Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 15 de abril de 2018

Visualizando e aprendendo a letrinha D.

Plano de aula: Aprendendo a letrinha "D"



EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:


  •   Reconhecer  e Identificar a letra "D" em diferentes situações
  •  Identificar o próprio nome (através da letrinha inicial)
  • Acompanhar a Música "Dentinho Contente", escrita no cartaz.
  • Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.
  • Criar hábitos de higiene corporal: Banho, lavar as mão...escovação dos dentes...


  CONTEÚDOS:  

·         Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA(Repetem diariamente)!

Na rodinha, apresentaremos a nossa rotina diária !

·         Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·         Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
·        Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
·         Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·         Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
           Conversa informal.
           


  


2º Momento:  LINGUAGEM MUSICAL

Música: Dentinho contente.






O DENTINHO CONTENTE

  AS CRIANÇAS MAIS BONITAS E CONTENTES
  SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES
 TÁ NA CARA QUE AS CRIANÇAS MAIS CONTENTES,
 SÃO AQUELAS QUE ESCOVAM BEM OS DENTES;

 ANTES DE DORMIR,
 DEPOIS DE SE ALIMENTAR
 É JUSTAMENTE AÍ QUE
 A ESCOVA TEM QUE TRABALHAR.

 TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
 ESCOVA EM CIMA,
 ESCOVA EM BAIXO
QUER SABER O QUE QUE EU ACHO?
SEU DENTINHO VAI BRILHAR !

TCHA TCHA TCHA PRA LÁ ,
TCHA TCHA TCHA PRA CÁ
É NA DANÇA INTELIGENTE
QUE A FAMÍLIA CONTENTE SABE COMO SE CUIDAR!



  • Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial D. Explorar novamente o nome do coleguinha.
                                                                   DAVI

3º Momento:  VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "D"

·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra D, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam com a letra D.


      Apresentar e explorar o cartaz com trecho da música “DENTINHO CONTENTE” 
junto as crianças!



4º Momento: Linguagem oral e escrita.
  
Leitura Deleite.   E o Dente ainda Doía!



4º Momento: Cantando e aprendendo.

  Alfabeto da Xuxa.



5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.

 - Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)

 -    Jogos de encaixe.

-     Artes como massinha de modelar.


6º Momento: Formas geométricas.

Explorar as formas geométricas ...cores... texturas/pintado dentro do limite.
     Quadrado
   

                Triângulo

       


        Retângulo

        Disco.


Jogo das formas geométricas.

Jogo de encaixe
           Jogo da trilha

A criança joga o DADO  e segue a trilha com a mesma figura.
Explorar também as cores das figuras geométricas...a consciência fonológica Dado
 começa com a letrinha D.


7º Momento:Hora da leitura

 Uso do cantinho de leitura. 


Diariamente reservar 20 minutos para  as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).



8º Momento: Corpo e Movimento

- Desafio corporais, dançar, pular com os dois pés...com um pé..
- Passar dentro do túnel,andar em zigue zague...
- Pular corda/cobrinha.

9º Momento: Higiene dos dentes!




  • Escovação pelos profissionais da saúde.
  • Os alunos receberão orientação para escovar os dentes e kits de escovação.
Avaliação: Através de rodas de conversas, avaliar se os alunos estão desenvolvendo 
o hábito de escovar os dentes, se estão reconhecendo a letrinha inicial do próprio nome, 
a letrinha "D" de dente, se estão memorizando as  músicas cantadas em classe e
 também se está melhorando a socialização.

Anexos:

Link com atividades formas geométricas

https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2018/04/poema-das-formas-geometricas-waldirene.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário