Projeto:
CAFÉ na Praça
Idealizadora:
Professora Wanessa Santana Bento
Como surgiu?
O projeto Café na Praça surgiu a partir da necessidade de
se desenvolver atividades diferenciadas que estimulassem os alunos na prática
da leitura e que ao mesmo tempo os tirasse da rotina do ambiente escolar,
explorando novas possibilidades, novos ambientes e valorizando a própria
comunidade.
OBJETIVOS :
Os Objetivos são:
Incentivar os alunos a lerem;
Despertar o prazer pela leitura;
Sensibilizar os alunos quanto a importância do
trabalho em grupo;
Promover entre os alunos o respeito às diferenças
de opiniões;
Desenvolver habilidades orais;
Estabelecer, com as famílias, parcerias para o
incentivo nas atividades escolares de seus filhos;
Valorizar competências e habilidades;
Como o
projeto começa?
O trabalho inicia-se nas aulas de literatura, com
visitas orientadas à biblioteca escolar, contando com a participação e
colaboração da bibliotecária, na qual os alunos, juntamente com a professora,
frequentam a biblioteca escolar para
fazerem a escolha dos livros que irão ler.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PRAÇA
- Discussões
- Apresentação dos resumos das obras;
- Eu indico o livro porque...
- Apresentação das personagens das histórias, através de relatos;
- Comentários orais das obras lidas;
- Dramatizações;
- Registro escrito das atividades.
NOVAS EXPECTATIVAS DO CAFÉ NA PRAÇA
Devido ao entusiasmo dos alunos, esta atividade tem sido positiva, conseguindo assim atingir os objetivos propostos. Por
isso tem tomado novos rumos e abrangendo dimensões maiores, indo além dos objetivos inicialmente
propostos.
Ø Apresentar o “Café na
Praça’ para toda a comunidade local.
Ø Desenvolver este
trabalho pelo menos uma vez por mês na
praça local com a participação da
biblioteca comunitária. Este evento seria diversificado , a cada mês
teríamos convidados diferentes para participar como;
Ø Um contador de história
Ø Uma exposição de artes e outros
Ø Músicas ao vivo
Avaliação: A avaliação acontecerá em
literatura e produção de textos, através de fichas
literárias, indicações, relatos orais e escritos e participação nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário