Tema: OS TRÊS PORQUINHOS
Objetivos:
• Ouvir diferentes histórias infantis;
• Estimular a criatividade, sensivilidade e imaginação;
• Estimular a criatividade, sensivilidade e imaginação;
• Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
• Estimular a linguagem oral;
• Estimular a linguagem oral;
Desenvolvimento:
1º Momento:
Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos”
Ø Ler a história completa dos três porquinhos explorando as imagens.
Conversar sobre a história!
Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia.
Ø Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
2º Momento:
Linguagem musical:
Música 3 porquinhos:
Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha
Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
3º Momento: Poema "Os Três Porquinhos"
4 º Momento:
Filme: “Os Três Porquinhos”.
Geralmente o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme e o livro.
4 º Momento: Linguagem matemática
Tamanhos pequeno,médio e grande.
ü Explorar figuras dos porquinhos em tamanhos diferentes(pequeno, médio e grande).
ü Solicitar que pegue a figura grande...média....pequena.
Contagem e recitação de números:
ü Contar os porquinhos (individualmente).
ü Distribuir os três porquinhos na mesa e pedir para a criança contar.
Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas das casinhas.
Observação: Os alunos brincaram com as casinhas e os porquinhos, colocando um porquinho para cada casinha(correspondência um a um).
Dramatização da história“Os Três Porquinhos”.
Teatro com fantoches de vara (confeccionados pela professora Janete).
Leitura/produção com cenas.
Os Três Porquinhos(Livrão confeccionado pela professora Janete).
amei sua forma de trabalhar a historia dos 3 porquinhos . parabéns! vai mim ajudar muuuuito.
ResponderExcluirQue bom ! Fico feliz que tenha gostado
ExcluirExcelente professora!
ResponderExcluirQue bom que gostou...bjusss
ExcluirAdorei a ideia!
ResponderExcluirQue bom! Volte sempre por aqui.
ExcluirMuito bom. Suporte legal vamos montar apostila para as crianças. Suporte excelente!
ExcluirParabéns Prof!! Enriquecedor 👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirParabéns Professora muito bem elaborado,já havia feito com minha Turma porém vou acrescentar as casinhas para o trabalho tátil.
ResponderExcluirAmei seu plano!!
ResponderExcluir