Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 21 de abril de 2018

Projeto Copa do Mundo na Rússia /2018 - Educação infantil



 A Copa do Mundo  é uma boa oportunidade para explorar as riquezas do País (Rússia) e demais participantes, a diversidade cultural e musical, reportagens, cores  e muito mais...

Somos Brasileiros e torcemos pelo nosso país, mas... é preciso desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar  a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências



Objetivos:

  •   Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo na Rússia/2018”;
  •  Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;
  •   Enfocar a pluralidade cultural;

 Desenvolvimento:
      

Roda de conversa sobre a copa

  • ·         Em que país será realizada a Copa do Mundo?
  • ·        Alguém sabe?
  • ·        Montar o nome do país (RÚSSIA)com letras móveis(visualização)
  • ·        Agora ´me respondam: Qual é o nome do nosso país?
  • ·        Montar o nome do país (BRASIL)com letras móveis(visualização)
  • ·        Mostrar a localização Brasil e Rússia no mapa.


Eixo Linguagem Oral e Escrita:


 o Hino Nacional Brasileiro.





  •  Cantar o hino nacional explorando algumas estrofes junto aos alunos;
  •  Mencionar  que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.
  • Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
  • Promoção de  bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
  • Jogo da memória com bandeira dos países participantes(mais conhecidos)
  •         Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.


Linguagem Matemática:

  •  Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
  •  Seriação com o mascote da copa;
  • Seriação com bolinhas.
  • Classificação por cores.


Eixo Identidade e Autonomia:

  •  Identificação  do nome de nosso País  bem como as letras que o compõe;
  •   Reconhecimento do  seu próprio nome  bem como o nome de alguns jogadores.
  •  Observação  no mapa do Brasil .Onde está o Brasil...a Rússia( Visualização)


Ter atenção aos  valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo,  zelar pelo  material utilizado e exposto em sala de aula;



Linguagem Plástica:

 Confeccionar...

  • Desenho de  um campo de futebol
  •  Construção de maquete de um campo com jogadores
  • Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;
  • Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça....
  •  Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos  ( pequenas, médias e grandes)
  • Constução coletiva de um globo terrestre(Colagem de jornal  em balões)


Corpo e Movimento:

  • Jogo de futebol entre os alunos e alunas.
  •  Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar,  contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
  • Exercícios de alongamento do corpo;
  • Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;
  • Carrinho de mão. Atividade em dupla.
  • Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas...


        Música

  • Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;
  •  Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça,  chocalhos,  e outros instrumentos, etc


               Natureza e Sociedade:          

·
  • Pesquisas/recortes sobre a copa do mundo(painel coletivo);
  • A Importância da prática de esportes para a saúde;
  •  A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
  • Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.

Culminância do projeto:

           Exposição dos trabalhos para a comunidade escolar.



      Anexos:


Algumas sugestões de atividades!









Mascote da copa da Rússia-2018.
A Copa do Mundo de 2018, na Rússia, já tem seu mascote definido. Trata-se do lobo Zabivaka, que foi eleito em votação aberta, que teve mais de um milhão de participações.

 “Os mascotes são embaixadores, promovem o evento e trazem diversão aos estádios. Isso já está acontecendo com Zabivaka na Rússia.

           MASCOTE ZABIVAKA

TAÇA DA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA/2018

MASCOTE ZABIVAKA


TAÇA PARA COLORIR


BOLA OFICIAL DA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA



Telstar 18, a bola oficial da Copa do Mundo da Rússia

A Fifa descreveu o novo lançamento como uma "recriação que presta homenagem à primeira bola criada pela Adidas para a Copa do Mundo"

DESENHOS DA COPA DO MUNDO PARA COLORIR

BANDEIRA DO BRASIL PARA COLORIR
BANDEIRA DA RÚSSIA




Plano de aula - Copa do mundo
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/06/plano-de-aula-copa-do-mundo-2018.html


Sugestão de livrinho "copa do Mundo "


https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2018/04/livrinho-copa-do-mundo-2018.html

Jogo da memória com as bandeiras dos países participantes na copa do mundo.

/professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2018/04/projeto-copa-do-mundo-russia2018.html


https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-mundo-russia-2018.htm


Desenvolvimento do projeto Copa do Mundo. Pela professora Maria Aparecida de Tocantins. No link abaixo:

Força Brasil


https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com/2018/06/copa-do-mundo-de-futebol-na-russia-em.html#gpluscomments





27 comentários:

  1. Olá ...gostei das sugestões e lhe enviei um email com minhas atividades. Estou trabalhando o projeto copa do Mundo com maternal.(Sula)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do projeto obrigado pelas sugestões.

    ResponderExcluir
  3. amei..belas postagens.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso seu projeto. Vou aproveitar tudo. Muito obrigada por compartilhar e parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!! Amei as sugestões!!
    Pretendo utilizar diversas atividades!! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Erica. Seja bem vinda! Ótimo trabalho pra você e sua turminha!

      Excluir
  6. PARABÉNS PROFª: IVANI FERREIRA! SEMPRE VISITO SUA PÁGINA. OBRIGADA POR COMPARTILHAR SUAS IDEIAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Obrigada...Seja bem vinda, sempre! Beijoss...

      Excluir
    2. O seu projeto Copa do mundo está muito interessante parabons!

      Excluir
    3. Amei o teu projeto!vou aproveitar bastante 😉

      Excluir
  7. Parabéns trabalho excelente .

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! O seu trabalho demonstra a sua paixão pela sua profissão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivani,simplesmente maravilhosa essa sua postagem,curta,precisa e muito satisfatória na objetividade,Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo belíssimo trabalho.Que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir
  11. Amei seu projeto,minha escola também fez , vou postar no meu blog de acordo com andamento do mesmo.https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns e muito obrigada por compartilhar toda sua experiência. Seus projetos Me ajudam muito! Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns e muito obrigada por compartilhar toda sua experiência. Seus projetos Me ajudam muito! Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do projeto obrigado pelas sugestões.

    ResponderExcluir