Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Tema: Folclore
JUSTIFICATIVA:
O
saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando
assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura
e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições
de um povo.
- OBJETIVOS:
·
Estimular
a linguagem oral;
·
Conhecer
diferentes histórias/lendas.
·
Fortalecer
a musculatura
·
Conhecer músicas e
brincadeiras folclóricas.
2ª Feira: Linguagem oral e escrita.
ü Ler
o livro “A Lenda do saci”.
ü Contar
a lenda explorando as imagens.
ü Observar
que o saci só tem uma perninha;
ü Imitar
sons das personagens que saci assustou( galinhas, cavalo);
ü Trabalhar
a cor vermelha da touca do saci.
O saci (cantar
todos os dias)
CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)
O SACI VIVE
NA MATA...TÁ...
ELE
PULA.....LÁ
NUM PÉ
SÓ..SÓ..SÓ...
SE
DIVERTE...TE
O DIA
INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E
ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!
4ª Feira:Parlenda/A Noivinha do Saci
A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.
Ler o texto com entonação e fazendo gestos.
Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.
Ler o texto com entonação e fazendo gestos.
Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
Coordenação motora e equilíbrio.
Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.
5ª Feira: Linguagem
musical e expressão corporal.
Brincadeiras de roda.
Onde está a margarida.
Fui na fonte do Itororó...
6ª Feira:Auditório.
Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.
Apresentação de teatro de fantoches.Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.
Teatro folclore
(Texto curto e simples devido a
idade/maternal 1 e 2)
Saci ) olá eu sou o saci...tenho uma
perninha só.
CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)
O SACI VIVE
NA MATA...TÁ...
ELE
PULA.....LÁ
NUM PÉ
SÓ..SÓ..SÓ...
SE
DIVERTE...TE
O DIA
INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E
ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!
Sereia) Eu sou a sereia , vivo só e do
Saci tenho dó.
A IARA TÃO
FORMOSA...SA...
TOMA
SOL...SOL...SOL...
NA
AREIA..IA...
TODO
MUNDO...DO...
SE
ENCANTA...TA...
COM O
CANTO...COM O CANTO
DA SEREIA
...SEREIA!!!
Saci) A Sereia é uma menina loirinha
...loirinha! Adoro o seu cabelo.
Sereia)O Saci é um menino negro ele é
muito travesso,em uma roda de capoeira ele perdeu uma perninha.
Saci)A sereia é um encanto...ela atrai
os caçadores com o seu canto e leva-os para o fundo do mar..para nunca mais
voltar!
Sereia) O saci é um pouco
assustador,brincando ele causa terror. Ele assusta a vovó...assusta as galinhas
no galinheiro...assusta e dá nó no rabo dos cavalos e sai fumando o cachimbinho
e pulando numa perna só.
Sereia) Adeus o saci!!!
Saci) Adeus o sereia!!!
Todos) Adeus
companheiros, vamos brincar e curtir o folclore o ano inteiro.
Cantar musicas diversas...
POMBINHA
BRANCA
Pombinha
branca, que está fazendo?
Lavando a louça pro casamento
A louça é muita, sou vagarosa
Minha natureza é de preguiçosa
Pombinha branca, que está fazendo?
Lavando a louça pro casamento
Passou um homem
De terno branco
Chapéu de lado
Meu namorado
Mandei entrar
Mandei sentar
Cuspiu no chão!
Limpa aí seu porcalhão!
Lavando a louça pro casamento
A louça é muita, sou vagarosa
Minha natureza é de preguiçosa
Pombinha branca, que está fazendo?
Lavando a louça pro casamento
Passou um homem
De terno branco
Chapéu de lado
Meu namorado
Mandei entrar
Mandei sentar
Cuspiu no chão!
Limpa aí seu porcalhão!
Avaliação: A avaliação acontecerá durante toda a semana através de diálogos, observação e registro.
Profª Ivani seu plano de aula está ótimo, parabéns está muito bom de se trabalhar. Sucesso.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirMuito bacana.
ResponderExcluirVou trabalhar folclore com meus alunos.Amei esse plano de aula. Obrigadaaaaa
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirShowww
ResponderExcluirParabéns! Está maravilhoso esse plano de aula. Obrigada
ResponderExcluir