Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 24 de março de 2019

PROJETO DE MÚSICA - EDUCAÇÃO INFANTIL

 MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - MATERNAL3

    Semeando amor através da música.


    A música tem a capacidade de alegrar, sensibilizar, curar e transformar!

INTRODUÇÃO:

“Tendo em vista a tragédia ocorrida no município de Brumadinho em 25 de janeiro de 2019 e pensando do bem estar físico, mental e emocional de nossas crianças estamos dando ênfase ao trabalho com músicas na educação infantil”.

A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento capaz de auxiliar, e potencializar, o desenvolvimento infantil. Trabalha sentimentos como o amor, a paz, a alegria e revela emoções. A música é capaz de melhorar significativamente a memória, criatividade, consciência corporal, concentração e a motricidade.
Em muitas clínicas e hospitais musicoterapia vem sendo utilizada para a cura, para sanar a tristeza e a dor. Ela se baseia em princípios ancestrais, que já previam a eficácia das vibrações sonoras para a cura.
 Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar.

JUSTIFICATIVA: 

   O projeto semeando amor através da música, será permeado pela musicalização infantil, envolvendo as crianças em atividades musicais, proporcionando momentos de interação e alegria , melhorando sua acuidade auditiva, aprimorando a coordenação visomotora, suas capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio. Quanto mais elas têm oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais a sua inteligência, o seu conhecimento, suas emoçoes vão se exteriorizando.


OBJETIVO GERAL:

·         Promover, a partir da música, a socialização, integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, exteriorizar sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
  •   Estimular a interação social por meio da música;
  •   Desenvolver a linguagem oral para conversar, cantar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades...
  • Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
  •  Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música.
  •  Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
  • Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
  • Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
  •    Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
  •  Diferenciar fontes sonoras diversas;
  • Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como:  bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
  •  Enumerar a sequência numérica através da música com numerais;

DESENVOLVIMENTO.

O projeto será desenvolvido de fevereiro à setembro através das seguintes ações:

1 – LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem Oral e Escrita):
  •       Contar  histórias  que abordam música:

       Uma banda animal, O flautista mágico. Apresentar a flauta. A flauta do tatu (Ângela Lago);  A sinfonia de Ronronia (Debby Carman); O violino Mágico (Eunice ); Conheça a Orquestra (Ann Hayes); O Sapo Batista ( Vanessa Kalil)
·         Confeccionar cartazes criativos e ilustrados, com as letras de músicas para cantar em sala de aula,
·     Conhecer e memorizar um repertório de músicas ;
·         Brincadeiras com cantigas de roda;
·          Musicalizar histórias com instrumentos musicais;
·         Montar um livrinho usando os instrumentos musicais e as músicas preferidas da turma para exposição.
·          Música preferida do aluno;
·          Pesquisa da música e estilos musicais da família;
·        Convidar as famílias ou pessoas/instrumentalistas da comunidade para cantar junto as crianças ou   tocar na escola;

2 - MATEMÁTICA:
·   Contagem e recitação através de músicas (galinha do vizinho, coelhinho, os indiozinhos);
·         Seriação e classificação (instrumentos musicais de brinquedo e confeccionados) além de outros materiais da caixa;
·         Gráfico das músicas preferidas (coletivo: cartaz e individual para o portfólio);
·          Hora da novidade: (explorar os instrumentos musicais forma, tamanho, cores, quantidade, etc.);
·          Trabalhar os conceitos básicos usando também os instrumentos musicais;
·         Trabalhar cores explorando o ambiente e os materiais existentes na escola;
·        
3 – NATUREZA E SOCIEDADE:
Trabalhar valores através:
·         Amor...respeito...paz...partilha...

4- ARTES:
·         Confeccionar instrumentos (chocalhos, tambor...)
·         Desenhos, pinturas;
·         Dobraduras;
·         Colagens;
·         Desenho livre
·         Modelagens com massinha (instrumentos musicais);
·         Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um instrumento sonoro para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;

     5 - MOVIMENTO:

·         Dança;
·         Sensações musicais (o que sente ao ouvir a música);
·          Trabalhar os sons do corpo;
·          Jogos e brincadeiras podem ser usados instrumentos com musicais.
              -chicotinho queimado
              -Bandinha
              -A serpente
              -Dança das cadeiras
              -A casa do Zé
              -Vivo ou morto musical...etc.;

6- APRECIAÇÃO MUSICAL:

                  Percepção auditiva (sons/ruídos).

    Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:

·         Barulho de água. Chuva, etc...

·         Canto dos pássaros, som dos animais, etc..

·         Apreciar músicas diversas


7- CRONOGRAMA:

Este projeto será intercalado com o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês setembro.

8-CULMINÂNCIA:

Este projeto terá sua culminância na mostra Cultural.

9-PRODUTO FINAL:
·         Livros em forma de violão, com as músicas/atividades trabalhadas.
·         Cartaz com ilustrações das músicas preferidas da turma e gráfico.
·         Gravação de um DVD com as músicas trabalhadas durante o ano.
Avaliação:

. No decorrer de todo processo será avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através da observação e registro realizados pelas professoras para compor o portfólio.

Realizar as seguintes observações:

v  Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
v  Demonstra prazer em ouvir sons.
v  Percebe variações sonoras.
v  Explora com prazer diferentes materiais.
v  Manipula brinquedos e materiais sonoros.
v  Produz música utilizando partes do corpo.

Referências



  • BRITO, Teca Alencar. A música na educação infantilSão Paulo: Petrópolis, 2003.
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III

Anexos:

 CONHECENDO AS POSSIBILIDADES MUSICAIS!!!
                                                                                         (Texto adaptado da oficina de Marcelo Serralva)

O QUE É MUSICALIZAÇÃO INFANTIL?
Afinal de contas, o que é musicalização infantil? Existem várias definições, mas a que eu mais gosto é: musicalizar é o ato de sensibilizar para a música. Assim, podemos ter musicalização de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
 Como será feito então este ato de sensibilização musical?  Através de jogos musicais, brincadeiras, recursos lúdicos, contação de histórias, e tudo mais que for possível de forma a tornar a prática musical o mais atrativa possível para uma criança.
Preciso saber tocar um instrumento para dar aulas de musicalização?
Não é necessário saber tocar um instrumento (mas é claro que ajuda). Como NÃO somos instrumentistas, podemos utilizar, instrumentos simples como chocalho, um tambor, pandeiro...Usamos a voz, ela é também nosso instrumento. Podemos lançar mão de recursos como percussão corporal, bater as mãos, bater no chão...mesa, e tudo o mais que estiver ao nosso alcance. A ideia é tornar a aula o mais atrativa possível. Se não puder dispor de um instrumento, os materiais de apoio como CD ou DVD e outros recursos são bem-vindos.
Quantas vezes é possível repetir uma atividade ou música, sem que isso fique enjoativo?  É possível sempre retornar aos temas de aulas ou às canções utilizadas, várias vezes, sem risco de que as crianças enjoem. Aliás, isso é até desejável, para que o conteúdo se fixe de forma natural.

TIPOS DE CANÇÕES E ATIVIDADES NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
As canções que cantamos em nossa infância ficam guardadas para sempre. Como adultos nos lembramos da diversão e do fascínio que as músicas e brincadeiras nos traziam. Agora podemos passar, como pais ou professores, o mesmo fascínio para nossos filhos e alunos. Só que música infantil não é tudo igual. As músicas podem ser divididas em categorias, onde cada uma tema função pedagógica, ensinando um conteúdo ou estimulando práticas de movimento e ações coreografadas. Fizemos uma pequena sugestão de divisão em categorias, inspiradas nas modalidades de canções infantis norte-americanas.
Canções de movimento
Músicas que estimulam a dança ou pequenos movimentos coreografados – pular, abaixar, balançar, etc. Canções que favorecem a coordenação motora grossa, que diz respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em movimentos maiores, tais como: sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos disso. Rolar morro abaixo, empurrar um velocípede...Ex: Marcha Soldado , Um palhaço atrapalhado...
Canções de rotina
São músicas que marcam determinados momentos na rotina diária da sala de aula. Hora do lanche, hora do recreio, hora da história, etc. Ainda podem conter outras subcategorias: canções de acolhida, canções de despedida, etc.
Canções de identidade
ü  Músicas que favorecem a construção da identidade da criança, normalmente inserindo seu nome na canção, ou com outros recursos que explorem o reconhecimento do eu e as diferenças com o outro. Ex: A canoa virou...Se eu fosse um peixinho...
Canções com partes do corpo
Canções que também ajudam na construção da identidade, fazendo com que a criança comece a perceber as partes do seu corpo e saibam nomeá-las, o que incentivará a sua autopercepção como ser humano. Ex: Os Sentidos, Os dedinhos, O homenzinho torto, A formiguinha, A boneca de lata...
Canções temáticas/datas comemorativas
Canções usadas para datas comemorativas (dia das mães, dia dos pais, etc) .Ex: Parabéns pra mamãe, O barulho da chavinha, Canções Natalinas,....
Canções envolvendo quantidades e conceitos. Mariana, A galinha do vizinho, Foguetinho, Cinco patinhos, Os indiozinho. A formiguinha sobre a espiga...
Parlendas
Versos ritmados sem melodia. Ex: Um, dois, feijão com arroz, A Casinha da vovó...
Canções de ninar. Ritmos que acalmam
Nana, nenê, dorme neném, sons da natureza, músicas instrumentais
“ Dorme filhinho, do meu coração 
Deita na caminha e ouça esta canção... 
Faço um carinho pro seu sono chegar 
Dorme meu filhinho, que um beijinho vou te dar”.  





Atividades realizadas!

 ATIVIDADE 1- Selecionar músicas infantis com diversos objetivos, explorar sentimentos de amor, afetividade e carinho; partes do corpo/ corpo e movimento, letras do alfabeto, animais, aniversário, dia da água, circo, páscoa, família, meio ambiente...etc

ATIVIDADE 2 – Escolher 10 músicas para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais para realizar as ilustrações com tinta guache.

  ATIVIDADE 3- Pedir para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus filhos.

ATIVIDADE 4- Socialização com os instrumentos confeccionados. (Neste momento as crianças poderão estar brincando com os instrumentos).

 ATIVIDADE 5 – Cartazes com músicas ilustradas;

ATIVIDADE 6- Músicas que acalmam

ATIVIDADE 7- Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.

ATIVIDADE 8- Oferecer em dias pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a reação de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo, serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre outros).

ATIVIDADE 9- Com tinta caseira pintar um painel em forma de violão para colar as letras e ilustrações das músicas trabalhadas.

 ATIVIDADE 10- Utilizar diferentes utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e pratos.

ATIVIDADE 11- Baú com instrumentos musicais para as crianças brincarem.

  ATIVIDADE 12- Recortar imagens relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim um contato visual.

 ATIVIDADE 13 – Música pic picolé...borboleta preguiçosa...

 ATIVIDADE 14 – Música serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para desenvolver o equilíbrio.

ATIVIDADE 15 – Convidar alguns pais para cantar e tocar violão junto aos filhos.

  ATIVIDADE 16 – Produzir sons com diferentes partes do corpo. (Palmas, estalos de língua e dedos).





Um comentário:

  1. Que projeto mais lindo, prof! Parabéens! Me deu várias dicas do que fazer com as minhas crianças bem pequenas. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir