Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 4 de março de 2018

Plano de aula: Aprendendo a letrinha "A"


EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:

  •  Identificar o próprio nome(através da letrinha inicial)
  •  Reconhecer  e Identificar a letra A (explorada na música da abelhinha)
  • Andar sobre o traçado da letrinha A.
  • Acompanhar a cantiga da Abelhinha, escrita no cartaz.
  • Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.

  CONTEÚDOS:  

·         Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!

Na rodinha(ou apoiados na parede) apresentaremos a nossa rotina diária !


·         Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·         Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
·     Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
·         Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·         Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
·         Realizaremos também um momento de conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem novidades para relatar e em seguida, falaremos sobre nosso alfabeto. Nesta semana iremos explorar (individualmente) a letrinha A.
           




2º Momento:  VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "A"

·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra A, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam com a letra trabalhada, também explicarei que esta é a primeira letrinha de nosso alfabeto.

      Apresentar e explorar o cartaz com a música “Abelhinha” junto as crianças!

 Desta forma, além da criança observar a letra A, ela irá percebendo também, a função social da escrita.

  • Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial A. Explorar novamente o nome do coleguinha.
                                                             ARTHUR

3º Momento: LEITURA DELEITE

4º Momento: Artes visuais/Cineminha!

     Filme: A Abelhinha Julita







5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.

 Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)



    Jogos de encaixe.




    Artes como massinha de modelar.







6º Momento: EDUCAÇÃO FÍSICA

      Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.



7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.


Disco das quantidades! 
Representar  com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.




Música " A galinha do vizinho"

   Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Resultado de imagem para música a galinha do vizinho
  Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.

8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!

  Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).

 Experimentando o sabor doce do mel da abelha.


9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.


   Dançando o Melô da abelhinha!




10º Momento:Hora da leitura

 Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar 20 minutos para  as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).

Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a letrinha inicial do próprio nome, a letrinha "A" da abelhinha, se estão memorizando as  músicas cantadas em classe e também se está havendo a socialização.




12 comentários:

  1. Amei !Plano de aula maravilhoso! Obrigada por compartilhar conosco. (juh)

    ResponderExcluir
  2. Gostei, Sempre procuro ideias em seu blog...valeuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Quanta maravilha encontrei no seu blog...quanta criatividade!!!! Estou super encantada, estou colhendo ótimas ideias para repassar em minha escola.Abraços (Jane)

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por essas crianças estar em ótimas mãos (Silvania)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Bacana mesmo! Você é um sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos pelo carinho! Voltem sempre...Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Ameeeei! Alfabetizando a filhota em casa, esse plano super serviu!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia professora amei o seu plano, posso usa lo em uma aula teste?

    ResponderExcluir