUSTIFICATIVA
Por que viver valores? Os valores
motivam o comportamento e a atividade humana. São fontes de energia que mantém
a autoconfiança e a objetividade.
Baseado em observações feitas pelos
profissionais da escola surgiu a necessidade de um projeto que vise o resgate
dos valores não demonstrado pelas crianças e que são essenciais para um bom
convívio escolar, familiar e social.
Visando construir um ser capaz de
melhorar o mundo em que vivemos sentimos a necessidade de atuar de forma mais
eficaz no que concerne aos valores humanos, pois com esta ação estaremos
colaborando para a existência de alunos mais íntegros e saudáveis.
Centrado nos 4 pilares da educação
para o século XXI: o aprender a ser, o aprender a conviver e o aprender a fazer
e o aprender a conhecer criamos este pequeno projeto envolvendo valores, pois a
autoestima das crianças precisava de um olhar especial.
OBJETIVO GERAL
- Propiciar
atividades que desenvolvam a percepção das boas atitudes e ações que
devemos ter para, em longo prazo, se tornar um hábito que contribuirão
para a melhoria das relações interpessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Demonstrar
atitudes de respeito para com o colega, utilizando sempre as palavrinhas
mágicas;
- Aprimorar
a linguagem oral;
- Perceber
atitudes positivas e negativas em desenhos, história, brincadeiras,
dramatizações, gestos, etc;
- Despertar
o interesse no valor da boa convivência através de músicas, poesias, parlendas...
- Introduzir
as palavrinhas mágicas, para que sejam usadas diariamente tanto no
convívio escolar, familiar e social;
- Praticar
as boas maneiras em diversas atividades ( brincadeiras, jogos...);
- Aprimorar
o vocabulário, a imaginação, a criatividade, a memória e o raciocínio
lógico.
- Propiciar
o desenvolvimento de virtudes indispensáveis a formação humana;
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM ORAL:
·
Abertura
do projeto com a história: Anita Bocadura sendo um teatro apresentado pelos
funcionários;
·
Reconto
de histórias trabalhadas;
·
Dramatizações;
·
Falar
e escutar: trabalhar com as histórias lidas e contadas:
- O jacaré egoísta;,
- Anita Bocadura;
_ Rita não grita.
·
Observar
e manusear diversos materiais impressos e livros;
·
Rimas;
·
Adivinhas
usando as palavras mágicas;
·
Histórias
com fantoche;
·
Cartaz
com as regras da escola;
·
Cartaz
com poesias;
·
Recitar
poesias;
·
Produzir
textos coletivos tendo a professora como escriba;
·
Montar
histórias sanfonadas ou livros seriados;
·
Trabalhar
crachás com nome dos alunos;
·
Trabalhar
símbolos relacionados ás palavras mágicas e sentimentos;
·
Caixa
surpresa.
MATEMÁTICA:
- Hora
da novidade ( explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e
classificação);
- Brincadeiras
diversas que envolvam valores;
- Conceitos
básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos,
manhã - tarde ;
- Calendário:
explorar a data de aniversário;
- Espaço
e forma: jogos e brincadeiras;
NATUREZA E SOCIEDADE
·
Atividades
da coleção Boas Maneiras
·
DVDs
( Palavras mágicas – Xuxa 8, Palavrinhas mágicas – Eliana, As mãos – Patati
Patatá...);
·
Boas
maneiras no momento do hino nacional e do município;
MOVIMENTO
- Mímica;
- Dança;
- Brincar;
- Função
semiótica;
- Correr, saltar, pular.
ARTES VISUAIS
- Desenhos;
- Pinturas;
- Modelagens;
- Colagens;
- Recortes
diversos;
- Dobraduras;
- Confecção
de murais;
- Esquema
corporal.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Materiais
diversificados de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e
contínua, realizada através de observação, relatórios e portfólio durante o
desenvolvimento do projeto.
Este projeto será apresentado na feira
cultural e terá sua culminância na Caminhada da Cidadania esperando que cada
criança o carregue para sua convivência no dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário