ESTAGIÁRIA
:SILVIA PERÍODO: MATERNAL 3
Objetivos:
·
Desenvolver o raciocínio lógico matemático
·
Observar e comparar quantidades
·
Realizar contagens (até 5).
Oração
e acolhida
Música:
Bom dia coleguinha como vai?
Conversa informal
Rodinha:
ü
Cartazes
(calendário, ajudante do dia, tempo, casinha de numerais)
ü
Nomes
próprios. Utilizando o cartaz de pregas, fazer a chamada explorando cada nome.
Letrinha inicial, quantidade de letras.
ATIVIDADE: RACIOCÍNIO LOGICO
MATEMÁTICO.
Metodologia
Quantidades contínuas e descontínuas
1º
MOMENTO: CONTÍNUAS
(São atividades que não
podem ser contadas. São feitas utilizando medidas como comprimento, altura,
massa, líquido...)
MASSINHA
DE MODELAR!
Fazer junto aos alunos uma
receita de massinha de modelar.
Antes realizar alguns
questionamentos utilizando medidas (colheres, copos para medir não para contar)
Usar colheres de diferentes
tamanhos para pegar a farinha.
Perguntar onde tem mais
farinha? Onde tem menos?
Pegar pouca farinha, muita farinha...
Utilizar 2 colheres de sopa
e perguntar...e agora alguma colher está com mais farinha? Estão com a mesma
quantidade? O que acham?
Usar um copo pequeno e um
grande, colocar a água e perguntar onde tem mais e onde tem menos. Enfim...ir
fazendo questionamentos.
Dividir a massinha em duas
partes. Colorir um pouco de cor de rosa e a outra parte verde.
Colocar corante observando a
tonalidade. Se eu colocar pouco corante a massinha ficará com a cor mais suave.
Se colocar muito corante ficará mais escura, mais colorida.
Dividir duas bolas de
massinha entre 2 alunos, dando uma bolinha maior para o aluno A e uma menor
para o aluno B. Esperar o questionamento natural. Geralmente reclamam que o
outro colega recebeu mais. Depois ir distribuindo um pouco de massinha para
cada aluno.
Brincar de fazer cobrinhas
com a massinha. Cobrinhas grossas e cobrinhas finas e perguntar qual é
maior/menor... qual é grossa/fina...qual é comprida/curta.
2º
MOMENTO: ATIVIDADES DESCONTÍNUAS
(São quantidades que podem
ser contadas, pois se separam em unidades).
Propor aos alunos que
brinquem com a massinha de modelar.
Vamos fazer ovinhos? Agora vamos
contar os ovinhos?
Agora são 3 para você e 3
para mim. Organizar na mesa fazendo a correspondência 1 a 1. Depois aumentar os
espaços entre si e perguntar e agora alguém tem mais?
Aumentar e diminuir
quantidades.
Brincar livremente e modelar com a massinha,
conversando sobre o que está fazendo.
3º MOMENTO: Relaxamento
com música.
Recursos:
Farinha
de trigo, corante, água, sal e álcool.
Avaliação
ü Avaliação
coletiva sobre as atividades do dia.
ü Observar
as respostas dos alunos relacionadas a contagem e conservação de
quantidades/massa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário