Estágio
PLANO DE AULA –
1a AULA
CONTEÚDO: “Percebendo e manuseando
números”
OBJETIVOS:
·
Levar a criança a entender a importância dos
números em seu cotidiano.
·
Desenvolver a percepção tátil.
·
Proporcionar momentos de interação.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Roda de conversa sobre a
importância dos números no cotidiano das pessoas; Mostrar para a criança
algumas situações em que os números são utilizados; Percepção tátil, usando
números móveis. Na rodinha de conversa, distribuir para cada criança o número 0
dos números móveis, pedir a eles olhem atentamente e que em seguida passem o
dedo sobre ele. Os demais números, também, foram entregues até o número 9 e foi
sugerido o mesmo. Vale lembrar que essa turma de 1o Período
compõe-se de 7 alunos e a escola dispõe alfabetos
e números móveis de encaixe. Atividades com números: colagem.
RECURSOS METODOLÓGICOS: uso de dois dos
órgãos dos sentidos (audição e tato),caixa tátil, atividades xerocopiadas, cola,
lantejoulas, bolinhas de crepom.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e
processual por meio da observação do interesse das crianças e registros durante
as atividades propostas.
PLANO DE AULA –
2a AULA
CONTEÚDO: “Brincando de tracejar
números de 0 a 4”.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver na criança competências na escrita
dos números.
·
Explorar o movimento corporal.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da
escola, números com giz. Para esta atividade serão usados dois dados (um
contendo números de 0 a 4 e outro contendo números de 5 a 9). Neste primeiro
dia de atividade no pátio será usado o dado que contém os números de 0 a 4. A
dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para cada um dos alunos, por vez,
para que jogue e o número que sair ele deverá caminhar sobre ele por três vezes.
Na volta para a sala de aula os alunos deverão realizar atividades de colagem e
pintura.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Dados, giz,
atividades xerocopiadas, lápis, borracha, palitos de sorvete, cola branca e
tinta guache.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE
AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das
crianças e registros da participação nas atividades propostas.
PLANO DE
AULA – 3a AULA
CONTEÚDO: “Brincando de tracejar
números de 5 a 9”.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver na criança competências na escrita
dos números.
·
Explorar o movimento corporal.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da
escola, números com giz. Para esta atividade serão usados dois dados (um
contendo números de 0 a 4 e outro contendo números de 5 a 9). Neste segundo dia
de atividade no pátio será usado o dado que contém os números de 5 a 9. A
dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para cada um dos alunos, por vez,
para que jogue e o número que sair ele deverá caminhar sobre ele por três
vezes. Na volta para a sala de aula os alunos deverão realizar atividades de
colagem e pintura.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Dado, giz,
atividades xerocopiadas, lápis, borracha, bolinhas de papel colorido, cola
branca e tinta guache.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE
AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das
crianças e registros da participação nas atividades propostas.
PLANO DE
AULA – 4a AULA
CONTEÚDO: “Fazendo arte com os números”.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver na criança competências na escrita
dos números.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Jogo de boliche dos
números 0 a 9, qual o numero que foi derrubado, em seguida oficina de artes. Serão distribuídas folhas imprimidas com
números 0 a 9 para que os alunos coloram com lápis de cor, colem lantejoulas e
escrevam, no espaço indicado, os números com lápis de cor. Cada número será colorido com a cor que for
ditada.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Atividades com
números, lápis de cor, cola e lantejoulas.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE
AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das
crianças e registros da participação nas atividades propostas.
Grata por todo esse rico material.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirAdoro esses plamejamentos me ajudam muito.
ResponderExcluirOtimo plano
ResponderExcluirMuito bom. Obrigada
ResponderExcluir