Plano de aula semanal para educação infantil
Professora Andreia.
Professora Andreia.
Livro trabalhado na semana.
Os Sete Cabritinhos
Eixos:
Ø Linguagem oral e
escrita
Ø Matemática
Ø Artes
Ø Música e
movimento
Ø Formação
social e pessoal
Ø Natureza e
Sociedade
Histórias com engano!!!
Histórias com engano!!!
A história " Os Sete Cabritinhos" é uma história com engano. Por meio das histórias com engano,
podemos estimular o entendimento de que, assim como na vida real, os
personagens realizam ações com determinada intenção. Narrativas com personagens
bem caracterizados favorecem o desenvolvimento da capacidade de se colocar no
lugar do outro para entender suas ideias, seus propósitos, desejos e
pensamentos. Ao ler esse tipo de história, as crianças interpretam que alguém
está enganando quando diz uma coisa, mas pensa outra. À medida que lerem esse
tipo de texto, elas serão capazes de entender a diferença entre ação e
intenção.
Objetivos:
Ø Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
Ø Incentivar o respeito aos colegas
Ø Trabalhar contagem e recitação de números até 7
Ø Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
Ø Realizar o reconto
Metodologia:
Atividades
que repetem diariamente. (Acolhimento no pátio com oração e músicas diversas,
rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e
tempo, Leitura da história trabalhada na semana, cartazes, rótulos e
alfabeto...).
Acolhida:
Cantar música de Boa Tarde.
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Boa tarde, coleguinha, como vai? Faremos o
possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Na
rodinha:
Ø
Conversar como foi o final de semana... Onde foram, o que
fizeram (...)
Ø
Entrega dos Crachás: Sentados em roda, com
os crachás no centro... cantar:
Ø
Leitura de cartazes, rótulos, alfabeto...etc.
Se Eu
Fosse Um Peixinho…
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Ø Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu
crachá; caso ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora
intervirá neste momento.
Ø Cantar até que todas
as crianças estejam com o crachá.
Ø A professora
também deverá usar o crachá.
Quantos
somos? Ainda
com os alunos em círculo perguntar:
· Quantos
alunos vieram hoje?
· Vamos
contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um (um...dois...três...)
· Vieram
mais meninas ou mais meninos?
· Quantas
meninas?
· Quantos
meninos?
Neste momento poderá sugerir que façam uma
fila de meninos e uma de meninas de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a
maioria (tem um a mais...dois a mais... e assim sucessivamente).
Calendário: A noção de tempo é
difícil para essa idade, mas podemos trabalhar com música e falar em qual
dia da semana estamos.
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Os dias da semana pra ninguém se atrapalhar.
(BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Hoje
é segunda feira!!!
Ajudante
do dia: Escolher
na sala.
É
interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral
e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.
Tempo: Conversar sobre
o tempo:
· Como
está o tempo hoje?
· Está
com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir
lá fora e olhar o céu.
· O
que nós vestimos quando está calor?
· E
quando está frio?
Cantar
música do tempo.
Como
está o tempo?
Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai chover...
Se o céu está limpinho
Bem limpinho!!!
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de solzinho.
Se o céu está com nuvem
Bem com nuvem
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de chuvinha.
2ª feira: Linguagem oral e escrita
ü Apresentar
o livro começando pela capa e falando sobre o autor e ilustrador.
Ler
a história: Leitura deleite “Os Sete Cabritinhos”
Após ser lida a história, realizar a exploração oral do
texto:
ü Por
que a mamãe cabra disse pra não abrir a porta para ninguém?
ü Por
que o lobo queria comer os cabritinhos?
ü O que você achou da atitude da mamãe cabra?
ü O
Lobo mentiu na história, por que ele fez isso? É certo mentir?
Atividade em folha:
Desenho da Parte da história que mais gostou.
3ª
feira - Matemática (Pensamento Matemático)
Contar
a história novamente. Os alunos apreciam ouvir a mesma história
várias vezes, assim eles apaixonam pelo texto e personagens e conseguem
realizar o reconto com precisão e autonomia.
Explorando
a matemática!!!
Utilizando materiais manipulativos para
realizar a contagem seriar e classificar.
ü Quantos cabritinhos são ao todos na história?
ü Quantos
lobos?
ü Quantos ficaram presos no relógio?
ü Há
diferença no tamanho deles?
ü Problemas
matemáticos envolvendo os personagens do texto.
ü Atividades
de classificação e seriação (individualmente)
Observar se os alunos já tem noção de tamanhos pequeno, médio e grande. Caso já venceram essa etapa ir acrescentando mais personagens 5 cabritinhos, 7 cabritinhos...
4º
feira- Natureza e Sociedade
ü Conversar
com os alunos sobre onde se passa a História dos Cabritinhos.
ü Qual
as Características do local?
ü Qual
a alimentação dos Cabritinhos? Herbívoros ou Carnívoros?
ü Que
tipo de alimentos a mamãe cabra foi comprar? Milhos são alimentos saudáveis?
Atividade
Escrita: Elaborar uma lista coletiva dos nomes dos personagens LOBO...CABRA....CABRITINHOS.... Registrar no caderno de
atividades.
Artes:Colagem
Filme:Assistir ao filme" O Lobo e Os sete cabritinhos"
Estabelecer relações entre o filme e o
livro.
Ø Quais
as semelhanças e diferenças?
Ø Ao assistir
ao filme você lembrou de outras histórias? Quais?
Ø As
diferenças mesmo sendo o menor, o cabritinho caçula foi quem ajudou os demais,
tamanho é documento?
Ø Que
tarefas as crianças pequenas também podem ajudar em casa?
5º
Feira- Visitando um sítio, as cabras e seus cabritinhos!
Se houver a possibilidade é interessante visitar um espaço com animais estabelecendo uma conexão com a realidade(Sentir a textura ,ver se alimentando, tirando leite...etc).
Se houver a possibilidade é interessante visitar um espaço com animais estabelecendo uma conexão com a realidade(Sentir a textura ,ver se alimentando, tirando leite...etc).
Música
e movimento:Cantar fazendo gestos!
Brincadeiras!!!
-No pátio,brincar de cabra cega com as crianças.
_ Pode brincar também de pega pega, o pegador será o lobo tentando pegar os cabritinhos e a mamãe cabra tentará libertá-los.
6º
Feira- Dramatização da história
Após trabalhar a história durante a semana, organizar um
momento no pátio para fazer a dramatização da mesma. Convidar outras turmas
para assistir/apreciar.
Reconto
feito pelas crianças: Entregar o livro e deixar os fantoches a disposição, para a criança realizar o
reconto individual da história. A professora poderá atuar como escriba e o
registro fará parte do portfólio do aluno.
Avaliação:
Avaliar a participação, se houve interação/socialização, se conseguiram
participar oralmente, respondendo e/ou fazendo perguntas, estabelecendo uma conexão com a realidade, realizando recontos...Os registros do reconto e desenhos poderão
fazer parte do portfólio.
#professoraivaniferreira
#professoraivaniferreira
Parabéns Andreia .Seu plano de aula me ajudou muito!
ResponderExcluirAmeiiii...obrigada por compartilhar. Claudinha
ResponderExcluirMuito rico seus planos ,eu particularmente amo todos e muito obrigado por compartilhar
ResponderExcluirFicou perfeito! Amei!!!
ResponderExcluiramei . parabéns
ResponderExcluirAtividade perfeita, amei!
ResponderExcluir