Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 26 de março de 2019

Plano de aula - Dia do Circo



            Tema: Circo


Objetivos:
- Informar-se sobre o tema circo;
- Ouvir diferentes histórias e relatos sobre circo/palhaço;
- Desenvolver a criatividade;
- Brincar, dançar e  se alegrar nesta data.

1º Momento: Linguagem Oral e Escrita

        Quem Roubou a Alegria do Palhaço?
- Ler a história fazendo as adaptações necessárias para a idade e para atrair a atenção dos pequenos.
- Conversar sobre alegria , tristeza explorar expressões faciais.


2º Momento: Matemática
- Montar palhacinho usando os blocos lógicos

3º Momento: Artes  Visuais
 Confeccionar cartaz com o tema .
- Confeccionar palhacinho enroladinho.


4º Momento:Música/corpo e movimento.
  Cantar  de dançar ouvindo músicas diversas.



4º Momento: História com movimento

- A FUGA DO PALHAÇO

ERA UMA VEZ UM PALHACINHO QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.
RESOLVEU, ENTÃO, FUGIR PARA UMA FLORESTA.
ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE NEM SAPO (SALTAR)
NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG) NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRÁ-LA. EMPURROU, EMPURROU (EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO.
MAS ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR)

PALHACINHO QUE ESTAVA MUITO TRISTE. ELE ESTAVA CANSADO DE FICAR NO CIRCO.
RESOLVEU, ENTÃO, FUGIR PARA UMA FLORESTA.
ELE ARRUMOU O CABELO E SAIU MUITO CONTENTE PULANDO QUE NEM SAPO (SALTAR)
NA FLORESTA HAVIAM MUITAS ÁRVORES E O PALHACINHO IA CONTORNANDO TODAS ELAS. (ZIG ZAG) NO MEIO DO CAMINHO O PALHACINHO TEVE QUE ATRAVESSAR UM RIO, ENTÃO ELE PEGOU UM BARCO E SAIU REMANDO, REMANDO (REMAR SENTADO) QUANDO CHEGOU NA OUTRA MARGEM ELE ENCONTROU UMA ENORME PEDRA ATRAPALHANDO SEU CAMINHO. O PALHACINHO COMEÇOU A EMPURRÁ-LA. EMPURROU, EMPURROU (EMPURRAR) ATÉ QUE ELA SAIU DO CAMINHO.
MAS ADIANTE HAVIA UMA CERCA BEM NO LUGAR ONDE O PALHACINHO DEVERIA PASSAR. O QUE FOI QUE ELE FEZ? PASSOU POR BAIXO DA CERCA (RASTEJAR)
DO OUTRO LADO DA CERCA HAVIA UM CANGURU E O PALHACINHO RESOLVEU IMITÁ-LO. (SALTAR COMO UM CANGURU.) ENQUANTO ELE IMITAVA O BICHINHO, AVISTOU UM PASSARINHO E RESOLVEU IMITAR UM CANGURU VOADOR (PULAR E BATER COM OS BRAÇOS) MESMO BRINCANDO, O PALHACINHO COMEÇOU A FICAR CANSADO. SEU PEZINHO DOÍA E ELE RESOLVEU CAMINHAR SÓ COM O PÉ DIREITO PARA DESCANSAR O OUTRO (PULAR COM O PÉ DIREITO), DEPOIS SÓ COM O PÉ ESQUERDO (PULAR COM O PÉ ESQUERDO). A NOITE CHEGAVA RÁPIDO E O PALHACINHO CANSADO COMEÇAVA A FICAR COM MEDO. A ÚNICA COISA QUE ELE QUERIA AGORA ERA VOLTAR PARA O CIRCO.
ELE COMEÇOU ENTÃO A VOLTAR PELO MESMO CAMINHO.
ELE CONTORNAVA AS ÁRVORES BEM DEVAGAR, POIS ESTAVA MUITO CANSADO. (ANDAR EM ZIG ZAG BEM DEVAGAR), SUA GARGANTA DOÍA E ELE FAZIA ASSIM (RESPIRAR OFEGANTE) O SONO CHEGAVA DEPRESSA E O PALHACINHO NÃO CONSEGUIA MANTER OS OLHOS ABERTOS POR MUITO TEMPO (PISCAR). NESTE MOMENTO ELE AVISTOU O CIRCO E COMEÇOU A OUVIR O RISO DAS CRIANÇAS.
O PALHACINHO JÁ NÃO SE SENTIA MAIS CANSADO, NÃO TINHA MEDO NEM SONO. ELE COMEÇOU A RESPIRAR FUNDO E BEM DEVAGAR, AFINAL ELE ESTAVA EM CASA. (EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO).

  Hora de brincadeiras com o palhaço.

 - Pintura de rosto
-  Sessão de fotos
-  Pipoca

Avaliação: A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário