Projeto Sensações
"Aquilo que os bebés vêm e cheiram faz com que estabeleçam relações no seu cérebro, em especial se as sensações sensoriais ocorrerem de uma forma carinhosa, consistente e previsível."
Justificativa
Nos primeiros dias de vida os bebês iniciam seu processo de reconhecimento do mundo. Cada experiência é fundamental para seu desenvolvimento (físico, motor, psicológico, social), os estímulos se tornam essenciais nesse período.
O contato com o mundo se estabelece através dos sentidos. Pouco a pouco o bebê reage a sua percepção sensorial, começa a identificar sons, a se atrair pela luminosidade. Estas são os primeiros contatos que o bebê estabelece com o mundo.
Sendo assim, é relevante o trabalho com sensações no berçário, num sentido de fornecer estímulos para a aprendizagem dos bebês.
Objetivos
ü Desenvolver a percepção sensorial dos bebês
ü Facilitar o processo de relação/interação com o mundo.
Apresentação
A educação sensorial compreende os seguintes eixos:
ü Visual
ü Auditiva
ü Tátil
ü Olfativa
ü Gustativa
As atividades propostas para o desenvolvimento deste projeto serão desenvolvidas com base nos eixos citados acima, respeitando a idade e desenvolvimento das crianças.
A realidade atual do berçário de nossa escola é a seguinte:
ü Numero de alunos: 13
ü Idades: entre 4 meses a 1 ano e 9 meses
ü Brinquedos existentes: pouca quantidade e não adequados às necessidades cognitivas das crianças.
ü Dificuldades: Falta de recursos financeiros para compra de materiais pedagógicos, espaço físico inadequado.
Acreditamos que mesmo diante de obstáculos precisamos criar estratégias para estimular nossos alunos. Daí surgiu a idéia de um projeto que priorizasse a aprendizagem através da educação sensorial.
Metodologia
O projeto terá início em outubro de 2008 e decorrerá até o final do ano. As atividades serão desenvolvidas paralelas aos demais conteúdos fundamentais para o trabalho com o berçário.
Os materiais utilizados serão adaptados, visto a falta de material existente.
As atividades a serem desenvolvidas serão:
ü Lanterna
ü Espelho
ü Bebê rolando
ü Macarrão
ü Partes do corpo
ü TV
ü Bolas na banheira
ü Gelatina
ü Esconde-esconde
ü Empilhar
ü Potes
ü Chapéu
ü Bolha de sabão
ü Leitura de histórias
ü Cobertor
ü Sons (arroz dentro de um pote)
ü Cores (fundo de duas garrafas pet)
ü Encaixes
ü Túnel
ü Bola
ü Trenzinho
ü Estica e encolhe
ü Relaxamento
ü Mímica
ü Circuito
ü Pintura no corpo
ü Caras e caretas
Observação:
ü As atividades estão descritas nos anexos
ü Os materiais utilizados nas atividades acima podem ser confeccionados com materiais de fácil acesso como PET, potes, caixas de leite.
ü Os objetivos estão descritos nas atividades.
Avaliação
A avaliação ocorrerá em processo contínuo, através de observação e registro pela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário