Para as famílias , o momento que as crianças iniciam a escrever suas
primeiras palavras ou números, a sensação é indescritível. É um processo
de autonomia, um ritual de passagem evidenciando uma nova etapa na vida da
criança... É uma grande satisfação ver aquelas mãos tão delicadas iniciando seus
traçados...
Ao compor suas primeiras escritas elas mostram-se
portadoras de inúmeras experiências, desejos, anseios e dinâmicas particulares
de aprendizado. Vygotsky (1998) destaca que a escrita tem significado para as
crianças, desperta nelas uma necessidade intrínseca e uma tarefa necessária e
relevante para a vida.
Entretanto,
na medida em que esta escrita avança é comum que algumas crianças evidenciem letras ou
números espelhados... gerando preocupações aos pais.
Em primeiro lugar é importante ressaltar que
espelhar letras e números é normal, pois a criança está em processo de
construção da escrita. Para que ela tenha o entendimento, que nós adultos temos
que a escrita inicia da esquerda para a direita (no caso da cultura ocidental),
algumas noções anteriores ao papel devem ser bem trabalhadas. A aquisição da
escrita é posterior à aquisição da linguagem e posterior a um nível específico
de maturidade motora humana. Conforme
Esteban Levin (2002: 161), o ato da escrita em si, não depende somente do ato
biológico, mas de toda uma estrutura que provém do sistema nervoso central, [...] o
que escreve é um sujeito-criança, mas, para fazê-lo, necessita de sua mão, de
sua orientação espacial (lateralidade), de um ritmo motor
(relaxamento-contração), de sua postura (eixo postural), de sua tonicidade
muscular (preensão fina e precisa) e de seu reconhecimento no referido ato
(função imaginária).
Conforme manual de neurologia infantil, autoria de
Diament (2005), a partir dos 7 anos que a criança começa a consolidar a noção
de direita e esquerda, bem como encontra-se em fase de maturação de áreas viso
espaciais, portanto é perfeitamente normal ainda apresentar algumas trocas na
direção de suas escrita, pois estão em processo de aprendizagem, sistematizando
suas hipóteses e consolidando noções importantes em aspectos neurobiológicos,
porém, alguns alunos espelham palavras e frases inteiras, característica da
disgrafia. No entanto, isso não significa que as crianças que espelham letras e
números apresentem disgrafia, mas se no final deste ano, após todas as intervenções
pedagógicas terem sido realizadas, visando a “escrita correta” das palavras,
faz-se necessário uma avaliação mais detalhada.
Dehaene (2012) nos mostra que a capacidade de
reconhecer as figuras simétricas faz parte das competências essenciais do
sistema visual, porque permite o reconhecimento dos objetos independentemente
da sua orientação, por esse motivo que quando uma criança aprende a ler tem que
“desaprender” a generalização em espelho para que possa compreender a diferença
entre as letras “b” e “d”. A maioria das crianças passa por uma fase de escrita
em espelho tendo geralmente ultrapassada esta dificuldade por volta dos oito
anos. Entretanto, cabe ressaltar que algumas das crianças que apresentam
escrita espelhada são canhotas.
A identificação de uma imagem na sua forma
simétrica, confusão esquerdo-direito, também é frequente, no nosso sistema
visual (Dehaene 2007).
No
entanto, na sala de aula existem professores que consideram “errados” quando os
alunos escrevem palavras ou números espelhados, por isso se faz necessário
esclarecer que antes de considerar certo ou errado, faz-se necessário realizar
atividades que propiciem a lateralidade. Com certeza, no processo de
alfabetização, tanto pais, quanto professores, devem
sempre questionar a criança sobre como poderia melhorar aquilo que fez,
procurar fazê-la tomar conhecimento do que fez e como o fez, mas também como deveria
fazê-lo.
A criança precisa de materiais manipulativos para desenvolver habilidades motoras finas e complexas concomitantes com dados sensoriais
(conteúdo visual), um processo que envolve muitas funções cerebrais, tais como
atenção, memória, percepção (integração e interpretação de dados sensoriais),
entre outras. O processo de aprendizagem da escrita envolve, entre outros
aspectos, a integração viso-espacial, ou seja, visualizar o que está sendo
apresentado, localizar o lápis, acomodá-lo de forma satisfatória na mão,
direcioná-lo ao caderno e iniciar a sequência de movimentos numa tentativa de
escrita. Com o tempo e o reforço das redes sinápticas correspondentes, este
processo será automático, ou seja, não precisará de monitoramento cerebral
constante para execução da tarefa e a criança terá condições de aumentar o
nível de complexidade.
Existem três domínios principais que precisam ser
ensinados para que uma pessoa tenha autonomia no ato de escrever: o domínio
linguístico, o domínio gráfico e o de conceitos de letra e texto. A escrita
como um sistema organizado manifesta nossa capacidade de simbolizar. É complexo
e sua aquisição demanda o domínio das várias dimensões que o compõe, por
exemplo, além da segmentação, as crianças precisam adquirir no domínio gráfico,
noções de esquerda para a direita, de cima para baixo.
Portanto, para o desenvolvimento da criança , que antecede ao processo de escrita, é preciso manipular letras, números, massinha de modelar, fazer bolinhas de papel, movimentos de pinça(pegando grãos com as pontinhas dos dedos), amassar e papel, rasgar papéis com as pontinhas dos dedos, rolar, pular, saltar, dar cambalhotas, lateralidade (direita ,esquerda), dentre outras atividades.
ESCRITA
ESPELHADA
1)
JOGOS
E BRINCADEIRAS:
A)
MONTANDO
O ROSTO => Tatear (olhos vendados) uma das peças do rosto:
olhos, nariz, boca, sobrancelhas e orelhas. Descobrir de qual parte do rosto se
trata. Após identificação, obedecendo às coordenadas do parceiro, completar o
rosto empregando cada peça no lugar adequado.
Variação: Montar o corpo ( cada peça no
seu lugar)
B) BATATA QUE PASSA-PASSA =>Crianças
em círculo, uma de posse de uma bola que passará da direita para a esquerda,
enquanto todos cantam:
“Batata que passa-passa
Batata que vai passar
Quem ficar com a batata
“Coitadinha
vai dançar”
Ao término da música, quem ficar com a batata
(bola) deverá ficar no centro da roda e dançar...
Obs:
Marcar a mão direita das crianças
A bola poderá passar pelo lado esquerdo, num
outro momento. Para tanto marcar a mão esquerda da criança.
C) BALÃO NO AR =>
Tentar manter o balão no ar, batendo nele somente com a mão direita, ou a mão
esquerda (marcar a mão da criança com durex colorido): vermelho (mão direita),
azul (mão esquerda).
VARIAÇÃO => Tentar manter
dois balões (vermelho e azul) no ar, batendo neles ora com a mão direita, ora
com a mão esquerda; direita (balão vermelho), esquerda (balão azul).
D) ONDE ESTÁ O URSINHO?
Vendar os olhos de uma criança. Colocar um ursinho num determinado lugar na
sala de aula. Orientar verbalmente a criança para que ela chegue até o ursinho:
andar para frente, virar para a esquerda, seguir em frente, um pouco mais para
trás.
E) JOÃO PALMADA =>
Fazer uma roda. Um aluno ficará fora da roda (João palmada). Ao sinal do
professor (palmas, apito) ele sai correndo e dá uma leve palmada em um colega
que deverá correr pelo lado contrário. Quando se encontrarem o colega deverá
cumprimenta-lo: Bom dia, João. Ambos correm para chegar no lugar vago. Quem
ficar do lado de fora será o João Palmada.
F) TARTARUGA E COELHO =>
Duas bolas de cores diferentes.
Crianças assentadas em uma roda. Uma criança
passa as duas bolas (uma para o lado direito e outra para o lado esquerdo),
enquanto todos falam: corre, corre tartaruga que o coelho vai ganhar... quem
ficar com as duas bolas uma prenda vai pagar . o grupo escolhera a prenda que o
colega vai pagar.
G) PULA-PULA =>
Colocar uma fita no braço ou perna da criança, sinalizando o lado direito (ou
esquerdo). Colocar no chão três colchonetes ou bambolês. A criança ficará
posicionada no colchonete ou bambolês no meio. Quando a professora falar:
direita, ela deverá pular para a direita, quando a professora falar: meio, ela
deverá pular para o meio, quando a professora falar: esquerda, ela deverá pular
para a esquerda. O comando da professora deverá começar devagarzinho e ir
aumentando a velocidade para transformar num pula-pula.
(Variação:
Mesma atividade utilizando duas crianças, uma em frente da outra .
H) SEGURANDO A BOLA: =>
Uma criança deverá jogar uma bola na parede enquanto recita o texto abaixo, sem
deixa-la cair:
Ordem
Seu Lugar
Sem sorrir
Sem falar...
Com um pé
Com o outro
Com uma das mãos
Com a outra...
Bate palmas
Um, Dois, Três
Pirueta
Paraquedas
Abraço...
Ganha
o jogo a criança que fizer tudo sem deixar a bola cair.
I) RECRUTA VALDEMAR => Cada criança
confecciona em chapéu e coloca-o na cabeça.
A professora marca a mão direita da criança
dizendo-lhe que a outra é a esquerda
Todos cantam: Valdemar é um recruta
Não sabia nem virar
Direita... Valdemar
tem
Que marchar...
(Repetir
a música mudando os movimentos: esquerda, para frente, para trás).
2) MUSICAS E DANÇAS:
Fazer os movimentos conforme as músicas:
Dança
dos soldadinhos
Alegres soldadinhos, chegaram pra ficar,
No jardim desse castelo, se preparam pra marchar
Um passo pra direita, um passo para trás,
Um passo pra esquerda e volta pro lugar...
Bracinhos para cima, agora espreguiçar,
Bracinhos para frente, se preparam pra dançar
Dança, dança soldadinho requebrando sem parar,
E no embalo dessa dança, todo mundo vai dançar...
Dança, dança soldadinho, com as mãozinhas para o ar,
E no embalo dessa dança, todo mundo vai dançar!
No jardim desse castelo, se preparam pra marchar
Um passo pra direita, um passo para trás,
Um passo pra esquerda e volta pro lugar...
Bracinhos para cima, agora espreguiçar,
Bracinhos para frente, se preparam pra dançar
Dança, dança soldadinho requebrando sem parar,
E no embalo dessa dança, todo mundo vai dançar...
Dança, dança soldadinho, com as mãozinhas para o ar,
E no embalo dessa dança, todo mundo vai dançar!
Marchando para frente, parado, sentido,
Marchando para trás e agora descansar...
PEZINHO
Ai bota aqui
Ai bota aqui o seu pezinho
O seu pezinho
Ai bota aqui o seu pezinho
O seu pezinho
Bem juntinho com o meu
(BIS)
(marcar o pé direito e
esquerdo da criança)
E depois não vai dizer
Que você já me esqueceu! (BIS)
E depois não vai dizer
Que você já me esqueceu! (BIS)
TURMA DO AQUECIMENTO
Somos a turma do aquecimento,
vamos aquecer neste momento.
Companheiros, alegres, contentes,
pra frente, um braço o outro.
Somos a turma do aquecimento,
vamos aquecer neste momento.
Companheiros, alegres, contentes,
pra frente, um braço o outro,
uma perna a outra.
Somos a turma do aquecimento,
vamos aquecer neste momento.
Companheiros, alegres, contentes,
pra frente, um braço o outro,
uma perna a outra,
a cabeça e todo corpo.
Somos a turma do aquecimento,
vamos aquecer neste momento.
Companheiros, alegres, contentes,
pra frente, um braço o outro.
Somos a turma do aquecimento,
vamos aquecer neste momento.
Companheiros, alegres, contentes,
pra frente, um braço o outro,
uma perna a outra.
Somos a turma do aquecimento,
vamos aquecer neste momento.
Companheiros, alegres, contentes,
pra frente, um braço o outro,
uma perna a outra,
a cabeça e todo corpo.
Somos a turma do aquecimento,
Vamos aquecer neste momento
2) ESCRITA DAS LETRAS E NUMERAIS:
a)
Que letra é essa?
=>
A professora escreve, com o dedo, uma letra nas costas da criança. Ela deve
descobrir qual é.
=>
Vendar os olhos da criança. Ela deverá pegar uma letra numa caixa e dizer qual
é.
=>
Vendar os olhos de uma criança. Passar seu dedo sobre uma letra escrita numa
lixa. Ela deverá dizer qual é.
b) Modelagem
de letras => Usando argila, massa de modelar, fazer as letras do alfabeto.
c) Esta
é minha letra => Fazer a massa de biscoito e cada criança modela a primeira
letra do nome. Depois de assar, cada criança apresenta sua letra para os
colegas.
d)
Calçado das letras e números => Fazer o alfabeto, sinalizando com setas onde
começa e termina cada letra, para a criança colocar um papel fino e colar. O
mesmo deverá ser feito para os numerais.
e)
Cada criança ensina sua letra (no quadro):
Esta é a minha letra
Muito fácil de fazer
Você pode com certeza
O seu nome aprender
Nenhum comentário:
Postar um comentário