"O folclore é
o saber popular que se valoriza e que se perpetua. É impossível falar sobre a
história de um país tão grande e diversos como o Brasil, com tantas influências
e tradições, sem deter atenção prolongada em seu folclore".
OBJETIVOS:
· Estimular a linguagem oral;
· Conhecer diferentes histórias/lendas.
· Fortalecer a musculatura
· Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Metodologia:
Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com reconhecimento do nome próprio, quantos somos, leitura de cartazes , alfabeto ...números...músicas diversas).
Acolhida: Oração...Cantar música
Bom dia!
Bom dia , coleguinha, como vai?
Bom dia, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?
1º Momento: Matemática
Iniciar contando a história "Os Dez Sacizinhos"
Usar materiais, saci em eva ,para contar até 10.
- Contagem e recitação de números até 10.
- Seriação e classificação.
- Contar os alunos da turma.Quantas meninas ? Quantos meninos/ Quantos ao todo?
2º Momento:Linguagem oral e escrita
- Ler o livro “A Lenda do saci”.
- Contar a lenda explorando as imagens.
- Observar que o saci só tem uma perninha;
- Imitar sons das personagens que saci assustou( galinhas, cavalo);
- Trabalhar a cor vermelha da touca do saci.
Atenção!
- Contar outras lendas do folclore.
Lenda do Boto cor de rosa... Lenda da Iara...
3ª Momento:: Linguagem musical e expressão corporal.
CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)
O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...TE
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!
----
MÚSICA: PEIXE VIVO
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
4º Momento: Parlenda - A Noivinha do Saci
A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.
Ler o texto com entonação e fazendo gestos.
Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
5º Momento: Brincadeiras Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.
- Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
Dia 22 de agosto : Dia do folclore e Dia da supervisora.
- Homenagem à supervisora pedagógica.
Música : Peixe vivo
Bem enriquecedor e diversificado
ResponderExcluirMaterial rico, com certeza vou aproveitar muito.
ResponderExcluirParabéns pela atividade. Vai me ajudar muito.
ResponderExcluirAmei as atividades muito me ajudou.
ResponderExcluir