·
Clareza
·
Objetividade
·
Letras (fonte)
compatível
·
Organização
·
Apresentação
·
Se está de acordo
com o planejamento e a turma.
·
Diversidade de
questões
·
Questões criativas
e prazerosas
·
Tamanho e
quantidade de questões.
·
Enunciados bem
elaborados.
|
2)
O que você orienta aos professores
na elaboração de questões dissertativas (abertas)?
A
melhor maneira de utilizar este tipo de questão é propor um problema autêntico,
com dados e informações, para que o aluno construa uma explicação. Este
cuidado faz com que os alunos procurem utilizar conceitos e conhecimentos
esperados, limitando assim a abrangência da resposta.
Fuja
de questões como “o quê você acha”, “em sua opinião” e outras questões amplas
demais como “discorra sobre tal assunto”. O aluno precisa articular o que ele
sabe, mas precisa também entender o que você quer dele. O direcionamento
nesse tipo de questão é fundamental.
|
3)
O que você orienta aos professores na elaboração de
questões objetivas (fechadas)?
·
Permite
incluir vários assuntos numa só prova e os alunos até arriscam acertar quando
não sabem o que foi pedido, na sorte.
·
Mas
devem ser elaboradas com precisão e quantidade adequada de opções para resposta.
·
Ter
muito cuidado com imagens nas provas que devem ser claras e evidentes com a
questão.
|
4)
Com relação a quantidade de questões
e a valorização, qual a sua orientação?
*Não
gosto de provas extensas.
*Mas
é necessário equilíbrio entre valorização e quantidade de questões.
*Quanto
à valorização priorizo muito a faixa etária e também nível de turma.
*Devido
imaturidade de muitas crianças é preciso estar atentos a valorização que
aponte o real nível de aprendizagem de cada um.
|
5)
Com relação ao conteúdo da
avaliação, o que você observa e orienta?
As avaliações devem conter o conteúdo
estudado, o que também precisa ter transdisciplinariedade.
Ver textos como fonte de construção em
qualquer disciplina.
|
6)
O que não precisa conter numa avaliação?
*Questões de caça-texto
* Questões somente abertas.
* Pegadinhas
* Falta de objetivo em questões.
*Questões que cobrem a mesma coisa ou que
respondam outras da atividade.
*Muitas questões de opinião pessoal.
|
7)
No momento da correção da avaliação,
o que você considera importante?
*Análise das respostas das crianças e
valorização do que a criança fez com coerência.
|
8)
Após a correção da avaliação o que
você orienta?
*Que a professora analise com a criança o
que ela errou.
Avaliação como fonte de construção nos anos iniciais.
|
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
Quem sou eu
- Profª: Ivani Ferreira
- Brumadinho, MG, Brazil
- Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Como analisar uma prova?Dicas para análises de avaliações/ provas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário