Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

segunda-feira, 18 de março de 2019

Plano de aula : Dia Mundial da água (sequência didática)

#Brumadinhoesseémeulugar!
#professoraivaniferreira

          “A Semana Mundial da Água”


       A equipe da Emei Nair das Graças Prado, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças.
Objetivos:
- Compreender a importância da preservação da água;
- Conhecer meios para evitar o desperdício adotando bons hábitos;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade.
- Estimular a curiosidade natural da criança.

 1º Momento: Atividades de rotina.

  • Rodinha , entrega de crachás, explorando a letra inicial do nome. Leitura de cartazes e conversa informal sobre a água. Em quais circunstâncias usamos a água diariamente...Alguém tomou água hoje? Lavou as mãos. Deu descarga no banheiro...escovou os dentes... 


 Preparação para a história.

E agora minha gente
uma história eu vou contar
uma história bem bonita
toda a gente vai gostar

tre-lê-lê
tra-la-lá
tre-lê-lê-lê
tra-la-la-lá

Contar a história “A Gotinha Plim Plim de

  Apresentar a capa, fazer a leitura das imagens: Assim que for passando as páginas do livro, pedir aos alunos que fale o que estão observando através das ilustrações.

     História: A Gotinha Plim Plim de Gerusa Rodrigues Pinto











 Realizar a interpretação oral da história.
  •  Quem era Plim Plim?
  • Onde ela morava?
  • O que o vento fez para Plim Plim descer da nuvem?
  • Onde Plim Plim caiu? Ela gostou?
  • O que acontece com a gotinha no final da história?


2º Momento: Linguagem Musical
 Músicas diversas.

Escolher a música que as crianças mais gostarem para uma dramatização e dança.

 A Gotinha Plim Plim



A chuva Plim Plim de Letícia Vaz





PLIM-PLIM   - LETÍCIA VAZ

PLIM, PLIM, PLIM
PLIM, PLIM, PLIM
A CHUVA CAI LÁ FORA E EU CANTO ASSIM (2X)

QUANDO ESTÁ CHOVENDO NÃO FICO TRISTE NÃO
A CHUVA É IMPORTANTE PRA TODA A CRIAÇÃO
AS PLANTAS VÃO CRESCENDO CONFORME A CHUVA CAI
ENQUANTO ESTÁ CHOVENDO EU BRINCO COM PAPAI
                          ----
DEUS PENSOU EM TUDO QUANDO NOS CRIOU
FEZ O CÉU E O MAR PARA O SEU LOUVOR
TODA A NATUREZA SE RENDE AO QUE ELE FEZ
ENTÃO VAMOS CRIANÇAS CANTAR MAIS UMA VEZ ?

                              ---


A  Água - Cristina Mel





A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear


Conversar sobre as coisas que fazemos diariamente utilizando a àgua.

Recontar a história ...

 3º momento: Artes!

- Pintar pratinhos para fazer artes com peixinhos.

-  Ao montar  a arte,colando os peixinhos na bandeja , trabalhar o dentro e fora(limite/espaço)

- Expor a arte em sala ou no pátio.


-  conversar na rodinha sobre a importância da água em nossa vida.


  4 º momento: Atividade gráfica

Ler o texto, colorir e fazer colagens.



   Ensaio/ Dramatização da História .
    A Gotinha Plim Plim


 5º momento:: Auditório.


Com todas as crianças reunidas no pátio da escola,iniciar um questionamento sobre a conscientização da importância da água em nossas vidas, como por exemplo:


  Para que serve a água ?
 Nós podemos desperdiçá-la?
 Em que ações utilizamos a água em nosso dia-a-dia?
  
Prece pela água.

Realizar preces para que não falte água em nosso planeta.

 Papai do Céu...

  Nós lhe agradecemos
 pela maravilhosa àgua
 que recebemos diariamente.
 Pedimos para que ela nunca falte para nós
 Nem para nenhuma criança deste mundo.
              Amém!!!


Em seguida, deixar as crianças tocar na água, não somente para sentí-la, mas também como forma de respeito a essa substância que dá vida e pureza.

Servir gelatina azul para as crianças (tutti frutti)





Apresentações artísticas!

Mensagem: Os alunos levarão uma mensagem para as famílias. 

                                                 ÁGUA UM BEM PRECIOSO !!!


Avaliação: Avaliar a participação, o entrosamento e observar as atitudes no dia-a dia.



Anexo:




MÚSICA:  MEIO  AMBIENTE  (AUTOR DESCONHECIDO)
EU SÓ TENHO
ESTE MUNDO PRA
MORAR E PRA CRESCER...
SE EU NÃO CUIDO
DESTE MUNDO
ONDE É QUE
EU VOU VIVER?

SE EU NÃO CUIDAR DA TERRA
QUE SERÁ DA PLANTINHA?
QUE  SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA TERRA
QUE SERÁ DE MIM?

SE EU NÃO CUIDO DO AR
QUE SERÁ DA AVEZINHA?
QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DO AR
QUE SERÁ DE MIM?

SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA
QUE SERÁ DO PEIXINHO?
QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA
QUE SERÁ DE MIM?

PRESERVAR A NATUREZA
É RECONHECER O VALOR DA VIDA!
        


2 comentários:

  1. Amei esse plano de aula professora Ivani sempre nos ajudando com suas brilhantes ideias .Obrigada

    ResponderExcluir
  2. o plano está excelente.Parabens!

    ResponderExcluir