Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Plano de aula: Música Borboletinha - Educação Infantil/ Maternal 3



                 Música Borboletinha



Objetivos

  • Trabalhar o ritmo musical.
  • Estabelecer relações entre a letra e o ritmo da música com gestos corporais.
  • Visualizar e aprender a letrinha B de borboletinha,
  • Trabalhar a atenção, a integração social e a memorização.
  • Explorar a ilustração e interpretação da linguagem cantada/falada.


 Desenvolvimento.

ATIVIDADES DE ROTINA!

  • Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
  •  Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
  • Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
  •  Cantar músicas infantis diversas.

1º Momento: Música Borboletinha
  • Organização da turma em círculo sentada no chão .
  • Apresentação da cantiga em um cartaz.
  •  Todos os alunos batem palmas e cantam imitando a professora.


Registro: Desenho livre.

Os alunos ilustram o que entenderam da letra da música.

 2º Momento:  Jogo das letras!

  • Com os alunos sentados em círculos, ir passando a lata , cantando e quando terminar a música o aluno retirará uma letra dizendo o nome.






Passa a lata pela roda, 
Sem a roda desmanchar.
Quem quiser ficar na roda,
Uma letra vai tirar!


 3º Momento: Matemática.


Contagem e recitação de números.
Seriação...




 4º Momento: Artes borboletinha!

Carimbando com as mãos e tinta guache.



 5º Momento: Escultura com massinha.

  • Usar as forminhas de borboletas para cortar massinhas.
  • Contar quantas borboletinhas foram cortadas.
6º Momento:  Visita da borboletinha!

Entrar uma criança vestida de borboleta e servir chocolate para os colegas.
7º Momento: Leitura deleite

Contar a história das borboletas.



Avaliação

Reconhecimento da letrinha B. Acompanhamento do ritmo, sincronização do som com os gestos, dicção, atenção, integração social, memorização, interpretação e ilustração.

6 comentários:

  1. Adorei quero vou continuar com você. Você mim ajudou muito.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora gostei muito do seu plano queria mais planos fácil assim sou professor na educação infantil na cidade de Santa Maria do Tocantins muito obrigado

      Excluir
  2. Plano maravilhoso, parabéns professora. É facil e super envolvente.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo professora esse seu plano parabéns!!

    ResponderExcluir