Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 13 de novembro de 2016

Planos de aula-Esquema Corporal /2º período

Aula com o tema "Esquema Corporal"

             Ministrada pela professora estagiária Michelly Magalhães


Por que é importante trabalhar o esquema corporal?

É através do corpo que a criança interage com o meio e quando ela tem uma imagem do seu corpo, quando ela conhece adequadamente ele, ela o usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. É importante que ela conheça: o corpo, os órgãos e suas funções, e, tendo esse conhecimento ela irá interagir, brincando.
Esse conhecimento de que ela tem dois olhos, uma boca, dois pés, duas mãos, etc, é que lhe dará conhecimento do esquema corporal que, por sua vez, regula a postura e o equilíbrio, que lhe permitirá conhecer alto, baixo, na frente, atrás, direito, esquerdo, assim como o domínio de seus atos motores. É através desse conhecimento que a criança terá noção de espaço e delimitações, que depois serão indispensáveis para a aprendizagem da matemática,escrita e  leitura. Sendo assim, uma criança que não desenvolveu a imagem e o esquema corporal, poderá ter sérios problemas na aprendizagem, pois conceitos básicos não lhe foram passados na primeira infância.

PLANO DE AULA 1
- CONTEÚDO:
·         Partes do corpo
·         Funções do corpo
- OBJETIVOS:
                 Levar as crianças a refletirem sobre a importância de cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   Solicitar que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira (material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.
                   Conversar com as crianças sobre as partes dos corpo do boneco, deixar que eles nomeiem livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte, levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante no nosso corpo.
                   Durante a conversa, solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo, e que de frente a um espelho ir nomeando cada parte. Da mesma forma tocar o colega.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Boneco de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.


PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
·         Articulações do nosso corpo
·         Trabalhar a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
·         Nomes dos dedos
- OBJETIVOS:
                 Compreender a importância das articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO:  4 horas
- METODOLOGIA:
                   Primeiramente pedir que as crianças observem o colega enquanto ele pula: o que vocês observam? Como a perna fica: esticada ou dobrada? Se a perna não dobrasse o que deixaríamos de fazer. Ouvir as crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
                   Mostrar a importância do joelho para a nossa locomoção, para que seja possível andar, pular, sentar, levantar e agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
                   Trabalhar com as mãos e os dedos, mostrar as articulações dos dedos que permite abrimos e fecharmos aos mãos. Ensinar as crianças nomear os dedos, cantar a música “polegares” da Eliana.
                       
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                 Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                 A avaliação acontecerá por meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.


PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDO:
·         Sentidos: audição tato
- OBJETIVOS:
                   Explorar os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e tato. Primeiramente cobrir os olhos da criança para que ela consiga identificar o outro colega, apenas com o tato.
Depois, ainda de olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”, uma criança imita o miado de um gato e a que está de olhos vendados terá que adivinhar qual coleguinha é o gato que está “miando”. 

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 4

- CONTEÚDO:
·         Sentidos: paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos vendados colocar na boca das crianças um alimento (açucar, mel, sal, leite, maça, banana) para que através do paladar descubra o alimento. Trazer alguns alimentos que possuem cheiro comum para as crianças (chocolate, laranja, limão, bala de maça) para que através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários objetos em cima da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto, depois, sem que as crianças percebam, o professor deve retirar um objeto. O grupo precisa descobrir qual objeto foi retirado.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças, objetos (bolsinha de lápis, apagador de quadro, pincel, livro, diário do professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.


PLANO DE AULA 5

- CONTEÚDO:
                   Conceitos que envolvem a lateralidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os conceitos da psicomotricidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   As crianças serão convidadas a brincar livremente. Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos organizada com objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
                   As crianças, deverão utilizar os objetos do circuito criado e durante toda a atividade o professor dará os comandos para os alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 6

- CONTEÚDO:
                   Corpo humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será realizado o contorno do corpo de uma criança e depois as crianças deverão acrescentar as partes do corpo, no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta, pincel, lápis de cera para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda das crianças será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será exposto na sala de aula.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário