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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 21 de março de 2019

Projeto:Brumadinho : Esse é meu lugar!


PROJETO INSTITUCIONAL – 2019 

TEMA: Brumadinho: “esse é meu lugar!”



LEMA: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO: UNIDOS EM PROL DA NOSSA BRUMADINHO.

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a tragédia ocorrida no município de Brumadinho em 25 de janeiro de 2019 e baseado na necessidade de se trabalhar sobre Educação Ambiental prevista na grade curricular de ensino (temas transversais) e também observando o Programa Saúde na Escola, instituído pelo governo federal para as secretarias de saúde dos municípios, os representantes da Educação, Saúde e Meio Ambiente, decidiram em reunião que a forma mais organizada de se trabalhar causas, consequências, atitudes, ações e orientações que desemboquem num novo olhar sobre o município e suas necessidades em todos os campos sociais seria através de um projeto pedagógico com o  envolvimento conjunto com as secretarias citadas.

OBJETIVOS:

Geral:
·         Desenvolver ações pedagógicas em parceria com as secretarias de meio Ambiente e Saúde através de um projeto que possibilite o espírito de solidariedade, respeito mútuo compreendendo a ajuda humanitária, a fim de desmistificar os efeitos impactantes, tanto para o meio ambiente, quanto para o homem, causadores de sofrimentos à comunidade Brumadinhense elevando a autoestima tão esfacelada pela tragédia de 25 de janeiro de 2019.

Específicos:
·         Ampliar o entendimento das comunidades em relação à gravidade da tragédia de 25 de janeiro de 2019 bem como suas consequências/impactos ambientais e humanos na vida de todos.
·         Ampliar a coleta seletiva com base no entendimento de que tais ações compartilhadas ajudem a ASCAVAP e o meio ambiente;
·         Atrelar a higiene geral – corpo, ambiente e mente com a prevenção de doenças corporais e emocionais.
·         Destacar a alimentação saudável como forma de fortalecimento corporal e longevidade;
·         Explorar a importância da família na vida das crianças/adolescentes como direcionamento de extrema necessidade para se criar um cidadão consciente capaz de discernir ações que o levam para a derrota ou o sucesso;
·         Refletir e aprofundar sobre ações que contribuam com a eliminação do mosquito Aedes Aegypti (área urbana), Haemagogus e o Sabethes (área silvestre);
·         Aumentar a participação dos familiares nas atividades desenvolvidas dentro da escola na busca de uma boa política pública nos projetos sociais de interesse amplo;
·         Divulgar a necessidade de uma cultura de PAZ em todos os setores da vida tendo embasamento as dificuldades observadas nas relações humanas, sejam na família, no trânsito, no trabalho, na religião e na escola;
·         Trabalhar valores éticos que possibilitem a transformação do comportamento negativo a favor do positivo expandindo a cultura da cooperação, solidariedade, visando a prática do respeito mútuo;
·         Conscientizar a comunidade escolar sobre as questões relativas ao pós – tragédia ambiental e humana: traumas, perdas, doenças, esfacelamento familiar, mortandade dos peixes, “morte” do rio Paraopeba, dentre outros, que se fizerem necessário dentro da realidade de cada escola;
·         Despertar nas crianças/adolescentes e seus familiares o interesse por questões humanitárias através de tarefas gincaneiras de cunho social;
·         Ampliar a leitura, escrita, produção de desenhos e textos diversos que reproduzam conhecimentos sobre Brumadinho bem como o ocorrido em 25 de janeiro de 2019;
·         Sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do meio ambiente para a vida buscando sua preservação ou sua revitalização quando necessário;
·         Capacitar profissionais das diversas áreas do município para que possam trabalhar com mais entendimento na amenização do trauma geral sofrido pela população Brumadinhense em relação à tragédia da vale.

Desenvolvimento:

O projeto será desenvolvido pelas escolas do município através de atividades pedagógicas dentro das disciplinas da base comum e diversificada da grade curricular.
Serão atividades variadas condizentes com a realidade de cada escola no que tange às suas necessidades particulares e de atividades comuns dentro da gincana educacional/ambiental que contempla diversas tarefas competitivas e também dos eixos temáticos dentro do Programa Saúde na escola.
Como forma de registro a curto e em longo prazo, é objetivo do projeto a confecção de um jornal ou até mesmo um livro para que fique memorizado a importância do desenvolvimento deste projeto no município, assim como, os resultados alcançados diante da parceria entre as secretarias executoras.
O projeto visa:
·         Sensibilização da população Brumadinhense quanto as perdas ambientais e seus impactos a curto, médio e longo prazo em vários setores do município: agricultura, saúde, comércio, turismo... e viabilizar junto a empresa causadora do desastre, recursos para reparação dos danos causados;
·         Formação de professores dentro de campos apontados pelo corpo docente diante das necessidades pós - tragédia e/ou outros que se fizerem necessários para o melhor acolhimento e acompanhamento das crianças/adolescentes do município;
·         Cursos, oficinas e palestras direcionadas tanto aos funcionários municipais das citadas secretarias como para a comunidade escolar;
·         Fortalecimento da autoestima dos profissionais das secretarias envolvidas para que o município tenha sempre resultados positivos com relação a amenização do impacto sofrido na cidade pela tragédia do dia 25 de janeiro.
·         Desenvolvimento das tarefas apresentadas pela secretaria do meio ambiente relativas à gincana sócioambiental.
·         Aprimoramento dos eixos de trabalho apresentados pelo Programa Saúde na Escola, que deverão ser desenvolvidos com o intuito de visão globalizada do indivíduo, já que o mesmo trata de eixos coletivos, individuais e emocionais.
·         Leituras de textos e livros diversificados que levem ao entendimento dos traumas existentes na cidade de forma global ou mesmo os mais individualizados dentro da comunidade escolar ou somente dentro da instituição educacional. Cada escola poderá desenvolver projetos menores dentro deste que atinjam sua necessidade específica.
·         Conscientização dos moradores da cidade de Brumadinho da necessidade do trabalho conjunto de todas as áreas (ambiental, social, educacional, saúde, esportista, governamental) para superação dos problemas causados pela tragédia do dia 25 de janeiro de 2019.

TRANSVERSALIDADE DO PROJETO COMO MEIO AMBIENTE

Todo o projeto desenvolvido terá como eixo principal o impacto ambiental, gerador de vários outros efeitos negativos na vida do cidadão de Brumadinho – traumas, perdas humanas, financeiras, patrimoniais, emocionais, acarretamento de doenças diversas, poluição das águas e do solo, epidemias, “morte” do rio Paraopeba dentre outros que poderão aparecer ao longo dos dias.

Para o Programa Saúde na Escola serão desenvolvidos os eixos abaixo de acordo com o cronograma de cada escola, desde que sejam vencidos todos os eixos no âmbito municipal:

1º EIXO: DENGUE – COMO COMBATER?? (Obrigatório para todas as escolas)

Sugestão de atividade: Plantação de crotalária e citronela.

  2º EIXO: HIGIENE: SUA VIDA COM SAÚDE

  Sugestão de atividade: palestras sobre piolho, CC, chulé, distribuição de remédio para piolho, saúde bucal e também trabalhos dentro da higiene emocional (palestras, oficinas, terapias alternativas...)

3º EIXO: ATIVIDADE FÍSICA/CORPORAL

Sugestão de atividade: medição de pressão, atividades coletivas com funcionários das escolas, controle de obesidade das crianças,...
 A musica como terapia!

        4º EIXO: POR UMA CULTURA DE PAZ – NECESSIDADE MUNDIAL


          Sugestão de atividades: Palestras diversificadas dentro do contexto de cada escola.
     explorar atividades que ressaltem a não violência (reportagens, filmes de cunho solidário / amor pelo próximo, notícias, bons exemplos da cidade...) Trabalhos com os pilares da ética.

5º EIXO: A FAMÍLIA NO PROCESSO DE EDUCAR

OBS: Este eixo também deve ser trabalhado nas reuniões de pais.
Sugestão de atividades: Apesar da sensibilidade do assunto, deve-se pensar em formas de trabalhar sobre o esfacelamento de muitas famílias pós- tragédia da Vale.
É importante também ressaltar sobre a importância da criação dos filhos dentro de valores e regras éticas para uma boa convivência nas relações humanas.

6º EIXO: COMPETÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS

Sugestão de atividades: Formação psicoeducativas, práticas e habilidades sócioemocionais em sala de aula.

Para o trabalho socioambiental, será seguido o regulamento da gincana que consta no anexo. As tarefas possuem teor pedagógico que pode ser desenvolvido dentro das disciplinas de cada série.

CULMINÂNCIA: A culminância do projeto será com premiação na gincana socioambiental no mês de outubro onde serão computados os resultados das tarefas.
Entrega de kits de educação física para cada escola participante (caso seja conseguido o patrocínio).
Outra apresentação/exposição será através da mostra literária das escolas prevista no Calendário Escolar Municipal.


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