- Abordando o tema "Meio Ambiente e Reciclagem"
Objetivos:
- Trabalhar o tema "Meio Ambiente" através da história "João e o Pé de Feijão".
- Conhecer diferentes histórias, músicas, parlendas e poesias;
- Contar e recontar histórias e narrar situações;
- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Ter contato com elementos da natureza como água, terra, sementes e plantas.
- Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
- Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
- Participar de jogos e brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de tempo e de espaço.
- Desenvolver a linguagem oral /Valorizar o meio ambiente.
- Proporcionar momentos de interação entre pais e filhos( confeccionando personagens da história ou brinquedos com materiais recicláveis)
LINGUAGEM ORAL
- FALAR E ESCUTAR
- PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
- Contar a história "João e o pé de feijão".
- Conversar sobre a história e atitudes dos personagens;
- Assistir ao filme "João e o Pé de Feijão";
- Desenhar a parte que mais gostou da história;
- Relacionar o nome do personagem "João " com o nome do aluno João.
- Reconto da história;
- Atividades /trabalhinhos com os personagens da história.
- Contar a história da sementinha;
- Assistir ao filme "Era uma vez uma semente de feijão".
- Falar sobre o meio ambiente, os cuidados e a reciclagem.
MÚSICA
- Trabalhar músicas diversas:
- João e o pé de feijão/Sinto cheiro de criança...
- Vaquinha salomé
- A galinha do vizinho;
- Um dois feijão com arroz;
- A Sementinha.
MATEMÁTICA
- Seriação com as botas do gigante, com o feijão(até 5);
- Classificação: Colheres coloridas
- Quantidades até 5.
- Visualizar números até 10 ou mais.
- Contar os ovos de ouro da cestinha.
- Conceitos básicos: maior/menor (botas do gigante grande e pequena /e pequeno médio e grande;)
- Contagem e recitação de números(quantificando até 5 e recitando até 10).
- Trilha com números até 10 ( trilha do pé de feijão);
- Formas geométicas.
NATUREZA E SOCIEDADE
- Assistir ao filme "Era uma vez uma semente de feijão"
- Plantar o feijão no copinho;
- Acompanhar o crescimento do feijão;
- Registrar o crescimento com fotos e legenda ;
- Montar um cartaz da germinação e o crescimento do feijão;
- Perceber a importância da terra, água e a luz do sol para as plantas;
- Cuidado com as plantinhas diariamente;
- Plantar o feijão na horta e acompanhar o crescimento.
- Relembrar ,sempre, sobre os cuidados com o meio ambiente,o combate ao mosquito transmissor da dengue e a importância da reciclagem.
MOVIMENTO
- Dramatizar a história da sementinha;
- Jogos e brincadeiras livres;
- Dançar de acordo com o ritmo e gestos;
- Passar pelo túnel;
- Engatinhar,arrastar, escalar, pular, correr, etc;
- Alinhavos do feijão e bota.
- Movimento de pinça (pegar feijão com as pontinhas do dedo, pegar tampinhas com o prendedor de roupas...)
ARTES VISUAIS
- Pintura do castelo confeccionado em caixa de papelão;
- Colorir, enfeitar e fazer colagens com os personagens;
- Fazer escultura com massinha;
- Explorar e manipular várias texturas;
- Desenho livre;
- Explorar gravuras diversas ;
- Colagem com algodão
- Registro com fotos ( montar painel de fotos)
- Criar brinquedos e os personagens com materiais recicláveis(caixas de papelão, garrafas pet);
- Artes feita por pais e filhos - Tema para nortear o trabalho das famílias: Meio Ambiente/reciclagem e a história do João e o Pé de Feijão - USE A CRIATIVIDADE! *O objetivo é favorecer a participação no projeto e proporcionar um momento de interação entre pais e filhos .
AVALIAÇÃO:
- A avaliação acontecerá no decorrer do projeto através da observação e registro para o portfólio do aluno.
CULMINÂNCIA:
- A culminância acontecerá na Mostra Literária , em setembro.
Ficou maravilhoso .Obrigada por compartilhar (Sueli)
ResponderExcluir