PERÍODO: MATERNAL III
Objetivos:
- Ouvir diferentes histórias;
- Conhecer melhor o corpinho através da história "O Bonequinho Doce".
- Familiarizar-se com a imagem(partes) do corpo.
- Explorar a afetividade, o amor e amizade
1º MOMENTO: Oração e acolhimento
• Músicas Diversas
• Conversa informal
RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia , tempo, caderno de bilhetes.
.Nomes próprio: Entrega de crachás
-Explorar a 1º letra do nome próprio e do nome dos colegas.
2º MOMENTO: LINGUAGEM ORAL: HISTÓRIA CONTADA
“Durante a Educação Infantil, é necessário estimular os pequenos a ouvir e a falar, por meio de experiências que potencializam sua participação na cultura oral”.
Cantar:
“ME DIGA MENINO O QUE TEM NESTE BAÚ?
NO BAÚ DA TIA IVANI NÃO TEM RABO DE TATÚ.”
SABE O QUE TEM NO NOSSO BAÚ?
- Abrir o baú e apresentar o livro “O Bonequinho Doce".
“SABE O QUE TEM POR LÁ O LELÊ O LALÁ...
A HISTÓRIA O BONEQUINHO DOCE EU AGORA VOU CONTAR...”
-Contar a história ...
Contar a história e explorar com os alunos, capa , título , personagem, autor e espessura.
-Contar a história com incentivo, alegria, entonação.
"O
BONEQUINHO DOCE" DE ALAÍDE LISBOA:
"LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONVERSANDO.
LUCINHA DISSE: LALÁ, EU QUERIA UM IRMÃOZINHO PARA
BRINCAR.
E LALÁ DISSE: EU TAMBÉM, LUCINHA, QUERIA UM
IRMÃOZINHO PARA BRINCAR.
LUCINHA E LALÁ PENSARAM, PENSARAM...
DEPOIS, LUCINHA DISSE: VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO,
LALÁ!
LALÁ RESPONDEU, DANDO PULOS DE CONTENTE:
VAMOS, LUCINHA, VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO!
LUCINHA E LALÁ ARRANJARAM UM POUCO DE ÁGUA, UM
POUCO DE FARINHA, UM POUCO DE AÇÚCAR.
LUCINHA E LALÁ AMASSARAM A FARINHA, A ÁGUA E O
AÇÚCAR.
E FIZERAM UM BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE IA SER O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E
LALÁ.
LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONTENTES MESMO!
ELAS QUERIAM MUITO UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR!
O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E LALÁ VAI FICAR BONITINHO,
BONITINHO!...
DEPOIS LALÁ DISSE: VAMOS PINTAR O BONEQUINHO DOCE?
LUCINHA RESPONDEU: VAMOS SIM, LALÁ.
E AS DUAS MENINAS PEDIRAM TINTA À MAMÃE E PINTARAM
O BONEQUINHO DOCE: PINTARAM O CHAPEUZINHO DE AZUL, PINTARAM O PALETOZINHO DE
VERMELHO, PINTARAM A CALÇA DE AMARELO.
O BONEQUINHO DOCE FICOU MUITO BONITINHO!
LUCINHA E LALÁ LEVANTARAM O BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE, ENTÃO, COMEÇOU A CORRER!
LUCINHA CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
LALÁ TAMBÉM CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
MAS O BONEQUINHO DOCE CORRIA MUITO MAIS!...
LUCINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE CORRA LALÁ!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
NO CAMINHO, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UMA
VELHINHA.
A VELHINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM
POUCO!
MEUS NETINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHA!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS A VOVOZINHA NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UM
VELHINHO.
O VELHINHO GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS SOBRINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHO!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS O VELHINHO NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU DOIS
MENINOS.
JONJOCA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
PAULINHO TAMBÉM GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM
POUCO!
E O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA JONJOCA, CORRA
PAULINHO!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM!
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
DE REPENTE, O BONEQUINHO DOCE VIU UMA LAGOA.
E VIU UM PATINHO NA LAGOA.
O PATINHO VIU O BONEQUINHO E GRITOU:
BONEQUINHO DOCE, PULE N’ÁGUA! E O BONEQUINHO PULOU.
O BONEQUINHO DOCE PULOU N’ÁGUA: TCHIBUM!
E N’ÁGUA COMEÇOU A DESMANCHAR!
JONJOCA E PAULINHO CORRIAM, CORRIAM...
E CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
O VELHINHO E A VOVOZINHA TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA
BEIRA DA LAGOA.
LUCINHA E LALÁ TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA
LAGOA.
TODOS FICARAM TRISTES, TRISTES!...
O BONEQUINHO DOCE IA SUMINDO, SUMINDO...
LALÁ COMEÇOU A CHORAR.
ENTÃO LUCINHA DISSE:
NÃO CHORE, LALÁ!
NÓS VAMOS PARA CASA FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
LALÁ PAROU DE CHORAR E DISSE: VAMOS, LUCINHA, VAMOS
DEPRESSA PARA CASA.
VAMOS FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
O NOVO BONEQUINHO DOCE NÃO FUGIU.
LUCINHA E LALÁ TIVERAM MUITO CUIDADO: LUCINHA E
LALÁ FECHARAM A PORTA DO QUARTO.
LALÁ SENTOU O BONEQUINHO DOCE NA CADEIRA, E LUCINHA
CONTOU A HISTÓRIA DO OUTRO BONEQUINHO QUE SUMIU NA LAGOA.
E O NOVO BONEQUINHO DOCE PENSOU: NÃO VOU FUGIR,
NUNCA...”
Conversar:
• O que
Lucinha e Lalá queriam para brincar?
• Quem
tem um irmãozinho/irmãzinha?
• Você
brinca com seu irmãozinho?
Utilizar um cartaz com o Bonequinho Doce e perguntar:
• Quais
são as cores do Bonequinho Doce?
•
Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).
Instigar
a imaginação!!!
*O
Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O
bonequinho de açúcar é....
*O
bonequinho de sal é.....
*O
bonequinho de gelo é...
-Reconto
da história feita pelos alunos.
-3º
MOMENTO: Atividade gráfica:
Matriz do Boneco Doce para colorir de acordo com o cartaz.
Matriz do Boneco Doce para colorir de acordo com o cartaz.
4º
MOMENTO: -Raciocínio lógico matemático:
Seriação do Bonequinho Doce, 03 elementos.
Seriação do Bonequinho Doce, 03 elementos.
5º
MOMENTO: Atividade coordenação motora fina:
Receita do Bonequinho Doce(Beijinho)
Receita do Bonequinho Doce(Beijinho)
-Trabalhar
ingredientes usados na receita
-O que
precisamos para fazer o Bonequinho Doce.
-Educação
sensorial: Paladar
6º
MOMENTO: Esquema corporal
-Nomear
as partes do corpo :cabeça, braços, pernas.
7º
MOMENTO: Corpo e movimento.
Cantar e dançar!
Havia um
homenzinho torto
Morava
numa casa torta
Andava
num caminho torto
Sua vida
era torta
Um dia o
homenzinho torto
A Bíblia
encontrou
E tudo
que era torto
Jesus
endireitou
8º
Momento: Arte/escultura
- Fazer o
Bonequinho de massinha
-Trabalhar
a forma, partes do corpo e as cores
9º
Momento:Quebra cabeça (individual)
- Montar
quebra cabeça do bonequinho doce.
- Nomear
as partes do corpo
Cantar:
A
formiguinha sobe na espiga
Pega no
grão e “plaf” no chão (bis)
Que belo
olhinho tem a formiguinha
Que belo
olhão tem o formigão (bis)
A
formiguinha sobe na espiga
Pega no
grão e “plaf” no chão (bis)
Que bela boquinha
tem a formiguinha
Que belo
bocão tem o formigão (bis)
A
formiguinha sobe na espiga
Pega no
grão e “plaf” no chão (bis)
Surpresinha:
Comer rosquinha do bonequinho doce (com
cobertura de açúcar)
5ª feira:
Música “O Meu Galo”
Meu galo
quebrou o bico
Meu galo
nao pode bicar
Meu galo
quebrou o bico e nao pode bicar
Meu galo
quebrou uma asa
Meu galo
não pode voar
Meu galo
quebrou o bico
Quebrou
uma asa e não pode voar
Meu galo
quebrou outra asa
meu galo
não pode voar
Meu galo
quebrou o bico, quebrou uma, quebrou outra asa e não pode voar
Meu galo
quebrou uma perna
Meu galo
não pode andar
Meu galo
quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna e não
pode andar
Meu galo
quebrou outra perna
Meu galo
não pode andar
Meu galo
quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna quebrou
outra perna e não pode andar
Corpo e
movimento:
•
Acompanhar a música fazendo coreografias
Partilha
- Contar
a história o Bonequinho Doce no Pátio
- No pátio(
todos da escola) comer o bonequinho doce, feito com massa de rosca e com açúcar
em cima.
10º
Momento: História dramatizada
- Fazer a
Dramatização da história o bonequinho doce.
-
Distribuir o bonequinho Doce feito com leite em pó, para levar para casa e
saborear com a família.
Avaliação:
Observar se houve concentração, participação
e exploração dos gestos e materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário