Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Plano de aula - Dia da árvore

Tema: 21 de setembro - Dia da Árvore!!!

- Valorizar a natureza
- Reconhecer a importância da árvore em nosso cotidiano.
- Valorizar o Dia da Árvore, conhecendo como ele surgiu.
- Conscientizar a comunidade sobre o plantio de árvores e os cuidados que elas exigem.

Comentários

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.

Materiais

-  Distribuição de mudas de árvores frutíferas e  nativas da região- parceria com a empresa Vale

Estratégias

1. Conhecer a história de uma árvore antiga da  região.
2. Observar árvores encontradas nos locais próximos à escola e/ou às casas dos alunos.
3. Descobrir o local onde os alunos possam adquirir sementes e/ou mudas dessa árvore.
4. Explicar para a classe:
-A importância de cuidarmos das árvores;
- Quais são as árvores nativas da região (como se desenvolvem, se reproduzem, etc.).
5. Realizar uma oficina, incentivando a plantação de sementes 
6. Fazer um piquenique debaixo da sobra de uma grande árvore, próxima à escola.
Distribuição de mudas de árvores frutíferas e  nativas da região.


Um comentário:

  1. http://escolaleonrenault.blogspot.com/2015/09/trabalho-de-campo-o-que-aconteceu-com.html

    ResponderExcluir