Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 25 de março de 2018

Plano de aula: Visualizando e Aprendendo a letrinha "C"


EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:

  •  Identificar o próprio nome (fichas como o nome)
  •  Reconhecer  e Identificar a letra C.
  • Cantar a música do “Coelhinho da Páscoa”(escrita no cartaz).
  • Conversar sobre o verdadeiro significado da páscoa
  • Fortalecer a musculatura
  • Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.

  CONTEÚDOS:  

·         Música, leitura, matemática, artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!

Apresentar a rotina diária !


·         Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·         Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;

·     Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos   meninos?
·         Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·         Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
           

2º Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "C"


·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz com a música “ Coelhinho da páscoa”,realizaremos  atividades para reconhecimento da letrinha “C”.

      Apresentar e explorar, diariamente, o cartaz com a música “Coelhinho” junto as crianças!


3º Momento: LEITURA DELEITE
Livro

4º Momento: Artes visuais/Cineminha!

                 "A História da páscoa"
      Roda de conversa e filme sobre o verdadeiro sentido da páscoa.








5º Momento: Artes!

    Pintura de rosto/ Sessão de fotos " Páscoa".
  -  Orelhinhas de coelhinho;
  -  Fantoches/dobradura do coelhinho...e muita diversão.




6º Momento: Música e movimento.

Brincadeiras: 
  • Coelhinho sai da toca;
  • Pulando igual ao coelhinho;
  • Caça aos ovos/balinhas.



7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.


       Música " Coelhinho "

   Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.



  Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.

8º Momento: Atividade gráfica/Cantando e colorido!



9º Momento: Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar  20 minutos para  as crianças possam ler , manusear e fazer escolha dos livros. (pseudoleitura).



 10 º Momento: Festinha da Páscoa.

    Momento de "partilha".

Partilha em sala de aula!
A coleguinha Manu levou ovinhos para oferecer aos amiguinhos.


Obs:Cada Criança levou para casa um ovo de páscoa/oferecido pela escola. 

Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a ficha com o nome, a letrinha "C" presente no cartaz,as  músicas cantadas em classe e também se está havendo a socialização.



Anexo:



Lição sobre o verdadeiro significado da Páscoa.




2 comentários:

  1. Que delícia! Brincando e aprendendo. Amei e vou usar. (Gislene)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho. Inovação sempre!

    ResponderExcluir