Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 24 de abril de 2018

Plano de Aula: Tema - Dia do trabalho/1º de maio




PLANEJAMENTO DE AULA      
   
TEMA: Dia do Trabalho.




Objetivos:

     - Conhecer as profissões existentes em seu ambiente escolar e familiar;
     - Identificar e valorizar as diferentes profissões;
     - Despertar a curiosidade pela profissão dos pais;
     - Valorizar o trabalho como forma digna de sobrevivência
     -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
     - Compartilhar informações.
     -  Permitir à criança a descoberta de hipóteses.
     - Enriquecer o imaginário infantil.
      
Desenvolvimento:

Linguagem oral e escrita:

Roda de conversa; explorar junto aos alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto “Trabalho”
- O que é trabalhar?
- Quem na sua família trabalha?
- Por que os adultos precisam trabalhar?

Leitura de imagens:

 - Observar as diferentes profissões.

Linguagem Matemática:

-Contagem e recitação de números até 5.

Artes visuais

Levar para a sala de aula várias revistas para que os alunos procurem imagens de pessoas exercendo sua profissão/trabalho.
- Fazer um mural junto aos alunos.

Corpo e Movimento

Música profissões





Atividade: Poema  " A Enxadinha"


- Recitar com os alunos até a memorização.


Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas.



16 comentários:

  1. Muito bom. Eu precisava de algo para o dia do trabalho. Vou fazer um mural também!

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu trabalho, fiquei preocupada quando aconteceu aquela catástrofe em Brumadinho, mas graças a Deus vc voltou a postar. 🥰😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Graças a Deus estou bem! Não está sendo fácil... Perdi parentes, amigos...tudo muito triste e inacreditável!

      Excluir
    2. Deus te abençoe grandemente e te proteja de todos os males 🙏

      Excluir
  3. Amo seus planos de aula. Eles são riquíssimos. Norteiam minhas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professora!!! Sou sua fã.Acompanho seu trabalho e faço os cursos Escolas conectadas que foram indicados por você. Ah também vi sua entrevista na telefonica /vivo.Ameiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que maravilha!Fico muito feliz que goste do meu trabalho.Continue investindo em sua formação continuada...beijosss

      Excluir
  5. Eu também acompanho seu trabalho. Vi suas atividades na rede pedagogica. Fiz o curso que vc indicou sobre música. Muito bom!(Juliana)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Belo trabalho, vou adaptar para aulas remotas na EJA. Obrigada e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Olá prof, estou realizando estagio no terceiro ano do ensino fundamental, gostei muito desse plano mas será que pode ser aplicado de forma remota ? bjoss

    ResponderExcluir
  8. Olá prof° Ivani,
    Seu trabalho é muito bom!Tem sido referência e inspiração para minhas práticas no ensino remoto que ainda é um desafio para mim.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,ótimo seu plano muito me ajudou a desenvolver minha rotina sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo empenho, sempre uso seus materiais em minhas aulas. primeiro blog que abro é sempre o seu rsrsrsrs

    ResponderExcluir