Plano de aula: Aprendendo a letrinha "D"
EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia
OBJETIVOS:
- Reconhecer e Identificar a letra "D" em diferentes situações
- Identificar o próprio nome (através da letrinha inicial)
- Acompanhar a Música "Dentinho Contente", escrita no cartaz.
- Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.
- Criar hábitos de higiene corporal: Banho, lavar as mão...escovação dos dentes...
CONTEÚDOS:
· Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios
METODOLOGIA:
1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA(Repetem diariamente)!
Na rodinha, apresentaremos a nossa rotina diária !
· Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
· Chamada - A criança irá localizar no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
· Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos meninos?
· Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
· Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas infantis diversas.
Conversa informal.
2º Momento: LINGUAGEM MUSICAL
Música: Dentinho contente.
O DENTINHO CONTENTE
AS CRIANÇAS MAIS BONITAS E CONTENTES
SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES
TÁ NA CARA QUE AS CRIANÇAS MAIS CONTENTES,
SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES;
ANTES DE DORMIR,
DEPOIS DE SE ALIMENTAR
É JUSTAMENTE AÍ QUE
A ESCOVA TEM QUE TRABALHAR.
TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
ESCOVA EM CIMA,
ESCOVA EM BAIXO
QUER SABER O QUE QUE EU ACHO?
SEU DENTINHO VAI BRILHAR !
TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
É NA DANÇA INTELIGENTE
QUE A FAMÍLIA CONTENTE SABE COMO SE CUIDAR!
- Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial D. Explorar novamente o nome do coleguinha.
DAVI
3º Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "D"
· Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra D, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam com a letra D.
Apresentar e explorar o cartaz com trecho da música “DENTINHO CONTENTE”
junto as crianças!
4º Momento: Linguagem oral e escrita.
Leitura Deleite. E o Dente ainda Doía!
4º Momento: Cantando e aprendendo.
Alfabeto da Xuxa.
5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.
- Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)
- Jogos de encaixe.
- Artes como massinha de modelar.
6º Momento: Formas geométricas.
Explorar as formas geométricas ...cores... texturas/pintado dentro do limite.
Quadrado
Jogo das formas geométricas.
Jogo de encaixe
Jogo da trilha
A criança joga o DADO e segue a trilha com a mesma figura.
Explorar também as cores das figuras geométricas...a consciência fonológica Dado
começa com a letrinha D.
7º Momento:Hora da leitura
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
começa com a letrinha D.
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
8º Momento: Corpo e Movimento
- Desafio corporais, dançar, pular com os dois pés...com um pé..
- Passar dentro do túnel,andar em zigue zague...
- Pular corda/cobrinha.
9º Momento: Higiene dos dentes!
- Escovação pelos profissionais da saúde.
- Os alunos receberão orientação para escovar os dentes e kits de escovação.
o hábito de escovar os dentes, se estão reconhecendo a letrinha inicial do próprio nome,
a letrinha "D" de dente, se estão memorizando as músicas cantadas em classe e
também se está melhorando a socialização.
Anexos:
Link com atividades formas geométricas
https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2018/04/poema-das-formas-geometricas-waldirene.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário