Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 13 de novembro de 2016

Plano de aula: Conhecendo números/1º período

                                                 
                
                                                                           Estágio
PLANO DE AULA  –  1a AULA

CONTEÚDO: “Percebendo e manuseando números”

OBJETIVOS:
·         Levar a criança a entender a importância dos números em seu cotidiano.
·         Desenvolver a percepção tátil.
·         Proporcionar momentos de interação.
·         Desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.

DURAÇÃO: 4 horas

METODOLOGIA: Roda de conversa sobre a importância dos números no cotidiano das pessoas; Mostrar para a criança algumas situações em que os números são utilizados; Percepção tátil, usando números móveis. Na rodinha de conversa, distribuir para cada criança o número 0 dos números móveis, pedir a eles olhem atentamente e que em seguida passem o dedo sobre ele. Os demais números, também, foram entregues até o número 9 e foi sugerido o mesmo. Vale lembrar que essa turma de 1o Período compõe-se de 7 alunos e a escola dispõe  alfabetos e números móveis de encaixe. Atividades com números: colagem.

RECURSOS METODOLÓGICOS: uso de dois dos órgãos dos sentidos (audição e tato),caixa tátil, atividades xerocopiadas, cola, lantejoulas, bolinhas de crepom.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças e registros durante as atividades propostas.

PLANO DE AULA  –  2a AULA

CONTEÚDO: “Brincando de tracejar números de 0 a 4”.

OBJETIVOS:
·         Desenvolver na criança competências na escrita dos números.
·         Explorar o movimento corporal.
·         Desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.

DURAÇÃO: 4 horas

METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da escola, números com giz. Para esta atividade serão usados dois dados (um contendo números de 0 a 4 e outro contendo números de 5 a 9). Neste primeiro dia de atividade no pátio será usado o dado que contém os números de 0 a 4. A dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para cada um dos alunos, por vez, para que jogue e o número que sair ele deverá caminhar sobre ele por três vezes. Na volta para a sala de aula os alunos deverão realizar atividades de colagem e pintura.

RECURSOS METODOLÓGICOS: Dados, giz, atividades xerocopiadas, lápis, borracha, palitos de sorvete, cola branca e tinta guache.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças e registros da participação nas atividades propostas.

PLANO DE AULA  –  3a AULA

CONTEÚDO: “Brincando de tracejar números de 5 a 9”.

OBJETIVOS:
·         Desenvolver na criança competências na escrita dos números.
·         Explorar o movimento corporal.
·         Desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.

DURAÇÃO: 4 horas

METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da escola, números com giz. Para esta atividade serão usados dois dados (um contendo números de 0 a 4 e outro contendo números de 5 a 9). Neste segundo dia de atividade no pátio será usado o dado que contém os números de 5 a 9. A dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para cada um dos alunos, por vez, para que jogue e o número que sair ele deverá caminhar sobre ele por três vezes. Na volta para a sala de aula os alunos deverão realizar atividades de colagem e pintura.

RECURSOS METODOLÓGICOS: Dado, giz, atividades xerocopiadas, lápis, borracha, bolinhas de papel colorido, cola branca e tinta guache.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças e registros da participação nas atividades propostas.


PLANO DE AULA  –  4a AULA

CONTEÚDO: “Fazendo arte com os números”.

OBJETIVOS:
·         Desenvolver na criança competências na escrita dos números.
·         Desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração.

DURAÇÃO: 4 horas

METODOLOGIA: Jogo de boliche dos números 0 a 9, qual o numero que foi derrubado, em seguida oficina de artes. Serão distribuídas folhas imprimidas com números 0 a 9 para que os alunos coloram com lápis de cor, colem lantejoulas e escrevam, no espaço indicado, os números com lápis de cor.  Cada número será colorido com a cor que for ditada.

RECURSOS METODOLÓGICOS: Atividades com números, lápis de cor, cola e lantejoulas.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças e registros da participação nas atividades propostas.


5 comentários: