Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 11 de novembro de 2018

PLANO DE AULA: ESQUEMA CORPORAL


ESTAGIÁRIA :SILVIA                 PERÍODO: MATERNAL 3           


 CONTEÚDO: Esquema corporal

·         Partes do corpo
·         Funções do corpo

- OBJETIVOS:

ü Levar as crianças a refletirem sobre a importância de cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com respeito.
ü Conhecer as funções corporais.

- DURAÇÃO: 4 horas

- METODOLOGIA:

1º Momento: Conversando sobre o corpo.

    Solicitar que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira (material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.(O boneco tem...cabeça...corpo...pernas...)
   Colocar um aluno de pé e falar sobre as partes do corpo da criança.
   Conversar com as crianças sobre as partes do corpo, deixar que eles nomeiem livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte, levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante no nosso corpo.

2º Momento: Diante do espelho

    Diante de um espelho , solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo, e que de frente a um espelho ir nomeando cada parte. Da mesma forma tocar o colega.

3º Momento: Brincando de cabra cega

Para finalizar, brincar de “Cabra cega”. A criança tentará adivinhar quem é o colega pelo tato.
  Momento:Quebra cabeça com as partes do corpo.

Montar o quebra cabeça com as partes do corpo.

- RECURSOS :  Boneco de madeira e espelho,quebra cabeça.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:

 Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações .


Nenhum comentário:

Postar um comentário