(Estágio)
PLANO DE AULA – 1a AULA
CONTEÚDO: “Percebendo e manuseando números”
OBJETIVOS:
· Levar a criança a
entender a importância dos números em seu cotidiano.
· Desenvolver a
percepção tátil.
· Proporcionar
momentos de interação.
· Desenvolvimento das
habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Roda de conversa sobre a importância dos números no cotidiano das
pessoas; Mostrar para a criança algumas situações em que os números são
utilizados; Percepção tátil, usando números móveis. Na rodinha de conversa,
distribuir para cada criança o número 0 dos números móveis, pedir a eles olhem
atentamente e que em seguida passem o dedo sobre ele. Os demais números,
também, foram entregues até o número 9 e foi sugerido o mesmo. Vale lembrar que
essa turma de 1o Período compõe-se de 7 alunos e a
escola dispõe alfabetos e números móveis de encaixe. Atividades com
números: colagem.
RECURSOS METODOLÓGICOS: uso de dois dos órgãos dos sentidos
(audição e tato),caixa tátil, atividades xerocopiadas, cola, lantejoulas,
bolinhas de crepom.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da
observação do interesse das crianças e registros durante as atividades
propostas.
PLANO DE AULA – 2a AULA
CONTEÚDO: “Brincando de tracejar números de 0 a 4”.
OBJETIVOS:
· Desenvolver na
criança competências na escrita dos números.
· Explorar o
movimento corporal.
· Desenvolvimento das
habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da escola, números com giz. Para esta atividade
serão usados dois dados (um contendo números de 0 a 4 e outro contendo números
de 5 a 9). Neste primeiro dia de atividade no pátio será usado o dado que
contém os números de 0 a 4. A dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para
cada um dos alunos, por vez, para que jogue e o número que sair ele deverá
caminhar sobre ele por três vezes. Na volta para a sala de aula os alunos
deverão realizar atividades de colagem e pintura.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Dados, giz, atividades
xerocopiadas, lápis, borracha, palitos de sorvete, cola branca e tinta guache.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e
processual por meio da observação do interesse das crianças e registros da
participação nas atividades propostas.
PLANO DE AULA – 3a AULA
CONTEÚDO: “Brincando de tracejar números de 5 a 9”.
OBJETIVOS:
· Desenvolver na
criança competências na escrita dos números.
· Explorar o
movimento corporal.
· Desenvolvimento das
habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da escola, números com giz. Para esta atividade
serão usados dois dados (um contendo números de 0 a 4 e outro contendo números
de 5 a 9). Neste segundo dia de atividade no pátio será usado o dado que contém
os números de 5 a 9. A dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para cada um
dos alunos, por vez, para que jogue e o número que sair ele deverá caminhar
sobre ele por três vezes. Na volta para a sala de aula os alunos deverão
realizar atividades de colagem e pintura.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Dado, giz, atividades
xerocopiadas, lápis, borracha, bolinhas de papel colorido, cola branca e tinta
guache.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e
processual por meio da observação do interesse das crianças e registros da participação
nas atividades propostas.
PLANO DE AULA – 4a AULA
CONTEÚDO: “Fazendo arte com os números”.
OBJETIVOS:
· Desenvolver na
criança competências na escrita dos números.
· Desenvolvimento das
habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Jogo de boliche dos números 0 a 9, qual o número que foi
derrubado, em seguida oficina de artes. Serão distribuídas folhas imprimidas
com números 0 a 9 para que os alunos coloram com lápis de cor, colem
lantejoulas e escrevam, no espaço indicado, os números com lápis de cor.
Cada número será colorido com a cor que for ditada.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Atividades com números, lápis de cor,
cola e lantejoulas.
PROPOSTA DE
AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da
observação do interesse das crianças e registros da participação nas atividades
propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário