" Chamadinha "
O nome da criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de referência para as outras escritas.
A "chamadinha" é um momento na rotina da Educação Infantil, onde o professor trabalha com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre escrita .
Para os pequenos a chamadinha com foto facilita o reconhecimento de seus colegas e nomes .
No maternal 2 e 3, as atividades com os nomes são diárias, utilizamos a letra de imprensa, destacando a maiúscula inicial. Apresentamos o nome às criança, mais pelo contato com a escrita do que pelo reconhecimento das letras, eles identificam o próprio nome e o nome dos amigos.
É importante dizer qual a letra que começa, falar o nome da letra e agrupar os que começam com a mesma letra.
Vejamos algumas filmagens:
nossa.. muito legal!! amei, e amanhã mesmo farei com meus bebes...
ResponderExcluirgrata pela ajuda
Geiza
muito bom, seus alunos sao muito inteligentes parabens !
ResponderExcluirBrilhante! Alunos espertos professora inteligente e dedicada!
ResponderExcluirObrigada! Fico surpresa como os alunos são espertos!
Excluiramei muito bom. parabens professora.vou fazer com os meus.
ResponderExcluirLindo trabalho professora, parabéns! Quero fazer também com meus pequenos.Mas estou com uma dúvida: Como você faz essas fichas? Obrigada e mais sucesso!
ResponderExcluirBoa noite Andreia!
ResponderExcluirEu tiro as fotos das crianças e imprimo coloridas.Recorto a letra inicial do nome em Eva ou papel cartão, imprimo também a relação de nomes dos alunos. Para montar utilizo como base um papel resistente e depois plastifico.Ótimo trabalhoo!!!
As letras do alfabeto foram cortada em papelão, mas existe em madeira para comprar.
ResponderExcluirAdorei a dica, vou fazer com meus alunos. Gosto muito dos seus post professora, sempre recorro a sua página quando quero trabalhar algo diferente com meus alunos. Parabéns!
ResponderExcluirEssas crianças do vídeo são de que faixa etária?
ResponderExcluircrianças de 1 ano e meio à 2 anos.
ResponderExcluirBom dia Ivani, adorei sua ideia! Eu tenho uma turminha de 3 anos com 20 alunos, e a maioria ainda não reconhece sua letrinha. Vou usar sua ideia com eles para ver se conseguem identificar! Bom domingo!
ResponderExcluirQue bom que gostou Monica.Vá trabalhando diariamente deixando manusear e visualizar que os alunos aprendem brincando.
ExcluirComo trabalhar o nome? pego a ficha todos os dias e mostro por exemplo: Maria Faço a primeira letra de vermelho e as demais de preto e falo assim esse é o nome da Maria começa com M M de Maria e assim?
ResponderExcluirNo caso dessa atividade no maternal, o aluno é direcionado pela foto. Então coloco as fichas no chão e casa criança irá pegar a sua ficha.Na ficha eu peço para a criança mostrar para os coleguinhas apontando para a letra inicial B de Bianca. Após explorar bastante desta forma, ensino a comparar com o alfabeto na parede. Perguntado onde está a letrinha inicial da Bianca? Coloca a ficha do lado , vamos comparar? Ela acertou? Vamos bater palminhas para ela...Depois de algum tempo coloco as letras iniciais dos alunos no chão e peço para pegar a letra inicial do próprio nome e do nome de alguns coleguinhas. Esse trabalho é naturalmente um pouquinho a cada dia , sem forçar a criança pois são pequenas.Fico surpresa como aprendem e começam a visualizar as letrinhas em placas, cartazes, roupas, folhetos ...etc.As mamães chegam relatando é muito gostoso!
ResponderExcluirMuito bom! Amei.
ResponderExcluirAmei, parabéns.
ResponderExcluirAmei lindas atividades
ResponderExcluirParabéns! Gostei muito das dicas professora>
ResponderExcluir