EIXOS: Linguagem
oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia
OBJETIVOS:
- Identificar o próprio nome(através da letrinha inicial)
- Reconhecer e Identificar a letra A (explorada na música da abelhinha)
- Andar sobre o traçado da letrinha A.
- Acompanhar a cantiga da Abelhinha, escrita no cartaz.
- Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.
CONTEÚDOS:
·
Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios
METODOLOGIA:
1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
Na rodinha(ou apoiados na parede) apresentaremos a nossa
rotina diária !
·
Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·
Chamada -
A criança irá localizar no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
· Quantos
somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos meninos?
·
Calendário:
Dia da semana, o mês que estamos...
· Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar
músicas infantis diversas.
·
Realizaremos
também um momento de conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem
novidades para relatar e em seguida, falaremos sobre nosso alfabeto. Nesta
semana iremos explorar (individualmente) a letrinha A.
2º
Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "A"
·
Através
do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra
A, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam
com a letra trabalhada, também explicarei que esta é a primeira letrinha de
nosso alfabeto.
Apresentar e explorar o cartaz com a
música “Abelhinha” junto as crianças!
- Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial A. Explorar novamente o nome do coleguinha.
ARTHUR
3º Momento: LEITURA DELEITE
4º Momento: Artes visuais/Cineminha!
Filme: A Abelhinha Julita
Filme: A Abelhinha Julita
5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.
Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)
Jogos de encaixe.
Artes como massinha de modelar.
6º Momento: EDUCAÇÃO FÍSICA
Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.
Disco das quantidades!
Representar com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.
Música " A galinha do vizinho"
Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.
8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!
Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).
Experimentando o sabor doce do mel da abelha.
9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.
Dançando o Melô da abelhinha!
10º Momento:Hora da leitura
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
Jogos de encaixe.
Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.
Disco das quantidades!
Representar com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.
Música " A galinha do vizinho"
Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.
8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!
Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).
Experimentando o sabor doce do mel da abelha.
9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.
Dançando o Melô da abelhinha!
10º Momento:Hora da leitura
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
Aprendendo a letrinha "B"
https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2018/03/visualizando-e-aprendendo-letrinha-b.html
Amei !Plano de aula maravilhoso! Obrigada por compartilhar conosco. (juh)
ResponderExcluirGostei, Sempre procuro ideias em seu blog...valeuuuuu
ResponderExcluirQuanta maravilha encontrei no seu blog...quanta criatividade!!!! Estou super encantada, estou colhendo ótimas ideias para repassar em minha escola.Abraços (Jane)
ResponderExcluirFico feliz por essas crianças estar em ótimas mãos (Silvania)
ResponderExcluirMuito bom! Bacana mesmo! Você é um sucesso!
ResponderExcluirObrigada a todos pelo carinho! Voltem sempre...Beijosss
ResponderExcluirAdorei,bem criativo
ResponderExcluirAmei muito bom obg querida parabéns, mande sempre nota mil
ResponderExcluirAmeeeei! Alfabetizando a filhota em casa, esse plano super serviu!
ResponderExcluirBom dia professora amei o seu plano, posso usa lo em uma aula teste?
ResponderExcluirPode sim! Óotimo teste para você.
ExcluirParabens amei seus planos suas dicas .
ResponderExcluir