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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 5 de novembro de 2016

Plano de aula para o 2º ano : Fábula "A Lebre e a Tartaruga"

OBJETIVOS.

         O que o aluno poderá aprender com esta aula
ü Trabalhar com a leitura individual e com a leitura em grupo;
ü Formar leitores apreciadores e críticos;
ü Pensar, de maneira crítica, sobre as condutas morais que orientam nossas ações cotidianas.
ü Refletir sobre o respeito às diferenças na convivência com os outros.

Duração das atividades: 2 dias.

1º momento: Apresentar o gênero fábula para a turma:

             "A Lebre e a Tartaruga".



ü Contextualizar (autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto.
ü O professor deverá conversar com os alunos sobre o que sabem acerca das fábulas: O que é uma fábula? Que fábulas eles conhecem? O que caracteriza uma fábula?
(Se necessário, O professor informa aos alunos que toda fábula encerra uma lição moral; que essa lição, muitas vezes, orienta as nossas ações; que conhecer e atribuir novos sentidos à essas lições é um desafio interessante; que os personagens das fábulas são animais...). 
Logo em seguida, o professor fará a leitura em voz alta da fábula 

                          “A lebre e a Tartaruga.”

ü  Leitura feita pelo professor:
Ler o texto em voz alta para os alunos. Fazer interrupções na leitura e estimular a verificação das hipóteses levantadas anteriormente;


2º Momento:

Conversar sobre o texto: Indagações feitas pelo professor aos alunos:
Vocês já viram uma tartaruga? E uma lebre? Como ela é? Como se movimenta? Com que animal se parece? Como se movimenta? Onde vive?  (Se necessário, o professor poderá informar aos alunos que a tartaruga nasce de ovos e se parece com jabuti e a lebre é um mamífero e que se parece com o coelho, porém mais veloz)

3º momento: Ilustrar a História com pequenos vídeos sobre:

 "A Lebre e a Tartaruga".



A tartaruga depositando ovos na areia
A velocidade da Lebre

- Roda de conversa sobre os vídeos.
4º momento:
Propostas para os alunos de diferentes níveis de leitura:
Alunos que lê silabando:
ü  Após a leitura do texto e exploração junto com a turma. Os alunos que leem silabando irão receber fichas de acordo com as imagens para ler e ordenar a história. (Textos em unidades menores)


ü  Após ler e montar a sequência cada aluno irá ler para a professora, o grupo irá apresentar o trabalho de leitura/ mostrar a colagem no cartaz e ler para os colegas.
ü  Como registro no caderno ...

Registrar o título da história e desenhar a parte que mais gostou.

Criar frases com as palavras abaixo:

   Lebre
Tartaruga

Alunos que Lê sem fluência.
ü  Leitura individual e em grupo do texto/cartaz afixado na parede com o texto
 “A lebre e a tartaruga”.
ü  Pesquisar autor da fábula
ü  Ler a fábulas o coelho e a tartaruga, comparar as histórias, registrar e comentar a moral da fábula
ü  Receber o texto fatiado, para ler e colocar na sequência do cartaz.
 


ü  Apresentar o trabalho para os colegas

Alunos com fluência.
ü  Apresentar a leitura em xerox, para leitura individual e silenciosa.
Leitura individual do texto e atividades de interpretação escrita (em anexo)
ü  Ler outras fábulas e comparar com a fábula a “Lebre e a Tartaruga”
ü  Produzir outra fábula com base na fábula trabalhada em sala, porém, com o final diferente.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe se perceber nas várias formas de lidar com os diferentes ritmos dos alunos para aprender e realizar as atividades solicitadas.









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