Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Plano de aula para a Semana Mundial do Meio Ambiente- Os Guardiões do planeta

                                                                            (03 à 07 de junho)


Preservar também é coisa de crianças! Os conhecimentos já adquiridos pela vivência dos pequenos, deverão ser aprofundados e ampliados na escola, criando condições  as crianças sejam capazes de demonstrar interesse e curiosidade pelo meio ambiente, preservação ... formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões sobre os acontecimentos e buscando soluções.


Objetivos:


  • Ouvir diferentes histórias abordando o meio ambiente e os cuidados com o mesmo.
  • Incentivar o uso consciente da água , atitudes de jogar o lixo na lixeira e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel).
  • Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.

Desenvolvimento:

1º Momento: Atividades de rotina,Cartazes, alfabeto, ficha com o nome próprio,
numerais e quantidades.

2º Momento:Linguagem oral e escrita

Leitura do livro : Aconteceu com a Margarida.
                                                    (Adaptação)











Observar as imagens e realizar o reconto da história.

2º Momento:

Realizar um passeio  pelos arredores da escola visando a observação dos espaços
(árvores, pássaros, lixo...).


  • Sentir o tronco das árvores(alguns são asperos, outros lisos,observar alguns espinhosos)
  • Observar as folhas e seus diversos formatos (comprida, grande, pequena,formato de coração...)
  • Ouvir os ruídos vindo da natureza e do espaço escolar (o que é bom de se ouvir o que é ruím/desagradável.
  • Puxar o ar e sentir aromas das flores...do ambiente...
  • Observar se tem lixo espalhado, recolher em um saco de lixo e fazer o descarte correto na lixeira (utilizando luvas).

Em sala fazer uma roda de conversa.
  • O que vimos em nosso passeio?
  • O que foi bom de se ver e sentir?
  • O que foi ruím?
  • O que podemos fazer para melhorar os pontos negativos?
3º Momento:
Música: Quem fez o grande sol

Cantar durante a semana , fazendo gestos...


 Quem fez o grande sol? 

 Quem fez as árvores? 
 Quem fez os passarinhos? 
 Quem me fez? (bis) 

 Deus fez o grande sol para brilhar, 
 Deus fez as árvores pra descansar,
 Deus fez os passarinhos pra voar 
  e Deus me fez pra te amar. 

Cantar paródia dengue 
                                                                    ( professora Juliana)
4º Momento:

Artes: Artes carimbando com as mãos e tinta guache

5º Momento: Hora de contribuir com o meio ambiente.

Plantando e cuidando das margaridas.

Recitar:
"Se eu  fosse um peixinho soubesse nadar
tirava o lixo do fundo do mar".


6º Momento:

Matemática

  • Trabalhar com contagem e recitação de número até 5.
           Utilizar tampinha de pet como material de contagem


7º Momento: Desafios corporais!

-  pular com os dois pés,
 pular com um só pé
- Pular igual sapinho
- Andar pulando igual ao  cavalinho.

Ensaio para festa junina.( Músicas: Na Sola da Bota e Eu só quero um xodó).


8º Momento:Escultura com massinha de modelar.

Montando o corpinho.
Brincadeiras/ criações livres 

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades
 propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

2 comentários: