Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 15 de junho de 2019

PLANO DE AULA: O BONEQUINHO DOCE (Alaíde Lisboa)


PERÍODO: MATERNAL III

Objetivos:
  • Ouvir diferentes histórias;
  • Conhecer melhor o corpinho através da história "O Bonequinho Doce".
  • Familiarizar-se com a imagem(partes) do corpo.
  • Explorar a afetividade, o amor e amizade
 1º MOMENTO: Oração e acolhimento

•       Músicas Diversas
•       Conversa informal
 RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia , tempo, caderno de bilhetes.

.Nomes próprio: Entrega de crachás

-Explorar a 1º letra do nome próprio e do nome dos colegas.

2º MOMENTO: LINGUAGEM ORAL: HISTÓRIA CONTADA


“Durante a Educação Infantil, é necessário estimular os pequenos a ouvir e a falar, por meio de experiências que potencializam sua participação na cultura oral”.

Cantar:

“ME DIGA MENINO O QUE TEM NESTE BAÚ?
NO BAÚ  DA TIA IVANI NÃO TEM RABO DE TATÚ.”
SABE O QUE TEM NO NOSSO BAÚ?

- Abrir o baú e apresentar o livro “O Bonequinho Doce".

“SABE O QUE TEM POR LÁ O LELÊ O LALÁ...
A HISTÓRIA O BONEQUINHO DOCE EU AGORA VOU CONTAR...”

-Contar a história ...
 Contar a história e explorar com os alunos, capa , título , personagem, autor e espessura.


-Contar a história com incentivo, alegria, entonação.
 "O BONEQUINHO DOCE" DE ALAÍDE LISBOA:


"LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONVERSANDO.
LUCINHA DISSE: LALÁ, EU QUERIA UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR.
E LALÁ DISSE: EU TAMBÉM, LUCINHA, QUERIA UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR.
LUCINHA E LALÁ PENSARAM, PENSARAM...
DEPOIS, LUCINHA DISSE: VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO, LALÁ!
LALÁ RESPONDEU, DANDO PULOS DE CONTENTE:
VAMOS, LUCINHA, VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO!
LUCINHA E LALÁ ARRANJARAM UM POUCO DE ÁGUA, UM POUCO DE FARINHA, UM POUCO DE AÇÚCAR.
LUCINHA E LALÁ AMASSARAM A FARINHA, A ÁGUA E O AÇÚCAR.
E FIZERAM UM BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE IA SER O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E LALÁ.
LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONTENTES MESMO!
ELAS QUERIAM MUITO UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR!
O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E LALÁ VAI FICAR BONITINHO, BONITINHO!...
DEPOIS LALÁ DISSE: VAMOS PINTAR O BONEQUINHO DOCE?
LUCINHA RESPONDEU: VAMOS SIM, LALÁ.
E AS DUAS MENINAS PEDIRAM TINTA À MAMÃE E PINTARAM O BONEQUINHO DOCE: PINTARAM O CHAPEUZINHO DE AZUL, PINTARAM O PALETOZINHO DE VERMELHO, PINTARAM A CALÇA DE AMARELO.
O BONEQUINHO DOCE FICOU MUITO BONITINHO!
LUCINHA E LALÁ LEVANTARAM O BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE, ENTÃO, COMEÇOU A CORRER!
LUCINHA CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
LALÁ TAMBÉM CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
MAS O BONEQUINHO DOCE CORRIA MUITO MAIS!...
LUCINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE CORRA LALÁ!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
NO CAMINHO, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UMA VELHINHA.
A VELHINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS NETINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHA!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS A VOVOZINHA NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UM VELHINHO.
O VELHINHO GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS SOBRINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHO!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS O VELHINHO NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU DOIS MENINOS.
JONJOCA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
PAULINHO TAMBÉM GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
E O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA JONJOCA, CORRA PAULINHO!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM!
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
DE REPENTE, O BONEQUINHO DOCE VIU UMA LAGOA.
E VIU UM PATINHO NA LAGOA.

O PATINHO VIU O BONEQUINHO E GRITOU:
BONEQUINHO DOCE, PULE N’ÁGUA! E O BONEQUINHO PULOU.
O BONEQUINHO DOCE PULOU N’ÁGUA: TCHIBUM!
E N’ÁGUA COMEÇOU A DESMANCHAR!
JONJOCA E PAULINHO CORRIAM, CORRIAM...
E CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
O VELHINHO E A VOVOZINHA TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
LUCINHA E LALÁ TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
TODOS FICARAM TRISTES, TRISTES!...
O BONEQUINHO DOCE IA SUMINDO, SUMINDO...
LALÁ COMEÇOU A CHORAR.
ENTÃO LUCINHA DISSE:
NÃO CHORE, LALÁ!
NÓS VAMOS PARA CASA FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
LALÁ PAROU DE CHORAR E DISSE: VAMOS, LUCINHA, VAMOS DEPRESSA PARA CASA.
VAMOS FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
O NOVO BONEQUINHO DOCE NÃO FUGIU.
LUCINHA E LALÁ TIVERAM MUITO CUIDADO: LUCINHA E LALÁ FECHARAM A PORTA DO QUARTO.
LALÁ SENTOU O BONEQUINHO DOCE NA CADEIRA, E LUCINHA CONTOU A HISTÓRIA DO OUTRO BONEQUINHO QUE SUMIU NA LAGOA.
E O NOVO BONEQUINHO DOCE PENSOU: NÃO VOU FUGIR, NUNCA...”

Conversar:

• O que Lucinha e Lalá queriam para brincar?
• Quem tem um irmãozinho/irmãzinha?
• Você brinca com seu irmãozinho?

Utilizar um  cartaz com o Bonequinho Doce e perguntar:

• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).

Instigar a imaginação!!!

*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...

-Reconto da história feita pelos alunos.



-3º MOMENTO: Atividade gráfica:

Matriz do Boneco Doce para colorir de acordo com o cartaz.

4º MOMENTO: -Raciocínio lógico matemático: 

Seriação do Bonequinho Doce, 03 elementos.

5º MOMENTO: Atividade coordenação motora fina:
 Receita do Bonequinho Doce(Beijinho)

-Trabalhar ingredientes usados na receita

-O que precisamos para fazer o Bonequinho Doce.

-Educação sensorial: Paladar

6º MOMENTO: Esquema corporal

-Nomear as partes do corpo :cabeça, braços, pernas.


7º MOMENTO:  Corpo e movimento.

Cantar  e dançar!

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou


8º Momento: Arte/escultura

- Fazer o Bonequinho de massinha
-Trabalhar a forma, partes do corpo e as cores


9º Momento:Quebra cabeça (individual)


- Montar quebra cabeça do bonequinho doce.
- Nomear as partes do corpo


Cantar:
A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)

Que belo olhinho tem a formiguinha
Que belo olhão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Que bela boquinha tem a formiguinha
Que belo bocão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Surpresinha:
 Comer rosquinha do bonequinho doce (com cobertura de açúcar)

5ª feira: Música “O Meu Galo”
Meu galo quebrou o bico
Meu galo nao pode bicar
Meu galo quebrou o bico e nao pode bicar


Meu galo quebrou uma asa
Meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico
Quebrou uma asa e não pode voar


Meu galo quebrou outra asa
meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma, quebrou outra asa e não pode voar


Meu galo quebrou uma perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna e não pode andar


Meu galo quebrou outra perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna quebrou outra perna e não pode andar




Corpo e movimento:
• Acompanhar a música fazendo coreografias


Partilha


- Contar a história o Bonequinho Doce no Pátio
- No pátio( todos da escola) comer o bonequinho doce, feito com massa de rosca e com açúcar em cima.



10º Momento:  História dramatizada


- Fazer a Dramatização da história o bonequinho doce.
- Distribuir o bonequinho Doce feito com leite em pó, para levar para casa e saborear com a família.



Avaliação: Observar se houve concentração, participação  e exploração dos gestos e materiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário