Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 15 de junho de 2019

Plano de aula: O BONEQUINHO DOCE - MATERNAL 3

                                                  

             CONHECENDO O MEU CORPINHO


Conteúdo: Identidade e autonomia/Leitura

Objetivos: 
  • Conhecer melhor o corpinho através da história "O Bonequinho Doce".
  • Familiarizar-se com a imagem(partes) do corpo.
  • Explorar a afetividade, o amor e amizade
2ª feira: História "O Bonequinho Doce " de Alaíde Lisboa.
Resultado de imagem para livro o bonequinho doce




   -Contar a história “O Bonequinho Doce”

Conversar:

• O que Lucinha e Lalá queriam para brincar?
• Quem tem um irmãozinho/irmazinha?
• Você brinca com seu irmãozinho?


Afixar o cartaz com o Bonequinho Doce na sala e perguntar:

• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).

Instigar a imaginação!!!

*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...

Corpo e movimento.

Cantar  e dançar!

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou


3ª feira: Arte/escultura

- Fazer o Bonequinho de massinha

-Trabalhar a forma, partes do corpo e as cores



 Corpo e movimento - Música da Eliana: Pop Pop

Põe a mãozinha pra frente
Põe a mãozinha pro lado
Põe a mãozinha pra frente
Balanço e ele adora
Põe a mãozinha pra frente
Põe a mãozinha pro lado
Põe a mãozinha pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor
Põe o pezinho pra frente
Põe o pezinho pro lado
Põe o pezinho pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor
Põe a cabeça pra frente
Põe a cabeça pro lado
Põe a cabeça pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor!


4ª feira:Quebra cabeça (individual)


- Montar quebra cabeça do bonequinho doce.
- Nomear as partes do corpo


Cantar:
A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)

Que belo olhinho tem a formiguinha
Que belo olhão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Que bela boquinha tem a formiguinha
Que belo bocão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Surpresinha:
 Comer rosquinha do bonequinho doce (com cobertura de açúcar)

5ª feira: Música “O Meu Galo”
Meu galo quebrou o bico
Meu galo nao pode bicar
Meu galo quebrou o bico e nao pode bicar


Meu galo quebrou uma asa
Meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico
Quebrou uma asa e não pode voar

Meu galo quebrou outra asa
meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma, quebrou outra asa e não pode voar

Meu galo quebrou uma perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna e não pode andar


Meu galo quebrou outra perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna quebrou outra perna e não pode andar
Corpo e movimento:
• Acompanhar a música fazendo coreografias


Partilha



- Contar a história o Bonequinho Doce no Pátio
- No pátio( todos da escola) comer o bonequinho doce, feito com massa de rosca e com açúcar em cima.

6ª feira: História dramatizada


- Fazer a Dramatização da história o bonequinho doce.
- Distribuir o bonequinho Doce feito com leite em pó, para levar para casa e saborear com a família.

Avaliação: Observar se houve concentração, participação  e exploração dos gestos e materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário