Selecionamos 5 experimentos bem simples sobre água que você pode fazer na escola:
1. Filtrando a água
2. Água nas reações químicas
3. Densidade da água
4. Evaporação da água
5. Pressão da água sobre os corpos
Experimento 1: Filtrando a água
Material:
Água
Corante alimentício/tinta
Garrafa Pet de 2l cortada ao meio
Areia
Cascalho
Pó de carvão
Tesoura
Procedimento:
1º Em uma jarra com água, coloque um pouco de terra, folhas secas e corante de alimento ou tinta. Essa água vai representar a coletada de lagos e rios – a ideia é agir de modo a “limpar”essa água.
2º Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a logo acima do fundo. Coloque a tampa da garrafa e a coloque de cabeça para baixo em um suporte plástico. Coloque um copo embaixo.
3º Encha a garrafa com 3 cm de pó de carvão. Sobre o carvão coloque uma camada de 5 cm de areia e sobre a areia outra camada de 3 cm de cascalho.
4º Despeje lentamente a água “suja” dentro da garrafa. Abra a tampa da garrafa e deixe passar a mistura até o copo ficar cheio.
5º Compare a água antes e depois da ação do filtro.
Explicação:
O carvão, areia e cascalho funcionarão como um filtro e a água sairá praticamente transparente.
Experimento 2: Água nas reações químicas
Material:
1 tablete de fermento biológico fresco
2 colheres de açúcar
2 copos transparentes
2 colheres
Água morna
Procedimento
1º Coloque a água morna até a metade do primeiro copo.
2º Dissolva uma colher de chá de açúcar e metade do tablete de fermento. Mexa até dissolver todo o açúcar.
3º No segundo copo, misture bem o resto do açúcar e do fermento, sem acrescentar água.
4º Deixe os dois copos em repouso por 15 minutos em lugar aquecido, podendo ser exposto ao sol ao mesmo ao lado de uma lâmpada.
5º Observe e anote o que aconteceu.
Explicação:
O fermento biológico é um fungo que obtém energia a partir da quebra do açúcar. Essa quebra é uma reação química que libera energia e produz gás carbônico. Nos dois copos foram
colocados o fermento (fungo) e o açúcar, mas somente no copo com água houve a quebra do açúcar. Esta quebra resultou nas bolhas de gás carbônico observadas.
Experimento 3: Densidade da água
Material:
2 ovos crus
2 copos
Água
Sal
Procedimento:
1º Colocar água até aproximadamente a metade do copo.
2º Em um dos copos adicionar duas colheres de sopa de sal e mexer bem até dissolver.
3º Colocar um ovo em cada copo.
4º Anotar os resultados
Explicação:
No copo onde há sal, o ovo flutua e no copo onde há apenas água, o ovo afunda. Isto ocorre porque a densidade da água salgada é maior.
Experimento 4: Evaporação da água
Material:
2 potes de vidro Caneta que escreva no vidro Papel-alumínio
Procedimento: 1º Coloque água até a metade dos potes e marque o nível.
2º Cubra um deles com papel-alumínio e deixe os dois em um lugar em que bata sol, mas seja protegido da chuva, por cinco dias.
3º No fim destes cinco dias, compare o nível de água nos dois potes de vidro.
4º Anote os resultados.
Explicação:
No fim dos cinco dias, o pote coberto tem mais água do que o pote que ficou sem o papel alumínio.
O calor faz evaporar a água dos dois recipientes, mas o papel-alumínio impede o vapor de escapar. Aí ele se condensa e volta ao estado líquido.
Já com o pote descoberto acontece o mesmo que com as poças nas ruas: o calor faz com que a água evapore.
Experimento 5: Pressão da água sobre os corpos
Material:
1 garrafa pet transparente de 2 litros com tampa
1 prego
1 pinça ou prendedor de roupa
1 vela
1 funil de plástico
1 caixa de fósforo
1 balde até a metade de água
Procedimento:
1º Faça um furo no centro do fundo da garrafa pet com o auxílio do prego aquecido com a vela.
2º Para aquecer o prego, segure-o com a pinça ou prendedor sobre a vela. Depois de aquecido encoste o prego no fundo da garrafa até que o plástico seja perfurado.
3º Feche a tampa da garrafa o mais rápido possível.
4º Introduza e segure a garrafa no balde com água de modo que o fundo da garrafa quase toque o fundo do balde.
5º Abra a tampa da garrafa e observe o que acontecerá.
Explicação:
A água do balde começará a encher mais rapidamente a garrafa pet no momento em que a tampa é aberta. A pressão causada pelo ar dentro da garrafa impede que a água suba. Quando
a tampa é retirada, o ar sai e a água ocupa o seu lugar. Desta forma, podemos afirmar que nos fluídos existe pressão exercida em todos os sentidos.
Fonte: Sbersi, F.; Schäfer, A. & Wasum, R.A. (orgs). 2013. Educação Ambiental – caderno de atividades ecodivertidas. Editora da Universidade de Caxias do Sul, 121 p.
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Quem sou eu
- Profª: Ivani Ferreira
- Brumadinho, MG, Brazil
- Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial
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